quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Celebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho "Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral". Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama. 

Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo. 

Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação. 

Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

JESUS ESTÁ VOLTANDO POR AMOR Á SUA CASA



"Vinde, voltemos para o Senhor! Foi ele que nos feriu, ele mesmo vai curar; ele nos machucou, ele vai limpar nossas feridas. Em dois dias ele nos dará vida nova, no terceiro dia ele nos ressuscita e poderemos viver na sua presença. Vamos conhecer, procuremos o conhecimento do Senhor, sua chegada é tão certa como o dia de amanhã, ele virá como vêm as primeiras chuvas, como a chuvarada que encharca a terra" (Os 6,1-3).
Quando ouvimos falar da vinda do Senhor, tememos porque nos parece que Jesus virá para destruir e acabar com tudo! Temos a concepção errônea de que Ele retornará para julgar e castigar as pessoas, por isso temos medo de nos encontrar com Ele.
Não, irmãos, não devemos temer isso! O que o Senhor fará é uma grande limpeza em nossa casa, porque Deus ama Seus filhos. E a cada dia que se passa, estamos mais próximos desse dia!
Não devemos pensar que Deus está com raiva, pelo contrário: Ele está insatisfeito com o mal no mundo; não pode mais suportar essa sujeira, porque Ele nos ama e ama o mundo que criou. Na verdade, quem trouxe toda essa sujeira para o mundo não foi Deus Pai: foi satanás, o grande inimigo de Deus e também nosso. O maligno tem usado de todos os meios para sujar nosso mundo.
Infelizmente, como aconteceu com nossos primeiros pais, muitos caíram em tentação. Não deixamos de ser culpados: nossa culpa é ter caído em tentação. O mal e a sujeira entraram em nossas casas, em nossas famílias, em nós; enfim, no mundo. E Jesus, que veio pela primeira vez para nos trazer a salvação, está prestes a vir pela segunda vez, agora para fazer uma grande limpeza por amor à sua casa e aos seus filhos. Daí a necessidade de vivermos profundamente a Palavra de Deus.

Monsenhor Jonas Abib

EUCARISTIA O GRANDE TESOURO DA IGREJA



Precisamos atrair para a única Igreja verdadeira os nossos irmãos que se desgarraram; muitos deles sem culpa, outros por revolta, ressentimento, mágoa. Precisamos atraí-los à única Igreja una, santa, católica e apostólica, que contém o tesouro da Eucaristia. Precisamos realizar essa obra, para que haja só um rebanho e só um pastor.

Muitos que dizem conhecer tanto a Bíblia e são tão apegados à Palavra, até a interpretando ao “pé da letra”, não acreditam na presença real de Jesus na Eucaristia. Eles sempre a explicam como um simples símbolo.

A nossa Igreja é rica porque tem o grande tesouro: a Eucaristia.

Não precisamos de provas para crer na presença real de Jesus na Eucaristia, a própria palavra dita por Ele deixa claro: "Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,55-56).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PENITÊNCIA É MUDAR DE VIDA !



"Naqueles dias, apresenta-se João, o Batista, proclamando no deserto da Judeia: 'Convertei-vos: o Reinado dos céus aproximou-se!'" (Mt 3,1-2).
"Fazei penitência". Penitência não é só mortificação, deixar de comer alguma coisa, dormir no chão. Penitência em grego é "metanóia": uma reviravolta na vida da pessoa. É mudar a mentalidade, o sentimento; é mudar de vida.
Penitência é um virar-se pelo avesso. Melhor falando: é um deixar-se virar pelo avesso. Foi isso que João Batista veio anunciar: "Fazei penitência, virai-vos pelo avesso. Porque está próximo o Reino do céu". Se João Batista dizia isso naquele tempo, preparando a primeira vinda de Jesus, imagine agora! Estamos na iminência da Sua segunda vinda.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova