domingo, 4 de março de 2012

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

A Igreja celebra e comemora hoje a Festa da Transfiguração do Senhor. Jesus se revela diante dos Apóstolos Pedro, Tiago e João, mostrando-lhes nesta revelação a Face de Deus e que Ele é realmente o seu Filho Predileto. Todos nós cristãos somos também chamados a contemplar a Face de Deus nos pobres, nos doentes, nos marginalizados, naqueles que sofrem todo tipo de perseguição e de morte.
Deus se revela a nós em Jesus Cristo e precisamos de uma profunda intimidade com Ele para contemplarmos este Rosto maravilhoso de Deus, que é Amor e Misericórdia.
Anastácio Sinaíta, Bispo, nos fala em um de seus Sermões: ' Jesus manisfestou a seus discípulos este mistério no monte Tabor. Havia andado com eles, falando-lhes a respeito de seu Reino e da segunda vinda na glória. Mas talvez não estivessem muito seguros daquilo que lhes anunciara sobre o Reino.
Para que tivessem firme convicção no íntimo do coração e, mediante as realidades presentes, cressem nas futuras, deu-lhes ver maravilhosamente a divina manifestação do monte Tabor, imagem prefigurada do Reino dos Céus. (...) São estas as maravilhas da presente solenidade, é este o mistério de salvação para nós que agora se cumpriu no monte: ao mesmo tempo, congregam-nos agora a morte e a festa de Cristo.
Para penetrarmos junto àqueles escolhidos dentre os dicípulos, inspirados por Deus, na profundeza destes inefáveis e sagrados mistérios, escutemos a voz divina que do alto, do cume da montanha, nos chama instantemente. (...)Para lá corramos cheios de ardor e de alegria; entremos na nuvem misteriosa, semelhantes a Moisés e Elias ou Tiago e João. Sê tu também como Pedro, arrebatado pela divina visão e aparição, transfigurado por esta linda Transfiguração, erguido do mundo, separado da terra.
Pe. Jurandir Ribeiro - Comunidade Canção Nova

MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS

Somos o presente do Pai para Jesus e nos tornamos filhos com Ele. Não teríamos nenhum direito de ser filhos de Deus, de ir para o céu, mas, uma vez que o Pai nos deu de presente para Jesus, nós agora temos essa graça: somos filhos também. E onde Jesus estiver, nós estaremos com Ele.
Satanás não quer que participemos dessa graça. Por isso ele “caramela” o pecado como coisa gostosa, para que os filhos de Deus caiam em suas armadilhas e que o lindo projeto de Deus não se realize em nossas vidas.
Ele usa de tudo para nos arrancar violentamente das mãos de Deus e nos escraviza no pecado e nos vícios, porque ele não nos quer no serviço de Jesus.
Não podemos ser tolos, porque somos um maravilhoso presente do Pai para seu Filho Jesus. Precisamos estar sob o domínio de Jesus.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A HUMILDADE TRANSFORMA QUALQUER INFERNO EM CÉU

Este convite é para todos nós, mas, principalmente, para você que está cansado. Jesus lhe diz: "Venha a Mim nesta manhã". Quantas pessoas estão cansadas por causa de relacionamentos conturbados, os quais lhes tiraram a paz do coração...Muitas vezes, olhamos para nós mesmos e pensamos: "Eu preciso mudar!". O nosso descanso está em sermos mansos e humildes como Jesus. É dom de Deus, mas é preciso esforço daquele que se propôs a seguir ao Senhor. O amor é quem nos dá o descanso, nos salva de nossas misérias, transforma qualquer inferno em céu. Quando você não souber o que fazer, ame. Dessa forma você faz com que o céu se derrame sobre sua casa.
O amor deve ser traduzido em gestos concretos, em fatos. Deus vai nos perguntar a respeito do amor. Quando uma pessoa se abre para Deus Pai, o Espírito Santo trabalha em seu coração para fazê-la humilde. Nós nos colocamos a trabalhar quando percebemos que há uma caminhada a percorrer. Uma pessoa orgulhosa não pensa assim, ela crê que se basta a si mesma. A pessoa humilde é aquela que reconhece a própria verdade, reconhece que tem uma longa estrada pela frente.
Todas as vezes em que eu passo a acreditar que o problema é o outro, estou longe da humildade. Na vida não há uma pessoa que esteja tão bem que não precise melhorar. Hoje vemos situações tristes, nas quais não há respeito, no passado até entre inimigos havia honra, respeito e educação. Mesmo nos relacionamentos difíceis há algo de bom para se salvar, pois, com certeza, começaram com uma motivação boa. Se você quiser ser feliz deverá trazer mansidão e humildade para o seu relacionamento.
Na hora da raiva não é o momento de punir, porque se você punir alguém, quando estiver sob o domínio desse sentimento, acabará ferindo o relacionamento; e uma pessoa que foi machucada não esquece o ocorrido. Da mesma forma, se quiser ser amado deverá aprender a ser manso. Não podemos prejudicar as pessoas com nossas posições e atitudes. Ser humilde é abrir-se a aprender com o outro. No dia de hoje faça as coisas com mansidão, com doçura. Não se esqueça: É o amor quem salva e transforma.
Mansidão é uma virtude, não um defeito, porém, parece que hoje se tem medo de ser bom, humilde. Eu lhes dou três dicas: Seja exigente com você, com o outro tenha o máximo de mansidão e, por fim, tenha sempre um sorriso para quem se achega a você. O nosso cartão de apresentação do dia a dia é o nosso sorriso, nele manifestamos doçura e mansidão. Eu lhe pergunto: "Isso não mudaria o seu relacionamento em casa?" Vamos pedir essa graça ao Senhor no dia de hoje.