sábado, 1 de outubro de 2011

SANTA TRESINHA DO MENINO JESUS

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu nNão quero ser santa pela metade, escolho tudoo ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreramcom pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.
O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"
Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós

DEUS CONHECE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES

"Bem-aventurados os mansos, porque possuirăo a terra" (Mt 5,4). Durante o nosso dia, perdemos várias oportunidades de praticar o bem e de ser dóceis. Quantas vezes temos oportunidades de ser pacientes com os outros, em situaçőes que năo săo de nosso agrado. Por exemplo, quando estamos com muita pressa e alguém aparece para nos atrapalhar, ou quando o superior é ríspido, ou os filhos săo um problema, o marido é indelicado, dentre outros... E o que geralmente fazemos em situaçőes assim, no ímpeto de toda nossa irritaçăo? Gritamos, ficamos irritados e tensos. Seria tudo muito melhor se fôssemos pacientes e serenos. A maior pacięncia, que precisamos ter, hoje, é esperar que a vontade de Deus aconteça em nossas vidas. Precisamos acreditar que Deus conhece todas as nossas necessidades e que sabe perfeitamente como satisfazę-las, mas precisamos permitir que Ele nos dirija. Por isso, peçamos ao Senhor que Ele nos ensine a ser pacientes e mansos. Que Deus o abençoe! Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

COMO SOBREVIVER ENFRENTANDO TANTAS DIFICULDADES

Quantas vezes nós nos revoltamos contra Deus! Você pode pensar: "Por que é que Deus permite isso? Eu sou tão bom! E por que justamente na minha família acontecem esses problemas? No meu casamento eu sou tão fiel e tem tanta gente adúltera, tanta gente errada, que bebe, se droga; tanta gente corrupta que eu conheço até na minha cidade, mas parece que eles não têm problema nenhum! Mas eu, que sou um 'pobre Jó', cheio de problemas, por que sofro isso?".
Meu irmão, minha irmã, não se deixe enganar pelo inimigo. Ele quer dizer para você que existe um caminho "aberto", um caminho "largo", sem pedras e dificuldades. E diz: "Venha para cá! Venha para o meu lado. Deixe sua cruz, deixe de sofrimento! Venha para a lei da 'liberdade'!".
É claro, você não é bobo! Você não vai se deixar enganar. E eu estou dizendo hoje: não se deixe enganar. Pelo contrário, saiba que nós estamos "gemendo e chorando, degredados filhos de Eva, nesse vale de lágrimas". Mas a vitória de Jesus já está conosco! Como o Ressuscitado estava com os apóstolos, Ele está conosco. Ele está na sua casa, Ele está na sua família mesmo cheia de problemas.
Temos problemas e continuaremos tendo problemas, mas eu lhes digo que, até a vinda de Jesus, estaremos num "vale de lágrimas". Mas veja bem: quem deu do seu suor, da sua lágrima, quem deu do seu sangue nesta luta já tem parte no Céu Novo e na Terra Nova, na humanidade que o Senhor vai trazer.
Monsenhor Jonas Abib