sexta-feira, 6 de julho de 2012

DEUS NOS VE NA TRIBULAÇÃO

Deus nos diz que temos uma fera enjaulada em nosso interior. Essa fera, a qual o Senhor faz referência, nada mais é do que a nossa inconstância, pois somos capazes de cair diante das dificuldade, mas sem jamais nos darmos por vencidos.
A subida é muito difícil, talvez seja algo que levamos anos de caminhada para construir. Porém, a descida é exatamente o oposto, tudo aquilo que demoramos para construir pode ser destruído em poucos instantes.
Em meio às tribulações, somos capazes de provar mais a fé. Quando a encaramos dessa forma, compreendemos que a provação não é uma queda, muito menos um recuar, mas sim um exercício de crescimento.
Deus sabe o que você está passando. Mas mesmo sabendo, Ele espera o tempo necessário a fim de que você mesmo descubra do que realmente precisa e, assim, conheça a si mesmo.
O Senhor nos deu algo inviolável, algo que nenhum homem é capaz de impedir: o livre arbítrio. Deus é o primeiro a respeitá-lo. 
Você ainda não se deu conta de que precisa de uma reserva de energia? Precisamos de algo muito maior e Deus nos confia uma missão muito grande. Quanto mais perto d'Ele estivermos, mais batalhas enfrentaremos.
Você até pode ser perseguido, mas jamais será abandonado. Este sentimento de abandono vem da nossa falta de sintonia com Deus, que é gerada quando deixamos nossa vida de oração em segundo plano.
A resistência em uma vida espiritual só é adquirida com o tempo, e se você sabe que o tempo de tribulação se aproxima, não existe lugar mais seguro do que ficar aos pés da cruz de Cristo. Uma provação é vencida na fé e na perseverança, sem temer o que está por vir, acreditando que o seu Senhor é maior do que qualquer dificuldade.
O que nos mantém firmes na esperança é a vitória do Nosso Senhor Jesus no alto da cruz, vencendo as dores, as humilhações, as acusações e, acima de tudo, suportando a dor de toda uma humanidade. Diante disso, nós não temos o direito de parar nas dificuldades que nos são impostas.
Antecipadamente, o Senhor nos fala de uma paz que só conseguimos encontrar em Deus. E só depende da nossa iniciativa ter esse nível de intimidade com o Pai.
Como você está lidando com a sua tribulação? Quais são as promessas que o sustentam na esperança? Aquele que se desespera diante dos desafios, é porque já esqueceu todas as promessas que foram feitas na sua vida.
Se não levarmos as promessas de Deus em nossos corações, mesmo aquelas mais simples, mas que tocaram nosso coração de forma especial, nós perderemos a esperança de que um tempo novo chegará.
Precisamos nos encher de Deus, porque aquele que se mantém junto da cruz jamais se esquece do que foi dito em suas orações. Se você, hoje, passa por tribulações, não perca a fé, não se afaste de Deus, porque as promessas que foram feitas por Ele serão cumpridas.
Padre Reginaldo Manzotti 

DEIXE O ESPÍRITO SANTO ORAR EM VOCE



É preciso orar. A promessa de Deus para nós só se realizará se rezarmos sem cessar. Oração particular e também feita em comunidade. Deixe o Espírito Santo orar em você, ore em línguas, mas também com suas palavras. Faça como diz São Paulo: “Então, o que concluir? Vou orar com meu espírito, e orar também com minha mente” (I Cor 14,15a).

É preciso participarmos de um grupo com o qual rezemos: um grupo fortemente carismático. É preciso este clima, esse forno do Espírito Santo. O batismo no Espírito existe para que vivamos nele, para que a mudança de coração e de vida aconteça, para que a obra nova – o homem novo, a mulher nova – aconteça em cada um de nós.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SANTO ROSARIO É ARMA PODEROSA


O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e te maravilharás do resultado.

Em nossas relações com a nossa Mãe do Céu, existem também essas normas de piedade filial que são os moldes do nosso comportamento habitual com Ela. Muitos cristãos adotam o antigo costume do escapulário; ou adquirem o hábito de saudar – não são precisas palavras, basta o pensamento – as imagens de Maria que se encontram em todo o lar cristão ou adornam as ruas de tantas cidades; ou vivem essa maravilhosa oração que é o terço, em que a alma não se cansa de dizer sempre as mesmas coisas, como não se cansam os namorados, e em que se aprende a reviver os momentos centrais da vida do Senhor; ou então acostumam‑se a dedicar à Senhora um dia da semana – precisamente este em que agora estamos reunidos: o sábado –, oferecendo‑lhe alguma pequena delicadeza e meditando mais especialmente na sua maternidade.

Há muitas outras devoções marianas que não é necessário recordar neste momento. Não se trata de introduzi‑las todas na vida de cada cristão – crescer na vida sobrenatural é muito diferente de um simples ir amontoando devoções –, mas devo afirmar, ao mesmo tempo, que não possui a plenitude da fé cristã quem não vive algumas delas, quem não manifesta de algum modo o seu amor por Maria.

PRECISAMOS TER A GRAÇA DE DE OUVIR A DEUS

Fala-me, Senhor, que o teu servo escuta" (1Sm 3,10). Estamos no início do livro de Samuel. Ana concebeu e deu à luz ao menino Samuel. No ano seguinte, ela o levou ao sacerdote Eli a fim de oferecê-lo a Deus, entregando-o para que ele servisse ao Senhor desde sua primeira infância. Por isso o vemos dormindo no Templo.
Os olhos de Eli já não conseguiam enxergar, não apenas porque ele estava ficando velho, mas porque seus dois filhos se aproveitavam da situação dele para administrar o Templo e tudo o que acontecia ao redor para o próprio prazer e vantagens deles. Se os filhos do sacerdote faziam isso, imagine os outros! Eli via tudo aquilo, mas não tinha coragem de repreendê-los, de mudar a situação deles e dos outros que rodeavam o altar. Por isso, a expressão: "Os olhos de Eli estavam se apagando" (1Sm 3,2).
Meus irmãos, temos aqui um retrato do mundo, da situação religiosa do povo de hoje. O que está escrito a respeito dos filhos do sacerdote Eli, está acontecendo também na Igreja. Veja quantos estão se aproveitando do Evangelho, criando “igrejas” por aí, não com o objetivo de evangelizar, mas para suas próprias vontades. Há duas coisas acontecendo: os aproveitadores e a posição daqueles que têm autoridade, mas não estão tomando nenhuma iniciativa, não estão entrando em ação para mudar essa situação. Essa Palavra, de hoje, é, mais do que nunca, atual. 
Precisamos ter ouvidos abertos, atentos para ouvir o Senhor, porque as coisas não vão mudar se nós não tivermos coragem de enfrentar as situações e mudá-las. Se não pararmos para ouvir Deus, seremos como Samuel.
O garoto estava dormindo no Templo do Senhor, onde estava a Arca da Aliança, presença viva de Deus. Mas, como ele era muito jovem, não foi capaz de perceber que era o próprio Senhor quem o chamava. Por causa da situação do povo, Sua Palavra era rara e as visões não eram frequentes naquele tempo. 
Eli percebeu, então, que Deus queria falar com o menino Samuel, dar-lhe instruções; por isso pediu para que o garoto dissesse:"Fala, Senhor, que eu te escuto". 
Precisamos ter a graça de aprender a ouvir Deus, porque isso é um aprendizado. Não que o Senhor fale com uma voz audível, mas o faz em nosso interior, no nosso coração. Só assim teremos a coragem de mudar as coisas, primeiro neste "templo" que somos nós. Há desordens em seu templo que precisam ser corrigidas urgentemente. Ninguém pode levantar o dedo para os outros, porque a desordem começa em cada um de nós. Há também coisas que precisam mudar na sua casa e, muitas vezes, você não sabe como realizar isso. 

É preciso aprender a ouvir o Senhor para receber a coragem de enfrentar as coisas e renová-las. É preciso ouvir o Senhor como fez Jesus naquela madrugada, após ter passado a tarde curando a sogra de Pedro (cf. Mc 1,29-39). Quando Ele fez esse milagre, o povo foi todo para a porta da casa do apóstolo e o Senhor fez inúmeros milagres naquela tarde e no decorrer da noite. Na madrugada seguinte, Ele estava com o Pai para ouvi-Lo, para falar com Ele. 
Quando os apóstolos chegaram para levar Jesus novamente à casa de Pedro, porque muitos O esperavam, Ele disse que não iria, porque iriam para outra cidade. O Senhor não queria o sucesso, queria apenas cumprir a vontade de Deus, anunciando a Boa Nova. Os que vieram, naquele dia, puderam ver os milagres que Ele havia realizado. A pregação da Palavra, a evangelização, as curas. Jesus vai à frente para outros lugares, realizar Sua missão.
Você e eu precisamos ouvir a Palavra de Deus, mas, muitas vezes, é de madrugada ou bem de noite que faremos isso, quando todos forem dormir. Só aí teremos tempo e ambiente para aprender a ouvi-Lo, a falar com Ele e a entrar em ação.
Peça do fundo do seu coração: "Fala-me, Senhor, que teu servo escuta". 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova