quarta-feira, 17 de outubro de 2012



SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

Neste dia deparamos com a fé ardente, doação completa e amor singular ao Cristo do mártir Inácio, sucessor de São Pedro em Antioquia da Síria, que desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos.
Como Bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava, tanto que o prenderam devido a sua liderança na religião cristã, durante o Império de Trajano, por volta do ano 107. 
Chamado Teóforo - portador de Deus - Inácio, ao ser transportado para Roma, sabia que cristãos de influência na corte imperial poderiam impedi-lo de alcançar Cristo pelo martírio, por isso, dentre tantas cartas que enviara para as comunidades cristãs, a fim de edificar, escreveu em especial à Igreja Católica em Roma: "Eu vos suplico, não mostreis comigo uma caridade inoportuna. Permiti-me ser pasto das feras, pelas quais me será possível alcançar Deus, sou trigo de Deus e quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de ser apresentado como pão puro a Cristo. Escutai, antes, as feras, para que se convertam em meu sepulcro e não deixem rasto do meu corpo. Então serei verdadeiro discípulo de Cristo".
Nesta mesma carta há uma preciosa afirmação sobre a presença de Cristo na Eucaristia: "Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível". 
Santo Inácio escreveu sete cartas: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.
Santo Inácio foi, de fato, atirado às feras no Coliseu em Roma no ano 107, e hoje intercede para que comecemos a ter a têmpera dos mártires a fim de nos doarmos por amor. 
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!

CAMINHAR MESMO NA AUSENCIAS DE SUAS RESPOSTAS


Hoje desejo falar sobre um dos aspectos da fé, que é muito interessante para cada um de nós!
Quando se fala da dinâmica da fé, um dos argumentos que se levanta contra quem crê, como diz o Catecismo da Igreja Católica sobre o mistério do mal, é o mistério da iniquidade.
Uma das coisas que nós cristãos, devemos ter consciência é que o mal existe e é verdadeiro, que o mistério do mal é um argumentos para combater a nossa fé cristã, basta assistir um telejornal, por exemplo, que lá estará relatado os acontecimentos de nossa sociedade.
É importante que você saiba que Deus não é está distante, pelo contrário, Ele é um Deus bem próximo de cada um de nós. Ele poderia ter vindo de tantas maneiras para salvar este mundo, mas, Ele escolheu se encarnar no seio da Virgem Maria, para se fazer um conosco, para sentir aquilo que eu e você sente, para se fazer um conosco, exceto no pecado. Jesus está encarnado nos problemas da história.
São tantas perguntas sem respostas, são tantos os desafios que se levantam contra a nossa fé.
Para isso, precisamos precisamos dar uma resposta! De fato o mal e o sofrimento são inerentes a vida humana, todos em algum momento de sua história deverão enfrentar algumas realidades de sofrimento, como afirma o Catecismo da Igreja Católica ( CIC385):
“Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. No entanto, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males da natureza – que aparecem como ligados aos limites próprios das criaturas –, e sobretudo à questão do mal moral. Donde vem o mal? «Quaerebam unde malum et non erat exitus – Procurava a origem do mal e não encontrava solução», diz Santo Agostinho (258). A sua própria busca dolorosa só encontrará saída na conversão ao Deus vivo. Porque «o mistério da iniquidade» (2 Ts 2, 7) só se esclarece à luz do «mistério da piedade» (259). A revelação do amor divino em Cristo manifestou, ao mesmo tempo, a extensão do mal e a superabundância da graça (260). Devemos, portanto, abordar a questão da origem do mal, fixando o olhar da nossa fé n'Aquele que é o seu único vencedor(261).” 
Nós precisaremos aprender a conviver com o mal e vencê-lo com o bem e pela fé. Assim, como relata aquela passagem do evangelho do trigo e do joio, que na verdade o bem e o mal está dentro do nosso coração e ao nosso redor. Porém, precisamos aprender a cultivar o bem em nosso interior para que ele cresça e tome o lugar do mal, que está em nós e ao nosso redor.
Nós somos finitos e o que causa muito sofrimento neste mundo atual é aceitar sua finitude. Nunca na história da humanidade se gastou tanto dinheiro com cosméticos, plásticas e estética. Realmente precisamos nos cuidar mas precisamos aprender a lidar com a realidade do tempo, e que existe um limite no qual precisamos amadurecer e aprender a conviver.
A vida não é uma contínua aventura, é uma aventura que se faz confiando na aventura da fé! 
O Papa Bento XVI em sua Carta apostólica PORTA FIDEI, parágrafo 15 nos ensina a respeito do sofrimento humano: 
"Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia de um amor autêntico e duradouro. As seguintes palavras do apóstolo Pedro lançam um último jorro de luz sobre a fé: «É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo, tenhais de andar aflitos por diversas provações; deste modo, a qualidade genuína da vossa fé – muito mais preciosa do que o ouro perecível, por certo também provado pelo fogo – será achada digna de louvor, de glória e de honra, na altura da manifestação de Jesus Cristo. Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, credes n’Ele e vos alegrais com uma alegria indescritível e irradiante, alcançando assim a meta da vossa fé: a salvação das almas» (1 Ped 1, 6-9). A vida dos cristãos conhece a experiência da alegria e a do sofrimento. Quantos Santos viveram na solidão! Quantos crentes, mesmo em nossos dias, provados pelo silêncio de Deus, cuja voz consoladora queriam ouvir! As provas da vida, ao mesmo tempo que permitem compreender o mistério da Cruz e participar nos sofrimentos de Cristo (cf. Cl 1, 24), são prelúdio da alegria e da esperança a que a fé conduz: «Quando sou fraco, então é que sou forte» (2 Cor 12, 10). Com firme certeza, acreditamos que o Senhor Jesus derrotou o mal e a morte. Com esta confiança segura, confiamo-nos a Ele: Ele, presente no meio de nós, vence o poder do maligno (cf. Lc 11, 20); e a Igreja, comunidade visível da sua misericórdia, permanece n’Ele como sinal da reconciliação definitiva com o Pai.E São Pedro nos diz em sua primeira carta (I Pedro 1,6-9):
"Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo. Sem terdes visto o Senhor, vós o amais. Sem que agora o estejais vendo, credes nele. Isto será para vós fonte de alegria inefável e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação. "

A resposta diante dos sofrimentos é a fé e tudo aquilo que ela comporta!
Porque para se acreditar é preciso conviver com o mistério. A fé é uma experiência com uma pessoa Jesus Cristo. Eu não seio porque o mal acontece, mas eu sei que Deus pode retirar um bem maior dele, assim como afirma São Paulo em sua carta aos Romanos 8,28: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”
Precisamos ter paciência, o imediatismo aniquila a fé. Temos que aprender a conviver com o mistério, com a ausência de respostas, porem não podemos parar, precisamos caminhar mesmo sem respostas, que no caminha estas nos serão revelada.
Você não tem que perguntar o porquê, mas você precisa acreditar! E Saiba: “não existe respostas fácil para problemas difíceis.”
Deus não quer te agradar, Ele quer te salvar, e Ele vai fazer o que for preciso, mesmo que seja morrer no alto da cruz.
O amor que existe dentro de nós, nos revela que nós nascemos para as coisas do alto e por isso quem existe perguntas que só a eternidade poderão responder, e a fé é infinita e contem a eternidade! A fé a esperança e o amor nos faz eterno antecipar o que viveremos na eternidade.
Quero concluir esta reflexão com o parágrafo 309 do Catecismo da Igreja Católica que afirma: ”Se Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do mundo ordenado e bom, cuida de todas as suas criaturas, por que então o mal existe? Para esta pergunta tão premente quão inevitável, tão dolorosa quanto misteriosa, não há uma resposta rápida. É o conjunto da fé cristã que constitui a resposta a esta pergunta: a bondade da criação, o drama do pecado, o amor paciente de Deus que se antecipa ao homem por suas Alianças, pela Encarnação redentora de seu Filho, pelo dom do Espírito, pelo congraçamento da Igreja, pela força dos sacramentos, pelo chamado a uma vida bem-aventurada à qual as criaturas livres são convidadas antecipadamente a assentir, mas da qual podem, por um terrível mistério, abrir mão também antecipadamente. Não há nenhum elemento da mensagem cristã que não seja, por uma parte, uma resposta à questão do mal.” 
Padre Adriano 

TENHA FORÇA ,LEVANTA E ANDA !


O Deus que você conhece está te ouvindo agora, então peça, nessa tarde, que Ele faça o milagre que você precisa. No livro de São Marcos 16, 14, o Senhor chama a atenção dos discípulos e nessa tarde chama também a minha e a sua atenção. Ele quer falar conosco, porque agora é a nossa vez! 
“Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado”. 
Jesus ressuscitou e está “aparecendo” no meio de nós, mas a nossa falta de fé, confiança e esperança é que nos leva para longe de Jesus Cristo. Acreditamos em tantas coisas, em pessoas, em jornais, em revistas, em novelas, em feiticeiros, em bruxos, acreditamos nas cartas.... e menos em Jesus Cristo e Jesus te diz hoje: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado . (Marcos 16:16). 
Quantas pessoas que você conhece e não acreditam em Jesus Cristo? 
Talvez na sua casa você tenha um “ateu prático”, aquele que diz “Deus está em todos os lugares, vou rezar em casa mesmo” e por vezes, nem reza. Essas são pessoas que tem uma fé morna. Mas São Paulo diz: Se creres, tu e tua casa será salva.
"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". (Atos 16:31)
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 
Atos 16:31
Se você quiser salvar a sua casa, você tem quem acreditar em Jesus Cristo. Não tem outro que salve que não seja Ele. Não existe Salvação fora de Jesus Cristo.
Não adianta buscar Salvação onde não tem. 
Com alegria eu vim aqui para dizer isso: Jesus Cristo cura, liberta. Ele é o grande libertador. 
As pessoas precisam saber que Jesus Cristo está vivo! E o Jesus Cristo que está vivo precisa de você; você precisa ser a boca de Deus porque o Senhor conta contigo para anunciar que Ele é o Senhor. 
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16:17-18) Eu também procurei cura onde você procurou: no mundo, nas coisas...mas eu só encontrei o verdadeiro amor, a cura e a libertação em Jesus Cristo. Vai fazer 30 anos que me aconteceu a melhor na minha vida que foi encontrar Jesus Cristo e o Senhor faz a diferença
E você precisa conhecer Jesus Cristo. Ele está contigo! 
Continuando o Evangelho: Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.Marcos 16:19-20 
Precisamos cooperar com Jesus Cristo e anunciar o Seu Nome. 
Estamos começando a mergulhar numa nova evangelização. O Espírito Santo está conduzindo o povo a tomar a Água que sacia a nossa sede, como a Samaritana. E você encontra essa Água na Igreja Católica Apostólica Romana. 
Fora da Igreja você não vai beber da Água Pura, da Água Viva! 
Se você quiser ficar cheio do Espírito Santo abrace Maria, porque Isabel quando se encontrou com a Virgem Maria ficou cheia do Espírito Santo. 
”E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo” . (Lucas 1:41) 
O mundo só precisa de Jesus Cristo. A sociedade, a sua casa, a Canção Nova precisa todos os dias de Jesus Cristo. 
Jesus Cristo te garante a vida eterna! 
Se creres verás a glória de Deus, transformando, curando e salvando a tua vida. 
Eu estou preocupado com os católicos não evangelizados que precisam dessa Água Viva, e quem vai levar essa Água Viva para essas pessoas é você, porque você é a Boca de Deus e por isso não tenha medo. O Senhor está contigo, nada temas! 
Os milagres acompanharão aqueles que crerem. Creia!
Padre Moacir Anastácio