terça-feira, 13 de março de 2012

A TERNURA TORNA A VIDA MAIS LEVE E DESCOMPLICADA

Ela nos ensina a saber esperar

A vida da gente seria tão mais descomplicada se nela houvesse um pouco mais de ternura. Sim, ternura para se perceber e perceber os outros com a singeleza que é própria de uma folha embalada pelo vento. Ternura para compreender as tristezas sob um ar de aprendizado e acréscimo.
O terno não se permite amargar por decepções. Ele desenvolve a faculdade de enxergar mais longe, indo além da simples experiência para perceber o positivo que se esconde em cada realidade.
A ternura nos ensina a saber esperar, a ter paciência diante de nossa fraqueza e da alheia, aguardando o derradeiro momento no qual a virtude vai verdadeiramente florescer. Muitos relacionamentos acabam por ausência de ternura, em virtude de um fatal descuido nos detalhes. O que os [relacionamentos] encerra não é tanto a ausência do amor, mas do cuidado (ternura)
Existem várias formas de amar, mas, apenas a via da ternura assegura sua (amor) correta percepção. Amor sem ternura é verão sem sol, arte sem beleza, vida sem movimento. O amor precisa de ternura para se encarnar e para se fazer sentir. Muitos pais amam, mas não são compreendidos assim. Por quê? Será ausência de ternura?
É preciso investir na ternura, ela torna a vida mais leve e o amor verdadeiramente perceptível. Ternura no olhar, falar, abraçar; o coração não se desenvolve sem ternura, pois, ela nos transporta à nossa real essência: afinal, viemos à existência por um ato de extrema Ternura. Não tenhamos medo de ser ternos. Isso não nos diminuirá, ao contrário, nos enobrecerá e tornará nossa vida mais feliz e sinceramente acompanhada (quem é terno atrai ternura).
Ternura, simplesmente ternura! Isso, de fato, descomplicará e qualificará cada fragmento de nosso todo. Sem receio e sem protocolos, ousemos e, no concreto de nossa vida, façamos essa linda experiência!
Padre Adriano Zandoná

VAMOS ACEITAR ¨NÃO¨DO ESPÍRITO SANTO

O mesmo Espírito que fez Pedro anunciar a Palavra, é o mesmo Espírito Santo que fez Paulo e Timóteo recuarem por diversas oportunidades.
Muitas vezes, não entendemos o "não" de Deus, mas Ele não nos fecha uma porta sem antes nos abrir uma janela gigantesca. Só precisamos estar prontos para nos deixar guiar. Aquela porta fechada pode ser uma Providência de Deus, provavelmente se a atravessássemos o sofrimento seria bem maior.
Dentro do labirinto da vida encontramos muitas dificuldades e tudo o que o Espírito faz nesse momento é para que caminhemos para o lado certo. Mas, para isso, muitas vezes, precisamos nos desviar do caminho que nos parece correto. Precisamos ouvir o "não" d'Ele.
Devemos ser dóceis à vontade de Deus. Essa obediência é prova maior da nossa fé, do nosso amor por Ele. Diante do "não" de Deus, devemos estar prontos para dizer "sim" e acatar Sua Palavra.
As negações da vida ajudam a formar nosso caráter. Nenhuma pessoa é capaz de se moldar fazendo sempre o que lhe dá vontade.
Regras são essenciais em tudo. Limites precisam ser impostos para o nosso bem. Em tudo na vida precisamos de limites, seja em nossos relacionamentos, seja em nosso emprego e até mesmo em nossas amizades. Da mesma forma que precisamos amar o próximo como a nós mesmos, é necessário respeitá-lo, assim como gostaríamos de ser respeitados.
Tudo em nossa vida é reflexo das nossas decisões. É necessário estar com o coração aberto, calmo e repleto de fé para acatar as decisões de Deus sem questioná-las.
Nossa missão, como filhos, é ouvir as palavras do Pai. Precisamos estar prontos para as mudanças que serão necessárias em nossas vidas. Mais do que os sentimentos mundanos nossa fidelidade deve estar em Deus.
Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

OS ENCONTROS DE UMA NOITE

Dificilmente o príncipe encantado vai cair do céu

A partir da revolução sexual dos anos 60 muitas coisas interferiram no comportamento dos jovens. Quem já tem mais de 40, certamente se lembra das muitas etapas vividas nos anos que viriam a seguir… Apesar de todo o liberalismo alcançado, o desejo das pessoas de encontrar alguém para viver um sadio relacionamento ainda continua vivo. De maneira especial as mulheres que se preocupam com o avanço do tempo e ainda não conseguiram encontrar seu par. Outras, por terem vivido um relacionamento frustrado, procuram estabelecer um romance duradouro com alguém que realmente as faça felizes. Algumas dessas já namoraram, já viveram vários relacionamentos de curtíssima duração, outras até tinham um “ficante fixo”, mas entre tantas experiências, ninguém parecia ser adequado para o projeto de um relacionamento sólido.
É bem sabido pela maioria das pessoas que, a cada final de semana, quase sempre, a proposta para a diversão não está somente em conviver com outras pessoas, mas sim de não passar a noite sozinhos. De maneira equivocada, algumas pessoas acreditam que em meio às breves experiências de namoro poderão encontrar seu par ideal. Em outras palavras, elas procuram encontrar alguém especial vivendo inúmeros namoricos. Como se desses encontros fosse possível detectar a(o) namorada(o) perfeita(o) para então viverem o sonhado relacionamento. Outros acreditam que por não terem ainda encontrado a mulher ou o homem da sua vida justificam a atitude de viver um encontro com a duração de uma noite.
Dessa forma, as abordagens quase sempre seguem os mesmos rituais, tanto para homens quanto para as mulheres. Sem rodeios procuram conduzir o encontro para uma intimidade, na qual o casal tem como motivação o vínculo passageiro. E quando acontece do rapaz se deparar com uma moça que resiste a tal proposta ou não responde com o mesmo interesse, sem pestanejar,  desvia seus objetivos  em direção a uma outra pretendente.
Nessas investidas masculinas estará como alvo as jovens que se vestem de maneira mais provocante ou aquelas que expressam em gestos uma predisposição para um relacionamento-relâmpago.
Como que se vivessem num círculo vicioso, a mesma atitude vai se repetir por muitos finais de semanas e festas oportunas. E os comentários entre os amigos(as), já não tão discretos, seria a respeito de quem foi ou como foi a noite com essa ou aquela pessoa.
Sabemos que, para encontrar alguém, precisamos também "nos desinstalar", pois dificilmente o príncipe encantado vai cair do céu e bater à porta da jovem. E a frustração de muitos relacionamentos está no fato de as pessoas perceberem que, apesar de terem vivido muitos momentos, nenhum desses eventos foram duradouros o bastante como gostariam que acontecesse.
Contudo, a maneira de conquistar alguém com intenções de viver um relacionamento mais sério, certamente, não será por meio das mesmas abordagens vividas nos finais semana anteriores. Tampouco será a extroversão abusada ou a concordância para um programinha que vai garantir a conquista de alguém.
Éessa forma, a pessoa que deseja algo diferente para si começará a entender os motivos de seus relacionamentos frustrados quando, sem hesitação, responder de maneira diferente às investidas costumeiras dos pretendentes de plantão. E uma primeira mudança a ser tomada estaria na própria maneira de ver a pessoa do sexo oposto. Agora não como alguém que serviria apenas de muletas para suprir suas carências, mas de forma a encontrar uma pessoa como quem poderá viver a realização de um chamado para uma vida a dois e de maneira sóbria.
Dado Moura

MEDICO DO CORPO E DA ALMA

Não há situação desesperadora que Ele não possa medicinar
A cura da filha da Cananeia mostra como Jesus é, de fato, o médico do corpo e da alma. Ele, que curava todas as enfermidades físicas, também vinha de encontro às doenças espirituais. Ele escutou os brados de uma mãe aflita: "Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio" (Mt 15,22). Após testar a humildade e a fé daquela suplicante vemos Sua faustosa resposta: "Seja como tu queres"! E desde esse momento sua filha ficou curada".
É que Cristo, o Verbo feito carne, é o grande Salvador vindo do céu, poderoso para medicar todos os males humanos. No seu livro "Confissões", assim se dirigiu Santo Agostinho ao Redentor: "Tu és o médico, eu sou o enfermo; tu és a misericórdia, eu sou a miséria" (X,28,39). Esta figura do Filho de Deus está no coração da teologia agostiniana.
O grande doutor da Igreja focalizava, sobretudo, as curas espirituais das almas feridas pelo pecado ou vexadas pelo demônio, quando Jesus aplicava então Sua terapêutica divina e, com Seu poder, sempre triunfava do inimigo de Deus. E, porém, continua esta ação através dos tempos. Sabe sempre diagnosticar o mal que atinge o homem e lhe oferece o remédio oportuno com uma notável competência celeste. Aliás, o próprio Jesus afirmara: "Não são os que têm boa saúde que precisam de médico, mas os doentes" (Mt 9,12). Muitas vezes, as curas corporais que Cristo operava eram também sinal de um restabelecimento espiritual. Ele olhava a situação psicossomática dos que a Ele recorriam com fé.
Na parábola do Bom Samaritano o Senhor exaltou a misericórdia de alguém devotado aos sofrimentos de um abandonado, semimorto no caminho para Jericó. Era a figura d'Ele mesmo continuamente cheio de amor para com os sofredores.
A Cananeia estava aflita porque sua filha estava atormentada por satanás, que foi então inteiramente expulso daquela que ele amofinava, como, além disso, ocorreu com tantos endemoniados. Em todos estes episódios, Cristo não apenas debelava o mal, mas oferecia o medicamento, ou seja, uma fé profunda. Esta inclui em si a humildade, porque deixa de confiar nos homens e nos recursos naturais, para unicamente depositar n'Ele a certeza de que Ele é, realmente, o Senhor Todo-poderoso, que pode restaurar o ser racional na sua total integridade. Não há situação desesperadora, feridas profundas que Ele não possa definitivamente medicinar. Será, contudo, pelo espelho da fé que Sua ação se irradia naquele que vem implorar Seu olhar clínico. Ele se fez Homem para que todos os humanos, que são carnais, pudessem perceber ao vivo Sua divindade onipotente. Deste modo, se compreende melhor a dupla dimensão da Encarnação e da Redenção.
Se Ele se fez carne e habitou entre nós foi para se adaptar à humanidade sofredora que viera remir. Demonstrou, porém, toda Sua incontestável competência de médico do corpo e da alma e disso deve resultar uma confiança irremovível n'Ele, uma esperança inalterável. São ambas os antídotos prescritos, mesmo porque não basta consultar um grande especialista, mas cumpre tomar rigorosamente os remédios. Entretanto, grande diferença entre Cristo e os demais médicos é que Ele leva a quem Ele cura a participar de Sua natureza divina, incorruptível, vitoriosa do mal dos males, que é a morte. Pôde, com efeito, afirmar: "Quem crê em mim tem a vida eterna" (Jo 6,47). Isso porque Ele transfunde Sua santidade, Sua justiça para o corpo e para a alma daquele que crê ser Ele verdadeiramente o Filho de Deus, que veio para que todos tivessem a vida e a tivessem em abundância (cf. Jo 10,10), como acontecia com a Cananeia, a clamar: "Senhor, socorre-me". Se ela julgasse que Ele era um simples homem não teria lançado apelo tão significativo. Para que se obtenha, porém, o socorro de qualquer médico é preciso estar consciente da gravidade do mal e desejar a saúde, insistir, lutar, pedir. Eis porque o mesmo Cristo advertiu: "Pedi e recebereis, buscai e encontrareis, batei e a porta se vos abrirá" (Mt 7,7).
A Cananeia havia irritado de maneira tal os discípulos que eles tinham dito ao Mestre: "Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós". Ela, porém, foi persistente e, até, argumentou com Jesus, usando os próprios termos por Ele usados: "Até os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos", demonstrando não só uma profunda humildade, mas, sobretudo, a vontade firme de obter a cura da filha. Muitas vezes, Deus tarda um pouco a responder, mas se trata de um método pedagógico e tende a educar a pessoa a reconhecer a profundidade do mal e a aumentar a fé no Seu poder. Eis porque, antes de proclamar a cura da filha da Cananeia, Ele a elogiou: "Mulher, grande é a tua fé!"
Nunca se deve esquecer que o tempo de Deus não é o tempo dos homens e que Jesus, o Médico divino, jamais falha e se deixa tocar sempre pelos que n'Ele inteiramente confiam.
Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos