quarta-feira, 11 de julho de 2012

COMO VOCE SE VE?

Como é maravilhoso pararmos diante de Jesus, com toda sinceridade, e perguntar-Lhe: “Jesus, como o Senhor me vê?”. Seguramente, sempre que Lhe fazemos essa indagação, Ele nos revela a nossa verdade.
A verdade sobre nós mesmos, compreendida e assumida, é sinal de humildade, maturidade e liberdade, pois: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Somente a verdade nos torna livres. No entanto, muitas vezes, admiti-la nos traz sofrimento. Mas quando temos a coragem de colocá-la sob a luz de Cristo e assumi-la verdadeiramente tudo se faz novo para nós.
Senhor, dá-nos a coragem de assumirmos a nossa verdade para que realmente possamos viver como filhos de Deus, crescendo em estatura, graça e santidade.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

SÃO BENTO

Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império. 
Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino. 
A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos. 

São Bento, rogai por nós!

NO COLO DA MÃE MARIA SANTÍSSIMA

No colo da Mãe estamos protegidos

O colo da mãe é o aconchego que todo filho precisa, é o lugar seguro que toda criança necessita, principalmente nos momentos difíceis da vida. Quando um filho tem uma necessidade, a mãe é aquela que tudo providencia, que se preocupa com os detalhes e não deixa faltar o necessário. Foi isso que aconteceu nas “Bodas de Caná”. A Virgem Maria viu que ia faltar vinha naquela festa de casamento e o vinho fazia parte das refeições do povo judeu. Faltar o vinho naquele casamento significava faltar o essencial, o necessário, e isso, Maria, que era mãe, não podia deixar faltar. Por isso, ela disse a Jesus que o vinho estava acabando (cf. Jo 2, 3).
Nossa Senhora faz o mesmo conosco, principalmente nos momentos difíceis de nossas vidas. Ela intercede por nós, quando nos falta o vinho da alegria. Quando somos tomados de tristeza, de angústia, de desespero diante dos sofrimentos, ela nos segura pela mão e nos acolhe no seu colo de mãe. Mas, por que muitos não experimentam essas graças em suas vidas?
O segredo para experimentar a presença de Jesus Cristo e o aconchego do colo da Virgem Maria está em acolhê-los em nossas vidas. Nas “bobas” das nossas vidas, somos chamados a convidar Jesus e Maria. Pois, a presença de Cristo e da Virgem são a garantia de que não nos faltará o necessário para o nosso casamento, para as núpcias do Cordeiro, no qual nos uniremos definitivamente com Deus (cf. Ap 19, 9).
Nossa Senhora não se preocupa somente com as necessidades para este mundo que passa, mas também e principalmente, ela se preocupa com o que precisamos para chegar ao mundo que não passa, para alcançarmos o Reino dos Céus. Não espere chegar os momentos de dificuldade, de sofrimento, para colocar-se sob a proteção da Virgem Maria, para aconchegar-se no colo da mãe. Coloque tudo nas mãos da Virgem Maria, todas as suas necessidades, todos seus projetos, todas as pessoas que fazem parte de sua vida.
A consagração total a Virgem Maria, pelo método do Tratado de São Luís Maria, é um meio de entregar tudo nas mãos de Nossa Senhora. Pois, muitos de nós temos de confiar tudo nas mãos de nosso pai, temos dificuldade de entregar tudo nas mãos de Jesus e de nosso Pai do Céu. Como nas “Bodas de Caná”, convidemos a Virgem Maria para fazer parte de nossa vida, de nossa história e, como Jesus na sua infância, nos coloquemos no colo da Mãe. Se entregarmos tudo nas mãos da Virgem Maria e fizermos tudo que Jesus nos disser, como ela nos ensina (cf. Jo 2, 5b), experimentaremos o melhor vinho, que ainda está por vir.
Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova

COMO RECEBER A SAGRADA COMUNHÃO ?

Para receber a Sagrada Comunhão, com todo o respeito que Jesus merece, devemos cuidar de alguns aspectos fundamentais:

• Apresentar-se decentemente vestido, com modéstia, dignidade, elegância e limpeza. Nunca ir comungar de bermudas, calções, blusas decotadas e sem mangas, chinelos etc.. É, antes de tudo, uma questão de respeito e amor para com Jesus.
• Na fila da Comunhão, manter a devida compostura e respeito. Ao chegar na frente do sacerdote que lhe dará a Sagrada Comunhão, fazer uma inclinação do corpo, como sinal de respeito ao Senhor.
• O sacerdote dirá: "O Corpo de Cristo". Responda, em voz alta e clara: "AMÉM". É seu assentimento, sua manifestação de fé na presença real do Senhor na Eucaristia.
• Você poderá comungar de duas maneiras: ou recebendo o Corpo do Senhor diretamente na boca ou poderá estender a mão esquerda aberta, espalmada para cima, com a mão direita embaixo. O sacerdote colocará a Sagrada Comunhão nesta mão e aí, NA FRENTE DO SACERDOTE, você levará a Sagrada Comunhão à própria boca, com a mão direita.

AGIMOS BEM QUANDO ENXERGAMOS BEM

Peçamos, hoje, ao Senhor que  retire as escamas dos nossos olhos, para que enxerguemos todas as coisas como de fato são, e não como as julgamos.
Hoje, o Senhor nos dá este conselho: “Não julgueis e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes ” (Mt 7,1-3). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que, antes de falar ou fazer alguma coisa a alguém, precisamos nos colocar no lugar dessa pessoa e nos perguntarmos: “Eu gostaria que fizessem assim comigo?”. Usando sempre esse critério, faremos sempre o bem.
Jesus, dê-nos a graça de enxergar como o Senhor enxerga.
Obrigada, Jesus!
Luzia Santiago