quarta-feira, 9 de maio de 2012

RAZÃO E RELIGIÃO

O Cristianismo é a religião do Logos: «No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus» (Jo 1,1). Assim consta no original grego do Evangelho segundo São João. "Logos" se traduz por verbo, mas também por razão. O Cristianismo é a religião da razão divina e universal.
O equívoco do qual falamos, que reduz a religião ao domínio do irracional, é resultado de dois outros erros: o primeiro é o que faz a religião depender apenas da fé, de modo que não haveria verdades religiosas naturalmente acessíveis à razão humana; o segundo é o que confunde a fé com mera crença. Dessa maneira, para demolir esses erros, será necessário: (1) mostrar que existem verdades religiosas naturalmente acessíveis ao conhecimento humano; e (2) expor o conceito da autêntica fé católica, como virtude teologal, de maneira que esta se distingua da mera crença.
A discussão desses dois pontos, que acima indicamos, envolve mais conteúdo e demanda, muito mais espaço do que podem comportar os limites de um só artigo. Talvez sejam necessários vários artigos para que possamos deixar clara a matéria. De qualquer maneira, pretendemos desenvolver o tema nos próximos artigos a serem publicados, começando pelo segundo dos pontos indicados. Assim tencionamos, em nossa próxima comunicação, começar a exposição do conceito de fé como virtude teologal, mostrando como ela se distingue de uma mera crença.
Nesse intento, buscamos nos inspirar nas palavras com que o Papa bem-aventurado João Paulo II abriu sua Encíclica Fides et Ratio: «A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade».

CONSOLIDE SUA CONVERSÃO


Os eleitos de Deus estão espalhados. Não temos visto o trigo porque joio cresceu mais rápido, mostrando-se potente e grande. Mas há muito trigo abafado, e, quando o Senhor vier em glória, todos os eleitos irão com Ele. Serão arrebatados ao Seu encontro. Essa é a aventura para qual somos destinados.

O maior espetáculo da história vai acontecer com aqueles que aguentarem firmes até o fim. Aguente! Consolide sua conversão, porque não vai demorar muito. O Senhor está perto!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

APOIEMO-NOS NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO

A única força que dinamiza, reaviva, ilumina, transforma, renova, ordena e purifica todas as áreas de nossa vida é o Espírito Santo de Deus. Deixemo-nos guiar pelo Divino Amigo para sermos homens e mulheres verdadeiramente livres e agradáveis a Deus, “pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).

Conforta-nos e anima-nos profundamente saber que “o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza”(Rm 8,26a), mas não basta apenas saber disso, é preciso clamar ao Espírito Santo para que Ele nos oriente e nos conduza ao longo de toda nossa existência. Façamos essa experiência concreta em cada situação que vier ao nosso encontro hoje e sempre.
Clamemos constantemente: Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago