quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOSSA SENHORA RAINHA

Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal Suenens: "Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar".

Paralela ao reconhecimento do Cristo Rei encontramos a realeza da Virgem a qual foi Assunta ao Céu. Mãe da Cabeça, dos membros do Corpo místico e Mãe da Igreja; Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação: "É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher" (Santo Anselmo). 

Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: "Maria, a mãe de Jesus" (Atos 1,14). Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que influencia a Terra, podemos com toda a Igreja saudá-la: "Salve Rainha" e repetir com o Papa Pio XII que instituiu e escreveu a Carta Encíclica Ad Caeli Reginam (à Rainha do Céu): "A Jesus por Maria. Não há outro caminho". 


Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

QUE O ESPÍRITO NOS TRANSFORME PROFUNDAMENTE

Ao longo da nossa caminhada, passamos por muitas situações difíceis e guardamos, no coração, as emoções reprimidas, os medos, as críticas… Isso faz de nós pessoas desconfiadas. Para tudo nós já temos uma resposta pronta e ficamos sempre na defensiva.
Quantas vezes repreendemos as pessoas em nosso íntimo? Imaginamos situações, por meio das quais humilhamos os demais, tentando mostrar para nós mesmos que estamos certos, que somos melhores. Precisamos nos abrir ao amor de Deus para que a vida nova brote dentro de nós.
Jesus está insistindo conosco: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15,9-10).
Permita que o Espírito Santo remexa no mais profundo do seu ser e o transforme por dentro e por fora.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DEUS NOS QUER FELIZES E REALIZADOS



A Bíblia e os documentos da Igreja usam esta expressão: "Os desígnios de Deus".

Desígnio é mais que um simples desejo, são as disposições de Deus: os planos, projetos e propósitos d'Ele para conosco. Ele tem desígnios de amor para a nossa vida, por isso, necessitamos entrar, entender e viver os propósitos divinos.

Se caminharmos segundo a vontade de Deus, a nossa vida seguirá como um rio: tortuoso sim, com muitos obstáculos no seu leito, mas, seguro em seu curso natural. Por outro lado, se não formos dóceis à vontade d'Ele, não seremos pessoas felizes e realizadas.

Uma árvore, mesmo não produzindo nenhuma flor e nenhum fruto, já realiza o seu papel. Pois durante a noite, ela transforma o gás carbônico e toda a poluição em oxigênio. Da mesma forma, todo ser que realiza a finalidade de sua existência é uma bênção para si e para os outros. E aquele que faz tudo ao contrário do que Deus lhe pede e foge da razão da sua própria existência, torna-se um infeliz, um frustrado, um verdadeiro "desgraçado" - porque fugiu da graça.

A criatura humana foi criada para Deus. Quando se encaminha para Ele, torna-se uma felicidade e uma bênção para si e para os demais.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova