quarta-feira, 12 de outubro de 2011

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

 Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
     A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
     Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.
     Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
      A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
      Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
      No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.       O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.
       Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.
       Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".
       Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

A MÃE DAS CRIANÇAS DO BRASIL

Maria, exemplo de mãe para os cristãos

No dia 12 de outubro, celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, a mãe do povo brasileiro. E como todas as mães, Nossa Senhora tem carinho especial com seus filhos menores e mais frágeis, que são as crianças. É por isso que a coincidência de datas (Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças) nos leva a dizer que a Virgem Aparecida é a mãe das crianças do Brasil.
Costuma-se dizer que um país que não cuida de suas crianças e de seus adolescentes está fadado a ter um futuro nada promissor. O mesmo podemos dizer das comunidades cristãs que não zelam por seus pequenos e adolescentes. Elas estão fadadas a desaparecer num futuro não muito distante.
Cuidar das crianças e dos jovens como comunidade cristã pode significar a necessidade de criar ambientes próprios para eles nas celebrações. Pode significar a organização da Pastoral da Criança e da Pastoral do Menor. Pode significar também a dinamização da Pastoral dos Coroinhas, a qualificação da catequese e a dinamização das celebrações. Cuidar dos menores implica no desenvolvimento de ações com as mães gestantes e com os jovens que se preparam para o casamento.
O exemplo de mãe para os cristãos é Maria, a mãe de Jesus. Entre os inúmeros títulos com os quais ela é invocada, o povo brasileiro a venera como Nossa Senhora Aparecida.
A origem da devoção vem do ano de 1717, quando dois pescadores tiraram a imagem enegrecida das águas do rio Paraíba. No encerramento do Congresso Mariano de 1929, de posse da imagem tirada do rio, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 1931, na presença do presidente Getúlio Vargas, ela foi aclamada como “Rainha e Padroeira do Brasil”. No ano de 1980, pela Lei nº 6.802, foi decretado feriado nacional no dia 12 de outubro. No mesmo ato, Nossa Senhora Aparecida foi reconhecida oficialmente como padroeira dos católicos do Brasil.
Que a Mãe Aparecida olhe com carinho para o povo brasileiro. Que ela inspire os governantes a promoverem a paz e a justiça social. Ajude os pais a educarem seus filhos nos valores do Evangelho. Ilumine a Igreja a promover ações de solidariedade e a se transformar em “casa e lugar de comunhão”. E que, acima de tudo, a Mãe de Aparecida ampare as crianças do Brasil, para que elas possam “crescer em tamanho, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens”, a exemplo do Seu Filho, Jesus de Nazaré.
Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul

ROSÁRIO , POTENTE ARMA PARA CONVERSÃO


Precisamos ler os sinais que Deus nos dá. Na Canção Nova procurarmos estar sempre atentos a eles. Começar um Congresso latino-americano, celebrando a memória da Virgem Maria é um grande sinal para nós. O Senhor está convocando o povo latino-americano para assumir a espiritualidade mariana, como membros desse povo que nasceu nesse pedaço de terra e traz a marca da colonização católica.
Precisamos trazer Nossa Senhora, cada vez mais, para o combate que enfrentamos. Precisamos ser marianos, devotos, amigos da Virgem Maria. Temos de colocá-la na nossa vida, na nossa história, na nossa família.
Existe um combate direto contra a espiritualidade católica, principalmente contra a espiritualidade mariana, mas, às vezes, recuamos, nos envergonhamos de ser devotos de Maria.
Meus irmãos, hoje vivemos numa guerra fria, mas essa guerra é espiritual. No entanto, não temos consciência do que está acontecendo. Existe uma busca intensa no coração da humanidade, mas ela não tem buscado Jesus Cristo. Precisamos entender que estamos vivendo uma batalha espiritual contínua. Entender que essa guerra parte do início, quando Deus exorta Adão e Eva e diz: “Porei inimizade entre ti, mulher, e a serpente”. E nós estamos nessa guerra por causa da queda de Adão e Eva, por causa do pecado original.
Quanto mais se aproximar a vinda gloriosa de Jesus, mais intensa vai ficar essa guerra. O diabo sabe que lhe resta pouco tempo, e vai tentar fazer com que abandonemos a nossa fé. Esse combate vai se intensificar, temos de ter essa consciência para que não sejamos pegos desprevenidos.
O Rosário é uma potente arma para a conversão. Primeiramente, a sua; depois das outras pessoas.
“Peço-Lhe, Senhor, a graça da consciência profunda dessa guerra espirital que estamos enfrentando e que não deixemos de usar essa arma poderosa, que é o rosário. Quero, hoje, converter-me e tomar a decisão de colocar o rosário como prática de vida espiritual de todos os dias, pois sei que, com esta arma, vou vencer”.
Levem a Virgem Maria para a casa de vocês e recitem a oração do rosário todos os dias, porque ele é a arma mais eficaz nesta guerra. Não permita que a mentalidade protestante entre na sua cabeça e o afaste de Nossa Senhora. Vá conhecer sua fé, leia o Catecismo da Igreja Católica (CIC). Hoje, temos acesso ao conhecimento, à informação e precisamos aprender a ser devotos da Virgem Maria.
Quero pedir a intercessão da Virgem Maria para que experimentemos, na América-latina, um novo Pentecostes, que nos unamos a ela como ela estava unida com os apóstolos no cenáculo. “Vem Espírito Santo trazer o reavivamento espiritual para o povo latino-americano. Venha fazer encarnar em mim a Palavra de salvação. Espirito Santo, venha em meu socorro e me leve ao coração imaculado de Maria. Quero estar com ela em contínua oração e assumir essa oração como instrumento de salvação”.
Padre Roger