quarta-feira, 16 de maio de 2012

TUDO O MAIS NOS SERÁ DADO EM ACRÉSCIMO

No Sermão da Montanha, Jesus mostra um Pai providente para uma multidão preocupada, apresentando o cuidado de Deus para com Seus filhos e, com isso, pedindo que o povo não se prendesse às coisas materiais, como faziam os pagãos.
O Senhor nos pede que busquemos, em primeiro lugar, as coisas do céu e tudo mais nos será dado em acréscimo. E o nosso acréscimo vem não só em coisas materiais, mas também em um sorriso quando estamos tristes, um conselho quando estamos confusos ou uma palavra.
Precisamos ter Deus como foco de tudo, pois, no momento em que O tiramos de nossa vida, nossos problemas começam a aparecer. E só é capaz de experimentar a Providência Divina aquele que se prostra diante de Deus Pai em adoração.Nós estamos "em estado de caminhada", ou seja, ainda não estamos prontos. E enquanto caminhamos, vamos nos aperfeiçoando, dessa forma, Deus nos molda da melhor forma possível e esse molde se chama Divina Providência.
Assim como Jesus ensinou Seus discípulos que eles não deveriam levar alimento, nem ouro, prata ou cobrar qualquer coisa por aquilo que fizessem em nome de Deus, Ele nos ensina que devemos dar de graça tudo aquilo que recebemos de graça do Pai.
Mas entenda que isso não quer dizer que devemos nos acomodar e simplesmente aguardar a ação da Providência Divina, pois Deus ajuda aquele que trabalha em Seu nome, e não aquele que busca o comodismo e a facilidade em sua vida.
Jesus diz a Pedro que aqueles que deixaram seu lar em nome d'Ele receberiam em acréscimo muitas graças e, ao fim, estariam sentados em doze tronos, de onde julgariam as doze tribos de Israel. Contudo, Cristo acresceu que, junto de tudo isso, também haveria as perseguições.
Viver da Providência Divina é cooperar com Deus, mas é preciso compreender que o caminhar com o Altíssimo não é feito apenas de bons momentos, já que Jesus nunca nos prometeu isso. O Senhor nos disse que não seria fácil, mas que, ao fim, tudo valeria a pena.
O cuidado de Deus se manifesta de muitas formas em nossa vida, desde os gestos mais simples do dia a dia à providência de grandes necessidades. Talvez esse gesto seja o sorriso do seu marido, o abraço da sua mãe ou um simples almoço em família.
O amor de Mãe é o maior exemplo da Providência de Deus em nossa vida. Essa Mãe tem um nome: é Maria. Em vez de abrir a boca para murmurar sobre os seus problemas, abra-a para pedir a intercessão de Nossa Senhora com a oração do santo terço e, com isso, faça o inferno se abalar.
Deus nos preparou o céu, e nós temos um longo caminho a percorrer ainda nesta vida. O caminho que vamos percorrer é o mesmo para todos, mas o que realmente importa é como você vai percorrê-lo. Nele será que você estará atento à ação de Deus na sua vida ou passará todo o tempo sem se preocupar com as coisas do Alto?
Para que você experimente o cuidado de Deus Pai você precisa deixar que Ele entre em sua vida. Chega de caminhar com as próprias forças, pois não conquistamos nada sozinhos! E lembre-se de que mesmo diante do seu sofrimento, Deus cuida de você.
Você quer ser feliz? Quer fazer a experiência da Providência de Deus? Então faça a experiência do amor do Pai, que nos ama com um amor de Mãe. Uma mãe jamais se esquece de seu filho, e Deus diz que, mesmo que isso aconteça, Ele jamais se esquecerá de você.
Alexandre de Oliveira 
Missionário da Comunidade Canção Nova

O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”

Segundo o padre Marcelo Rossi:
“O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.
Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos?”
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.
(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.
(†) Dos nossos inimigos: a terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus."


SEJA ADORADOR !



Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus presente no sacrário.
Não somos capazes de imaginar os benefícios que recebemos quando estamos em adoração diante do Santíssimo Sacramento. Nessa hora, estamos diante do Senhor, apesar de não vê-Lo e senti-Lo. Os nossos sentidos não captam, mas Cristo está ali e está nos vendo com olhos humanos, sorrindo ou chorando conosco.
Da mesma forma que nos unimos ao sofrimento de alguém que amamos quando essa pessoa está com problemas ou doente, Jesus une-se a nós. No momento em que estamos diante do Santíssimo Sacramento, Jesus está diante de nós. Não fazemos favor nenhum a Ele em estar na Sua presença, pelo contrário, é Ele quem nos faz um enorme favor. O Senhor, na Eucaristia, deseja ardentemente esse encontro e, como ovelhas machucadas, precisamos nos encontrar com Ele para a nossa cura.
Assim como os raios vieram do ostensório que Clara de Assis apresentou diante daqueles homens, raios do poder de Deus virão e permanecerão sobre nós. Nos poucos minutos que passamos diante do Santíssimo Sacramento, tomamos um banho de luz, de poder, de divindade e voltamos para as nossas atividades, para o nosso serviço, nossa casa, impregnados da presença de Deus.
Se você tem a oportunidade de fazer adoração ao Santíssimo pelo espaço de meia hora, uma hora, ou até ficar em vigília, faça! Isso trará inúmeros benefícios para você e para sua família. Se não pode ficar um longo tempo com Jesus na Eucaristia, procure fazer pequenas visitas. Ao passar por uma igreja, entre, ajoelhe-se e por alguns instantes diga palavras de amor a Nosso Senhor Jesus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TENHAMOS UM CORAÇÃO DE CRIANÇA


“As grandes audácias são sempre das crianças. Elas nos surpreendem com as suas perguntas, com as suas respostas e com as suas ações. O próprio Senhor vai nos dizer que, para entrarmos no Reino dos Céus, precisamos ser como as crianças.
Sendo crianças, não tereis mágoas; as crianças esquecem depressa os desgostos para voltarem aos seus divertimentos habituais. Por isso, com esse abandono, não tereis que vos preocupar, pois descansareis no Pai.
São muitas pessoas que vivem constantemente estressadas, porque perderam a simplicidade das crianças. Não queiras ser grande. Criança, criança sempre, ainda que morras de velho.
Quando uma criança tropeça e cai, ninguém estranha; seu pai se apressa a levantá-la. A nossa experiência cotidiana está cheia de tropeços e quedas. Que será de nós se não formos cada vez mais criança. Não queiramos ser grandes, mas meninos, para que, quando tropeçares, a mão de Deus nosso Pai nos levante” (Beato José Maria Escrivá).
Peçamos a Jesus, neste dia, a graça de termos um coração de criança.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago