quinta-feira, 15 de março de 2012

A SANTA MISSA É FEITA PARA VOCE


A Santa Missa é feita pelas palavras de Cristo transformando o pão e o vinho em Seu Corpo e Sangue e fazendo com que o próprio Jesus se torne presente e renove Seu sacrifício. O sacrifício do calvário é renovado para mim e para você em cada Celebração Eucarística, para que nós participemos dele. É ali que somos salvos do pecado de agora; da anemia, da impureza deste mundo. A ressurreição se realiza ali.
E onde está seu gosto pela Missa, pela Eucaristia, pela Comunhão? Conscientize-se do que está acontecendo e mude de vida
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SEJA CURADO NO AMOR DE DEUS

“Se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, podemos dirigir-nos a Deus com corajosa confiança” (I Jo 3, 20-21)
O ponto de partida para esse tema é o amor de Deus. Só somos curados porque o objetivo do Senhor a nosso respeito é o amor, e é por meio dele que somos curados. Todos têm necessidade de cura. Queremos ser curados, buscamos essa realidade. Mas ela não pode partir do vazio, é preciso identificar as feridas para sermos curados.
Robson Siqueira
“Diante do caos de sentimentos, angústia, solidão, incompreensão, desânimo, desmotivação e nostalgia que nos causam feridas e atrapalham o processo de cura, pois nossas emoções podem atrapalhar o nosso crescimento no Espírito, é preciso ter estabilidade emocional nos nossos relacionamentos e com aquilo que nos acontece. Devemos buscar uma vida no Espírito e nos entregar inteiramente à Sua ação. Precisamos ver as coisas de Deus como novas, como, de fato, elas são” (trecho do livro "Onde está Deus?"). Não é suficiente nascer do Espírito, é mais importante viver e crescer no Espírito.
Somente assim vamos entrar em um processo significativo de cura. Lembrando que é algo contínuo e perseverante. Como disse a passagem de São João citada, mesmo quando nosso coração nos acusa, Deus é maior. A feridas são acusações, são traumas, são sentimentos. Mas podemos nos dirigir conscientes a Deus para que Ele nos cura. O Senhor deseja nos curar para sermos livres e melhores para Ele e para o próximo.
Quero lhe dar algumas dicas para esse processo de cura interior:
- Admitir que você tem um problema;
- Tomar nota dos sintomas;
- Tomar nota do que você está sentindo, coisas que lhe fazem sentir bem, os sintomas emocionais;
- Tentar descobrir o que causa (doença) esses sintomas;
- Ir além dos sintomas e descobrir a verdadeira doença emocional;
- Observar sentimentos de culpa (relacionamento com Deus), de rejeição (relacionamento com as pessoas), sentimentos de inferioridade (relacionamento comigo mesmo), medo (observando os outros relacionamentos: culpa rejeição e inferioridade);
- Perdão (dos outros e de si mesmo); louvor; Palavra de Deus; sacramentos; sacramentais; terapia de cura interior e psicológica.
Por outro lado existem os bloqueios para a cura interior:
- Falta de perdão (maior bloqueio);
- Falta de arrependimento;
- Ódio, ressentimento;
- Situação de pecado;
- As práticas ocultas.
“Tenha em seu coração que a intimidade com Deus é conquistada por meio de luta, perseverança, constância e, acima de tudo, treino. Por isso, não desista de rezar. Crie a sua própria oração, queira experimentar a santidade de Deus” (trecho livro "Onde está Deus?").

PROCURE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

O Senhor sabe que passamos por grandes penúrias, porque deixamos que o sistema deste mundo dominasse a face da terra. Por isso sofremos. Por isso há crise econômica, desemprego, falta de alimento, de moradia. Reafirmo: a solução para nossas vidas é investir tudo o que somos e possuímos no Reino e na justiça de Deus. É preciso fazer a experiência de buscar o Reino e a justiça de Deus, certos de que todo o necessário nos será dado por acréscimo, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Enquanto continuarmos no sistema do mundo, seremos vítimas. O grande apelo é este: “Procurar Deus em primeiro lugar”
Ao buscar o Reino de Deus, empenho minha vida, minha saúde, meu tempo em implantar Seu Reino. Não vivo para mim mesmo, nem só para minha família, nem só para ganhar dinheiro, para dar segurança a meus filhos e garantir-lhes um futuro. Vivo para meu Deus e para a implantação de Seu Reino. Vivo para que Sua Justiça aconteça. É nisso que invisto minha vida! Como consequência, por acréscimo, o Senhor me dá tudo o mais de que necessito.
Portanto, não dá para estar nos dois sistemas. Não podemos ficar “pulando de galho em galho”, nem ficar “com um pé lá e outro cá”. Existem muitas “Martas”: mulheres e homens que se preocupam com muitas coisas: com o dia de ontem, com o dia de hoje e de amanhã, com seus filhos e netos, com seu emprego, sua segurança e saúde. Porém, uma só coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte e não vai lhe ser retirada.
Nós só podemos procurar Deus, Seu Reino, Sua justiça, certos de que tudo mais nos será dado por acréscimo. Temos de aprender a procurar Deus por Deus, não por causa de nossos interesses, senão o príncipe deste mundo vai continuar nos enganando. Quando buscamos Deus e mergulhamos n'Ele, tudo nos é dado por acréscimo. A paz e a alegria é um acréscimo e, com isso, também o emprego e o dinheiro. Eis o segredo!

Adoremos a Deus, sem outros interesses, porque Deus é Deus. Tudo nos virá por acréscimo porque saímos do sistema do mundo, que nos colocava como centro, e colocamos o Senhor como único centro de nossa vida

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUINZE MINUTOS DE ADORAÇÃO


Muitas vezes, nós nos colocamos diante de Jesus presente na Eucaristia e, envolvidos com nossos problemas e tribulações, não aproveitamos esses momentos preciosos diante de Deus Vivo. Padre Antônio Maria Claret (1807-1870), fundador dos claretianos, desenvolveu textos que nos levam a uma profunda intimidade com Deus na oração.

Deve-se fazer a oração diante do Santíssimo por um período mínimo de quinze minutos, se possível diariamente. Inicie sempre sua oração procurando ouvir a voz de Jesus dizendo-lhe:

“Não é preciso, meu filho, saber muito para me agradar, basta amar-me fervorosamente. Fala-me, pois, de uma maneira simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos..

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova