sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUEM CONFIA NAS PRÓPRIAS FORÇAS VIVE ILUDIDO

Deus sabe tirar de tudo um bem. A história de Abel, que elimina Caim, seu irmão; a de José do Egito, que é vendido por seus irmãos; bem como a própria história de Jesus e também a de nosso tempo é cheia de violência. O que vemos com essas realidades é a presença de muitos homens que tentam de todos os modos se libertar de outros que os incomodavam de alguma forma, não ouvindo a Deus e deixando-se conduzir pelos próprios caminhos e instintos.
No entanto, a Palavra de Deus nos alerta: ”Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana enquanto o seu coração se afasta do Senhor” (Jeremias 17,5).
Pois os projetos dos homens não são decisivos e não têm a última palavra. Tudo está nas mãos de Deus Pai, pleno de bondade, luz e misericórdia, que tudo encaminha para o nosso bem, apesar do mal que praticamos e maquinamos.
Quem confia nas próprias forças vive iludido. Mas aquele que põe a sua confiança em Deus encontra a verdadeira alegria: ”Eis que tudo o que ele faz vai prosperar” (Salmo 1).
”É feliz quem a Deus se confia. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte” (Salmo 39(40), 5).
Senhor, dê-nos a graça de encontrarmos a verdadeira paz, para que vivamos segundo Sua justiça!
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

AGARREMOS AS OPORTUNIDADES QUE NOS DÁ

Deus nos dá oportunidades únicas na nossa vida e precisamos ficar atentos para que elas não passem. O tempo de Deus, a nosso favor, é sempre favorável. A todo momento que pedimos o Seu auxílio, Ele está sempre pronto a nos ajudar e a nos escutar.
Neemias, um dos profetas do Altíssimo, estava passando por um momento muito difícil, a ponto de a tristeza ficar estampada em seu rosto e ele não ter como escondê-la, nem mesmo do rei, diante de quem ele jamais poderia estar triste. O rei percebeu e disse-lhe: “Por que estás coma fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração” (Ne 2,2). Neemias disse ao rei do que se tratava e este lhe perguntou: ”O que desejas?” Foi a hora da graça para esse profeta, o momento favorável, a hora da visita de Deus. Ele nos diz que “fez uma breve oração ao Deus do céu” e depois pediu ao rei o que necessitava.
Ao longo deste dia, façamos breves orações ao Pai do céu, como Neemias,  diante de toda e qualquer situação que a vida nos apresentar no dia de hoje.
Obrigada, Senhor!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago