quarta-feira, 25 de julho de 2012

ORAÇÃO DE SÃO CRISTOVÃO

Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós.

SÃO TIAGO MAIOR

Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista.
Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor. 
Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.
Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:
"Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2).
Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.
Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.
São Tiago Maior, rogai por nós!

SÃO CRISTOVÃO

"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves.

QUEM QUER IR PARA CÉU ?

Ele é o fim último e a realização de nossas aspirações

O título faz parte de uma história que se conta por aí. Durante um encontro de ensino religioso, a catequista pergunta aos pequerruchos que estão em sua frente: “Quem quer ir para o céu?” Todas as crianças levantam a mão e respondem em coro: “Eu vou!”. Umas delas, porém, fica em silêncio. “Você não quer?”, indaga curiosa a mestra. E ela: “Não, porque mamãe me disse para voltar logo para casa após a catequese!”.
Passando da brincadeira para a realidade, se conhecêssemos, verdadeiramente, quem é Deus e o que significa “Paraíso”, seríamos atraídos, irresistivelmente para eles, infinitamente mais do que acontece com a lei da gravidade. Infelizmente, ao longo da vida, tantos e tão fortes  "falsos brilhos" aparecem, que, lentamente, dia após dia, nos tornamos cada vez mais cegos às “coisas do céu” e atraídos pelas “coisas da terra”. Mas, o que é o céu? Para começo de conversa, poderíamos lembrar que sua existência era aceita até mesmo fora do judaísmo, famoso é o exemplo apresentado por Platão. Para ele, o mundo se assemelha a uma caverna escura, habitada por pessoas acorrentadas, de costas para a entrada. Do lado de fora – ou seja, envolvidas pela luz e pela beleza do sol – caminham e trabalham outras pessoas, cheias de vida. É a sombra delas que se reflete no fundo da caverna – sombra que, para os aprisionados, é a única realidade percebida e, portanto, existente.
Para Platão, o frenético corre-corre que atordoa e inferniza os habitantes deste mundo é uma aparência enganosa. A realidade que sustenta e dá sentido a tudo é Deus. Com o filósofo concorda um salmista judeu, que escrevia, mais ou menos, na mesma época: "Setenta anos é a duração de nossa vida. Oitenta, para os mais robustos. A maior parte deles é sofrimento e vaidade. Passam depressa e nós voamos. Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias, para que tenhamos a sabedoria do coração!" (Sl 90,10.12). Na “Escola de Atenas”, uma obra estupenda do pintor renascentista italiano Rafael Sanzio, Platão aparece com o dedo apontado para o alto, e Aristóteles, para o chão. É a síntese perfeita da missão do cristão. Quanto mais ele olha para o céu, mais aprende a olhar para a terra. Quanto mais Deus estiver presente em sua vida, mais perfeito e concreto será seu amor pelos irmãos que caminham ao seu lado. Foi provavelmente isso que os anjos quiseram ensinar aos apóstolos no dia da Ascensão de Jesus: "Homens da Galileia, por que ficais aí, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi elevado ao céu, virá novamente para vós!" (At 1,11).
Se Jesus “virá novamente no meio de nós”, o céu deixa de ser uma casa que se constrói na terra e se ocupa somente após a morte. Pelo contrário, se alguém, já aqui na terra, conseguir transformar a sua vida numa morte ininterrupta ao egoísmo, cada ato seu corresponderá uma nova experiência de paraíso, até a última, quando ele mesmo se identificará com o céu:"Desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é" (1Jo 3,2).
Ao tentar descrever o céu, o Catecismo da Igreja Católica faz esta reflexão: "O céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva. Viver no céu é viver com Cristo. Os eleitos vivem nele, mas lá conservam, ou melhor, lá encontram sua verdadeira identidade, seu próprio nome". Este mistério de comunhão bem-aventurada com Deus e com todos os que estão em Cristo supera toda compreensão e toda imaginação. A Escritura nos fala dele em imagens: "O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração humano não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam” (1Cor 2,9)».
Por tudo isso – e por mil outras razões –, Santa Teresa de Ávila repetia para si mesma: "Espera, ó minha alma, espera! Ignoras o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa com rapidez, ainda que tua impaciência torne duvidoso o que é certo e longo um tempo que é curto. Considera que, quanto mais lutares, mais provarás o amor que tens a teu Deus e mais te alegrarás um dia com Teu Bem-Amado numa felicidade e num êxtase que não poderão jamais terminar"
Dom Redovino Rizzardo, cs
Bispo de Dourados (MS)

VOCE CONHECE JESUS CRISTO

Não caia no pecado de rejeitar o Cristo

Jesus foi rejeitado, porque se apresentou como um trabalhador que cresceu em Nazaré, ao lado de parentes, amigos e conhecidos. Seus conterrâneos não descobriram n'Ele nada de extraordinário que pudesse indicá-Lo como o Messias de Deus. No entanto, a extraordinariedade de Jesus-Messias está justamente aí, na encarnação, no fato de não ter nada que possa diferi-Lo da condição humana comum. O Filho de Deus se fez como qualquer um de nós, e aqui está o nó da questão. Muitos afirmam que não creem, porque não veem. Os conterrâneos de Jesus não creem, porque veem o Jesus trabalhador, o Filho de Maria, um Homem do povo, que não frequentou nenhuma escola superior, um Homem que vem de Nazaré, lugarejo insignificante.
O escândalo da encarnação continua sendo um espinho atravessado na garganta de muito cristão de boa vontade. Por se encarnar nas realidades humanas, Jesus-Messias foi rejeitado. Ele faz pensar no desafio que é a encarnação do Evangelho na realidade do povo. Não podemos ficar paralisados como os conterrâneos do Senhor, pois Este 
rejeita o pecado da vaidade, do orgulho e da prepotência. Também rejeita o pecado da violência, da ganância e do egoísmo.
Muitas vezes, queremos um Cristo que aprove os nossos erros e que aplauda o nosso falso sucesso obtido à custa de opressão e desonestidade. Muitas vezes, não aceitamos um Cristo manso, pacífico, simples, humilde. A soberba nos faz querer um Cristo imponente, rico, opressor.
A nossa cegueira não concebe um Cristo que nos sugere o serviço aos irmãos, a capacidade de perdão, a simplicidade de coração. É preciso que meditemos sobre isto e transformemos a nossa vida. Jesus se fez um de nós a fim de facilitar o nosso entendimento, e não para complicá-lo. Ele se fez um de nós para que percebêssemos que as glórias deste mundo nada valem, que fomos feitos para uma glória maior. 
Somos fracos, apegados às ilusões deste mundo e não percebemos os valores eternos. Renunciar ao pecado e aderir à mensagem de Cristo é o gesto mais sábio que um cristão pode ter. 
Peçamos ao Senhor Jesus que Ele não permita que as adversidades nos impeçam de seguir adiante no cumprimento da missão a nós confiada.
Dom Eurico dos Santos Veloso

SOU CAPAZ DE AMAR

Deus que é amor e nos criou assim. Se Deus é amor, eu também sou amor! Eu sou filha do amor! Eu trago em mim as marcas do eterno, marcas do amor. Uma grade capacidade de amar, porque eu sou filha do amor filha de Deus. Reconhecer isso é uma passo muito grande para o seguimento de Cristo. O que nos identifica como cristãos não o que fazemos mas o que somos.
Claro que o pecado original desfigurou a imagem e a semelhança de Deus. Deus que criou todas as coisas, fez os animais, as plantas e disse que era bom. Mas quando Deus fez o homem, Ele disse que era muito bom. Ele “babou” diante de sua criação. Mas quando Adão e Eva pecaram pela desobediência, ali na tentação eles se deixaram levar e aí entra a mancha do pecado em nós. Deus no seu infinito amor, envia seu filho para salvar. Jesus já veio para salvar. Jesus veio concebido pelo Espírito Santo no seio da virgem Maria, para nos salvar.
Jesus venceu a morte! Não há mais condenação! Jesus Cristo é meu salvador e veio para me salvar, para me libertar. Jesus que veio para libertar os oprimidos, os cativos realizou sua missão e nos resgatou. Jesus viveu, caminhou, até chorou quando viu seu amigo partir. Esse Deus homem que veio para nos salvar, deixou a grande mensagem, o grande mandamento:Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Nós não seremos reconhecidos pelos cantos que compomos, pelas pregações lindas que fazemos, pelos programas que apresentamos, pelas fotos que tiramos, mas pelo testemunho do amor. Porque essa é a nossa essência. Nascemos de um coração de Deus que ama incondicionalmente, um Deus que ama porque é amor. Se nascemos dali, se fomos gerados nessa dimensão somos também amor.
Se afirmamos que não conseguimos amar, podemos perceber que não conseguimos por força dos traumas e situações que vivemos ao longo da nossa vida, que foram desfigurando a nossa essência. Em nossa essência está a capacidade de Amar. Eu sou capaz de amar. Fui gerada no coração de Deus, coração amoroso de Deus. Eu sou capaz de amar!
 Citação I João 3,11-24.Pois essa é a mensagem que ouvistes desde o início....Quem não ama permanece na morte.
O amor que nós recebemos da mídia, amor de troca, amor de interesse, amor que na verdade não é amor, vai infiltrando em nossas vidas e nos deformando na realidade sobre o verdadeiro amor. Amor é decisão. O que é o amor de fato ? A palavra de Deus nos responde: Nisso sabemos: Jesus deu a vida por nós. Isso é amor de verdade. Tudo aquilo que vivemos na semana santa, vamos meditando, vamos nos lamentado e unindo as nossas misérias aos sofrimentos de Jesus na cruz, diante da dor do Senhor por cada um de nós, vamos entendendo o que é o verdadeiro amor.
Em que consiste o amor? O amor é Jesus dando sua vida pro cada um de nós! Quando o mundo estava no caos, em trevas, Deus todo poderoso nos dá a solução: Enviar seu Filho único para abrir o céu e a eternidade para nós. O que nos abre a porta do céu é amar, não temos escolha: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Se não fomos amados do jeito que nós gostaríamos, não amamos do jeito que Deus espera de nós. Mas quando desejamos muito mais ser amados do que amar, nós já começamos aqui um novo tempo, nova vida.
Como partilhei com vocês na pregação de hoje de manhã, a oração de cura interior que recebi me fez dar o passo te pedir perdão pro meu ex namorado e meus pais. Veja testemunho da Eliana Ribeiro pela manha de hoje. Eu decidi perdoar o meu pai e minha mãe. E o padre repetia lá na frente: “perdoe essas pessoas” Libere o perdão diga o nome das pessoas que o Senhor te revelou. A libertação está acontecendo em você. Você tá libertando essa pessoa dentro de você. Perdoar não é desculpar. É reconhecer o erro do outro e tomar a decisão de amar e perdoar.  Não é fácil! Mesmo diante de situações muito difíceis de relacionamento de namoro, amizade, trabalho, sempre há possibilidade de desajustes, desentendimentos. Isso é normal. O que é anormal é engavetarmos sentimentos ruins em relação aos outros, e vamos dando ênfase ao o que é péssimo nos outros. 
O Padre que conduzia o momento de oração naquele retiro que participei, nos incentivou a libertar aquela pessoa de dentro de nós. E eu decidi perdoar meu pai e minha mãe pela ausência. E foi quando depois de abraçar a pessoa que estava ao meu lado eu avistei meus pais chegando naquele ginásio, vindo em minha direção. Me abraçaram pedindo perdão pra mim porque acompanharam aquela oração. Eu precisava perdoar. Hoje eu digo pra você. Tem muita gente morrendo porque não sabe perdoar. 
Hoje eu entendo sendo mãe que não é a quantidade da presença, mas é qualidade da presença que é o mais importante. Filho não quer quantidade, filho quer qualidade. Você pode ficar fora, trabalhar mas quando chegar em casa, desligue de tudo que está lá fora. Filho quer conversar, passear, rir, assistir desenho e não deixar o controle nas mãos dele. Gastar tempo com os filhos é o ideal e é o que realmente constrói.
O Espírito Santo é capaz de mudar nosso coração de pedra em coração de carne. Eu sou capaz de perdoar, de amar porque, Deus é maior em mim. Eu preciso acreditar na força do amor de Deus por mim.Você está sendo amado, aceito de volta por Deus. É o amor de Deus que te envolve. Deus não te acusa, não te condena, mas simplesmente te ama. Deus te ama e te abraça com todas as as tuas misérias. Senhor reconhecemos que falhamos, que erramos com os outros. Reconhecemos que somos frágeis, somos fracos e caímos.
A partir de um perdão recebido de Deus, nós entendemos que precisamos dar o perdão a nós mesmos pelos erros cometidos. Precisamos pedir perdão às pessoas que magoamos, que ferimos e precisamos dar perdão e precisamos nos reconcilar com o próprio Deus. Precisamos até trabalhar a raiva que transferimos para Deus. Ele está derramando em nós todo o seu amor. Eu quero pedir pela força da palavra de Deus, pela força do Espírito Santo, que essa palavra agora reinflame a chama do amor e do perdão em cada um de nós. Desperta em nós Senhor a capacidade de amar. Vinde Espírito Santo de Deus! Vem preparar o nosso coração para o amor
Eliana Ribeiro