quinta-feira, 13 de setembro de 2012


ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DE SI MESMO A JESUS CRISTO, SABEDORIA ENCARNADA, POR MEIO DE MARIA (Texto Oficial do Método de São Luís Maria de Monfort)

"Ó Sabedoria Eterna e Encarnada! 
Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho único do Eterno Pai e da Maria sempre Virgem, eu vos adoro profundamente, no seio e nos esplendores do vosso Pai, durante toda a eternidade, e no seio virgínal de Maria, vossa Mãe digníssima Mãe, no tempo de vossa Encarnação.
Dou-vos graças por vos terdes aniquilado a vós mesmo, tomando a forma de um escravo, para livrar me da cruel escravidão do demônio.
Eu vos louvo e glorifico por Vos terdes querido submeter em tudo a Maria, vossa Santa Mãe, a fim de me tornar, por Ela, vosso (a) fiel escravo (a).
Mas, infelizmente, ingrato e infiel como sou, não guardei as promessas e votos que tão solenemente Vos no meu Batismo.
Não cumpri com minhas obrigações. Não mereço ser chamado (a) vosso (a) filho (a) nem vosso (a) escravo (a).
E, como nada há em mim que não mereça a vossa repulsa e a Vossa cólera, não ouso aproximar-me por mim mesmo (a) de Vossa Santa e augusta Majestade.
Recorro, por isso, à intercessão e à misericórdia de Vossa Santa Mãe, que me deste por Medianeira junto a Vós.
É por intermédio Dela espero obter de Vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aquisição e conservação da Sabedoria.
Eu Vos saúdo, pois, ó Maria Imaculada, Tabernáculo vivo da Divindade, onde a Eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens!
Eu vos saúdo ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que está abaixo de Deus! 
Eu vos saúdo , ó refúgio seguro dos pecadores, cuja misericórdia a ninguém jamais faltou! 
Atendei os desejos que tenho da Divina Sabedoria, e recebei, para isso, os votos e ofertas, que a minha baixeza vos apresenta.
Eu (coloque seu nome), pecador infiel, renovo e ratifico hoje, em vossas mãos, os votos do Batismo.
Renuncio para sempre a Satanás, às suas pompas e às suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, para o segui levando a minha cruz, todos os dias de minha vida. 
E, para lhe ser mais fiel do que fui no passado, escolho-Vos hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e Senhora.
Entrego-Vos e consagro-Vos, na qualidade de escravo (a), o meu corpo e a minha alma, os meus bens interiores e exteriores, e o próprio valor das minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção alguma, segundo o vosso agrado, e para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.
Recebei, ó Virgem benígna, esta pequena oferta da minha escravidão, em união e honra à submissão que a Sabedoria Eterna quis ter à vossa Maternidade; em homenagem ao poder que s ambos tende sobre este pequeno verme e miserável pecador (a); e em ação de graças pelos privilégios com que Trindade Vos favoreceu.
Declaro que, de hoje em diante, desejo como vosso (a) verdadeiro (a) escravo (a), procurar a vossa honra e obedecer-Vos em tudo.
Ó Mãe admiravel, aoresentai-me a vosso querido Filho, na qualidade de escravo (a) eterno, a fim de que, tendo-me resgatado (a) por Vós, por Vós me receba.
Ó Mãe de misericórdia, concedei-me a graça de obter a verdadeira Sabedoria de Deus, e de me colocar, para isso, entre aqueles (a) que mais amais, ensinais, guiais, alimentais e protegeis como a vossos (as) filhos (as) e escravos (as).
Ó Virgem fiel, tornai-me em todos os pontos um (a) perfeito (a) discípulo (a), imitador (a) e escravo (a) da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue, por vossa intercessão e a vosso exemplo à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Assim seja!"
Padre Marcelo Rossi

VIGIE PROCURANDO AURORA

Uma coisa impressionante, que nos toca, é ver como aqueles homens, doutores da Lei, escribas e fariseus não perceberam que o povo de Deus existiu para preparar a vinda do Salvador. O Senhor escolheu este povo, mas quando o Messias chegou, eles não O aceitaram. Eles faziam perguntas só para atrapalhar Jesus naquilo que Ele estava fazendo. 
Jesus fala do noivo, que será tirado, que é justamente Ele. O noivo sempre significou o Messias, aquele que traria o Reino. O próprio Jesus diz que um dia o noivo lhes seria arrancado. Você sabe que toda a ira deles caiu sobre Jesus, queriam que o Senhor fosse condenado à morte – e morte de cruz. Depois de fazer tudo o que fizeram, passados aqueles quarenta dias, Jesus foi elevado aos céus. “Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu”(cf. Atos 1, 11ss). 
Por trás de todos aqueles homens, que fizeram todo o mal que poderiam fazer com Jesus, estava o inimigo. É claro que o inferno nunca vencerá. No entanto, quando vemos tudo o que fizeram com Jesus – e hoje ainda continuam fazendo aos indefesos –, a impressão que temos é a de que o inferno está vencendo. Mas não, isso não é verdade. A Igreja vai passar por tudo aquilo que Jesus passou. Estamos só no começo. Eles vão nos perseguir muito mais, como fizeram com Jesus. 
Não se assuste, pois o próprio Catecismo da Igreja Católica, quando fala do fim dos tempos, diz que o caminho da via-sacra vai acontecer com a Igreja. Embora pareça um escândalo para muitos aceitar isso [que está no catecismo], o que não podemos e não devemos nos esquecer é de que Jesus também passou pela Ressurreição. De forma que assim como Ele ressuscitou, ela [Igreja] também ressuscitará. Prepare-se para isso: Vigie esperando a aurora! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SONHO DE DOM BOSCO

Dom Bosco teve sonhos proféticos. Um deles foi assim: ele viu a barca da Igreja em meio a uma grande tempestade: ondas encapeladas, um vento terrível. Na frente da barca da Igreja estava o Papa, de braços abertos, conduzindo-a. Atrás dele estava a cristandade enfrentando toda aquela tempestade. 
Então, Dom Bosco observou que o Papa estava conduzindo a barca para uma direção. E viu duas colunas. Em cima da coluna menor estava a imagem de Nossa Senhora, e em cima da coluna mais alta estava aEucaristia. Quando a barca da Igreja se colocou no meio daquelas duas grandes colunas, todo o mar se acalmou! O que Jesus afirmou aconteceu: 
"E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16,18).
Esse sonho é profético! Se a barca da Igreja, hoje, está nessa tempestade, é porque a família está em tempestade! A Igreja é formada pelas "Igrejas domésticas" que são as nossas famílias. E o Papa está conduzindo a barca da Igreja, a barca das nossas famílias, na direção de Maria e da Eucaristia. Nunca houve um Santo Padre que insistisse tanto nesse assunto como o saudoso João Paulo II. Ele (assim como todos os Papas que existiram e, agora, Bento XVI) conduziu e agora Bento XVI continua conduzindo a família, em meio a essa tempestade, na direção certa. É preciso que estejamos com o Papa, o sucessor de Pedro e o representante de Jesus Cristo na Terra! 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

COMO TOMAR DECISÕES ACERTADAS ?


Na carta aos Romanos, lemos o seguinte: Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero (cf. 7,19). Uma explicação do livro 'Psicologia e Formação: Estruturas e Dinamismos', dos padres Alessandro Manenti e Amedeo Cencini, indica-nos um caminho para a busca de santidade e decisões acertadas a cada dia. A explicação é a seguinte: 

O homem pode não ser responsável pelas suas fraquezas, mas é responsável pela posição que toma frente a elas; ele é responsável pelo quanto as têm em conta e pelo quanto faz para neutralizar sua influência.

Podemos até dizer que não somos responsáveis por determinados limites ou por sentirmos fraquezas difíceis de dominar, mas somos responsáveis pelos conteúdos com os quais entramos em contato a cada dia. Somos responsáveis pelo conteúdo dos assuntos que tratamos com nossos amigos, pelos programas de TV que assistimos; somos responsáveis pelo que acessamos na internet e pelo que fazemos para alimentar nossa imaginação. 

Diante de tais realidades
, uma grande questão se levanta: será que situações, as quais podemos evitar, não têm sido evitadas, porque temos colocado toda a culpa nas chamadas “fraquezas”? Talvez estejamos dizendo que é fraqueza pelo simples fato de não querer mudar de vida. Mas se, realmente, queremos ser pessoas melhores, precisamos saber que, antes, precisamos ter consciência de nossa responsabilidade frente às lutas diárias. 
Boa atitude para um caminho de maturidade é seguir as indicações que Jesus deu aos discípulos e à multidão no Sermão da Montanha. A indicação que mais contribui para nossa reflexão é a seguinte: "Seja o vosso sim, sim; e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno" (cf. Mt 5, 37). Minha posição, diante de uma determinada fraqueza, é o que define se vou ceder a ela ou não. 

Sua decisão tem sido firme ou você está se deixando levar pela situação? 

A vigilância sobre os próprios atos é ideal para a superação das fraquezas. Também é necessário, segundo as indicações do livro citado, descobrir os próprios pontos fracos, aceitá-los sem particulares angústias e fatalismos, reconhecer-se como pessoa em contínua formação e necessitada de ajuda, não pretender resolver tudo de forma radical e apressadamente, mas buscar as devidas precauções, viver a imaturidade como parte do próprio eu e como sinal de um limite que o homem não suporta, mas tende a superar.

Que o seu sim seja sim! Um 'sim' dado a cada dia, com pequenos passos, às vezes com quedas, mas um 'sim' decidido, de quem sabe o que quer, de alguém que deseja fazer a vontade de Deus e ser paciente consigo mesmo. Talvez sua decisão acertada, hoje, seja decidir-se pelas coisas que vão alimentar em você o desejo de fazer a vontade do Senhor. 

A vontade de Deus nunca é contra nós. Ela pode até ser contra nossas vontades, mas não é contra nós; ela é a melhor coisa que pode acontecer em nossa existência. Talvez não compreendamos muito bem essa realidade pelo desejo que temos de fazer apenas a nossa vontade. Mas a decisão acertada é a que nos leva em direção à vontade de Deus para nós. As decisões acertadas são as que têm como ponto de partida o próprio Deus
Edison de Oliveira - Com. Canção nova

ORAÇÃO PEDINDO A ARMADURA DE DEUS


Pai celeste, eu agora, pela fé, clamo a proteção da Vossa armadura, para que eu possa permanecer firme contra satanás e todas as suas hostes e, no nome do Senhor Jesus, vencê-lo-ás.
Eu tomo a Vossa verdade contra as mentiras e os erros do inimigo astucioso.
Eu tomo a Vossa Justiça para vencer os maus pensamentos e as acusações de satanás.
Eu tomo o equipamento do Evangelho da paz e deixo a segurança e os confortos da vida para combater o inimigo.
E, acima de tudo, eu tomo a Vossa fé para barrar o caminho da minha alma às dúvidas e incredulidades.
Eu tomo a Vossa salvação e confio em Vós para proteger o meu corpo e a alma contra os ataques de satanás.
Eu tomo a Vossa Palavra e oro para que o Espírito Santo me capacite a usá-la eficazmente contra o inimigo, a cortar toda escravidão e a libertar todocativo de satanás, no poderoso e conquistador nome de Jesus Cristo, meu Senhor.
Eu me visto desta armadura, vivendo e orando em completa dependência de ti, Bendito Espírito Santo.
Amém.
Padre Wagner Baia Rocha