sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SÃO CORNELIO E CIPRIANO

Santos Cornélio e Cipriano Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que foram martirizados no mesmo dia, porém, com diferença de cinco anos.
São Cornélio
Cornélio tinha sido eleito Papa em 251, após um grande período de ausência do pastor por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o Papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja.
Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado para o lugar hoje chamado Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto.
São Cipriano
Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana na África do Norte. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.
Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados já que era bem popular. Com pouco tempo foi ordenado sacerdote e depois sagrado Bispo num período difícil da Igreja africana.
Duas perseguições contra os cristãos ocorreram: a de Décio e Valeriano. Estas perseguições marcaram o começo e o fim de seu episcopado, além de uma terrível peste que assolou o norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.
iante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo Bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte: "Graças a Deus!"
Santos Cornélio e Cipriano, rogai por nós!

PERGUNTE E ESPERE A RESPOSTA EM ORAÇÃO


Temos de começar na oração, continuar na oração e finalizar na oração. Quando estou diante de uma situação: “Senhor, que vou fazer com meu filho ou minha filha?”, estou diante de um fato, tenho de dar uma resposta a meu filho, a minha filha... não sei como educar o meu filho, a minha filha. Nesse ponto, pergunto ao Senhor:
- "O que é que eu faço, Senhor?"
E começo fazendo isso em oração, pedindo ao Senhor, apresentando-me a Ele. Tenho de envolver aquela pergunta em oração, e eu começo tudo orando e perguntando ao Senhor, com toda humildade:
- "Eu necessito, Senhor, de uma resposta".
E essa humildade é a chave de tudo. O que nos atrapalha muito é o orgulho. Achamos que já sabemos tudo, que somos capazes de resolver tudo... Então, aprendamos a começar com toda a humildade, dizendo:
- "Senhor, eu não sei o que fazer, eu não sei qual é o melhor caminho".
Depois pergunto em oração e começo a esperar a resposta em oração. Não vou esperar que Deus me responda logo. Muitas vezes, Ele vai demorar a me dar a resposta e eu, pacientemente, continuo orando, continuo escutando Deus, até colher a resposta
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TOME POSSE DA UNÇÃO DE JESUS SOBRE VOCE

Quando a Bíblia diz: “Oráculo do Senhor”, quer dizer “Palavra do Senhor”. A Palavra de Deus não é palavra de homem. É como se Deus dissesse: “Eu estou aqui arriscando minha própria palavra, minha própria reputação”.
Deus Pai está empenhando a Sua veracidade nisso, e então “dias virão – oráculo do Senhor – em que firmarei uma nova aliança com as casas de Israel e de Judá” (Jr 31,31). Trata-se de uma nova aliança. Qual é o essencial dessa aliança? O Senhor diz que ela será diferente da que concluiu com os pais. Então, o acesso à sabedoria é a característica da nova aliança. Uma das características dos tempos messiânicos é a posse dessa virtude [sabedoria].
Deus fez uma primeira aliança com Seu povo e faz agora uma nova aliança, a aliança dos tempos do Messias, dos tempos em que Jesus derramou o Seu Espírito sobre nós. Messias quer dizer “ungido” e nós estamos nos tempos em que o Ungido derramou a Sua unção sobre nós.
Jesus é o ungido por excelência, porque o Pai fez com que tivéssemos acesso ao Corpo de Cristo e fôssemos um com o Ressuscitado, um mesmo corpo com Ele. Ele é a cabeça, nós, os membros. A unção que está em Jesus, Ele a derramou sobre nós. Imaginem o óleo derramado sobre a cabeça de Jesus em Sua unção, e este óleo escorrendo sobre os seus cabelos, escorrendo pela sua barba e se derramando sobre o restante do corpo: as costas, os braços, os membros, todos vão recebendo a unção, o derramamento do óleo do Espírito de Jesus.
O que eu digo em imagens é uma realidade, é o maravilhoso tempo de graças em que estamos, em que participamos da própria unção de Jesus. Participamos da mesma unção de Cristo: é o óleo do Espírito derramado sobre o Senhor que se derrama sobre n
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova