domingo, 14 de agosto de 2011

QUAL O MELHOR PAI DO MUNDO ?

Pai e filho devem ser presente um na vida do outro, fortalecendo laços de cumplicidade.


O dia a dia de um pai é corrido… Além de esposo e trabalhador, ele precisa ser pai.
Administrar casa, trabalho e família não é para qualquer um: é uma vocação, cheia de responsabilidades próprias. O que pensa o pai durante o seu dia tão exigente?
Na sociedade atual a prioridade está no sucesso profissional, porém nem sempre o homem como pai pode pensar nessa realização, ele acaba se privando de algumas possibilidades profissionais por conta da família. O que o motiva a voltar para casa e amanhã começar tudo de novo? Você que é pai consegue nos dizer onde está o seu “foco motivador diário”?
Nós conhecemos, e provavelmente você também deva conheçer, pais que desviam caminho para não chegar à sua própria casa. A casa é o último endereço onde ele quer estar. Um lugar que poderia ser ponto de apoio se torna o ponto das cobranças. Porque ele se cobra e os filhos juntamente com a esposa cobram o pai.
Mas também existe o outro lado…o lado do filho.
Você filho, como enxerga o seu pai?
Pai que paga contas, pai provedor, pai que trabalha bastante durante um bom período para conquistar bens e deixar herança, pai ditador, pai ausente…
É comum escutarmos que quando um jovem se revolta a culpa é do pai que é ausente… Falamos muito de jovens que se escondem nos vícios, nas “lan houses”, na companhia de amigos até altas horas para não encontrar com seu pai, muitas vezes alcoólatra, ou infiel à mãe ou com um trabalho que ele não ache digno. Filhos que também desviam o caminho de casa.O dia dos Pais é uma boa oportunidade para se reencontrarem e conversarem sobre o que esperam um do outro!Uma boa chance de não desviar o caminho de casa.
Quando pai e filho começam a compreender que ser pai não é acertar sempre e que cada filho é um aprendizado diferente, o relacionamento será fortalecido com o sentimento de cumplicidade.
Esse sentimento de cumplicidade entre pai e filho precisa ser exercitado, mesmo na grande corrida do dia a dia para que o mais importante não falte : a presença de um na vida do outro. Precisa ser recíproco porque estamos falando de relacionamento: ato ou efeito de relacionar, amizade, intimidade. Então fica claro: é necessário participação das duas partes.
Depois de tudo tente avaliar : Será mesmo que o pai do meu amigo é melhor que o meu?
Nós aqui podemos dizer aos os nossos pais : Você é o melhor pai do mundo!

PAI É PRECISO QUE SEU FILHO SINTA QUE VOCE O AMA

 
Pai, você pai tem de provocar, tem de fazer coisas, tem de pedir a Deus a arte, a graça, de fazer com que os seus filhos sejam apaixonados por você. Você precisa! Não basta amar! É preciso que os seus filhos sintam que você os ama. Não basta "fazer coisas". É preciso que eles sintam que são amados.
Eu até digo para muitos pais e muitas mães: larguem de dar coisas! Larguem de "pensar no futuro", para dar mais coisas no futuro, e cada vez mais coisas no futuro. Larguem de dar coisas! Os seus filhos precisam de amor e de ser excitados para o amor. Não deem mais coisas! Não comprem mais os seus filhos. Não os "entuchem" mais lhes dando coisas, roupas, moto, carro... Isso não resolve! Eu repito: não resolve.

"Não basta amar! É preciso que os seus filhos sintam que você os ama", afirma o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib

Mude. Mude radicalmente. Peça hoje, peça agora a Dom Bosco educador, a Nossa Senhora Auxiliadora, a mestra de Dom Bosco, peça a Jesus, o Mestre dos mestres, Aquele que disse: "Amai-vos uns aos outros", peça-Lhe um coração de educador, de educadora, um coração de pai, um coração de mãe. Porque, infelizmente, o mundo deformou o seu coração. Este mundo consumista ensinou a você e o levou (e os seus colegas o ajudaram nisso) a querer "comprar" os outros. Talvez você tenha sido uma pessoa comprada por outros. Fizeram isso com você: o compraram com coisas. Compraram você com as coisas que queria, mas também com as coisas que você não queria. E você viveu na base do consumo, por isso você vive um amor na base do consumo: dando coisas e tentando angariar amor agindo assim.
E, na verdade, eu lhe digo: esses filhos só fazem desaforo. Só dão ingratidão e decepção para nós. Filho que recebeu, recebeu e recebeu coisas, só dá "coice" no pai e na mãe! Quem muito recebe coisas devolve em forma de "coice"! O filho que muito recebe coisas só acaba devolvendo "coice"!
Se você pai, mãe, não quer continuar levando "coice" de seus filhos não lhes dê mais coisas. Não compre mais o seu filho. Não fique preocupado em trabalhar, trabalhar, trabalhar, para dar, para dar, para dar... Não! Ame-os e provoque o amor neles.
Mesmo que você tenha de passar um tempo em "jejum", ou seja, sem dar coisas. Seu filho e sua filha ficarão admirados. Eles vão estranhar e dirão: "Meu pai e minha mãe viviam me dando coisas, mas agora pararam... O que aconteceu? Será que meu pai não gosta mais de mim? Será que ele não tem mais dinheiro? Será que ele entrou em depressão? Será que a minha mãe 'pirou'?"
Vai valer a pena, talvez, um tempo de "jejum" até que seu filho estranhe (estou lhe dando lições muito concretas!) e daqui a pouco você começa a amar de uma maneira diferente. E daí você sabe do que o seu filho, a sua filha, gosta. E que não são "coisas". Todo filho gosta de presença. Gosta de uma mão na cabeça. Gosta de um gesto, de uma cama arrumada (que não é coisa que você está dando!), gosta de um bilhete, de uma flor. Gosta até mesmo de uma comida, de um jeito de arrumar os pratos, de ficar junto, de ouvir, de chamar para trabalhar junto. [...]
Ame porque você é capaz de amar. Ame e faça com que seus filhos sintam que você os ama. [...] E eu digo para você: ame com gestos. Gesto é gesto. Gesto não é coisa! Ame com gestos.
(Trecho da palestra "Do coração dos pais para o coração dos filhos" com monsenhor Jonas Abib

DIA DOS PAIS - SIGNIFICADO E ORAÇÕES

Imagem de Destaque

 Os pais têm um papel importante na formação do caráter dos filhos 

O mês de agosto é o Mês das Vocações. Dentro da vocação familiar, da feliz união entre um homem e uma mulher, nós celebramos a cada segundo domingo de agosto o Dia dos Pais. Equilibrando erros e acertos, os pais têm um papel importante na formação do caráter e no decorrer da vida dos filhos.
Os pais acompanham seu crescimento, seu desenvolvimento intelectual e se esforçam para dar aos filhos conforto, boa alimentação, educação de qualidade. E, em geral, procuram orientá-los para que possam enfrentar o mundo, com suas alegrias, com seus dissabores. Acompanham-nos em suas vitórias, em seus fracassos, em suas lutas.
É claro que há exceções, mas essas exceções só confirmam a regra porque pais que não se preocupam com seus filhos não estão no seu estado natural, normal. O mundo de hoje apresenta anomalias absurdas. Temos notícia de pais que torturam seus filhos, que os desrespeitam, que espancam ou matam a mãe na presença dos filhos. Mas isso não é o correto, o desejável, a razão pela qual Deus os fez pais.
A família – o Lar cristão – Igreja doméstica – Santuário da vida – é a célula básica da sociedade. Deus nos coloca numa família para que nela aprendamos a amar e, porque aprenderemos a amar sem medidas, Ele espera que extravasemos esse amor para a vizinhança, para o bairro, para toda a cidade, para o mundo.
Dentro da família, o pai é o apoio, o amparo, a proteção, tal como São José o foi na Sagrada Família. Precisamos de muitas orações pelos pais, para que eles tenham saúde, caráter, amor no coração e para que eles sejam amados e respeitados pelos seus filhos, que se espelharão neles [pais] para construir a própria vida.
E, mais importante do que tudo isso, que nossos pais sejam educadores de seus filhos na fé, transmissores da fé católica e deem testemunho de discípulos-missionários de Jesus Cristo.
Uma prece especial fazemos pelos pais e avôs que já nos precederam no convívio celeste da comunhão dos santos. Da mesma maneira, aos pais presentes, que Deus abençoe os pais de todo o mundo. Sendo eles abençoados, as famílias o serão e a humanidade poderá conhecer uma vida melhor.
Dom Eurico dos Santos Veloso

PARA CADA MOMENTO HÁ UMA GRAÇA PRÓPRIA

Devemos pôr tudo em oração na nossa vida, sobretudo as situações que diante dos nossos olhos parecem desencontradas. Rezemos sempre, porque a oração põe tudo no lugar, e como afirma o saudoso Papa João Paulo II: “É a única arma que, de fato, funciona”.
Simplesmente com a nossa força e com o nosso jeito de lidar com as coisas não conseguimos acertar certas situações na maioria das vezes. Por isso, precisamos pedir a Deus a graça própria para cada momento, como fez Salomão ao se ver diante de suas fraquezas e limitações, que clamou ao Senhor: “Fazei pois descer de vosso santo céu a sabedoria, e enviai-a do trono de vossa glória, para que junto de mim, tome parte em meus trabalhos” (Sb 9,10).
“Peçamos hoje ao Senhor serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar as que não podemos e sabedoria para reconhecer as diferenças”.
Rezemos ao longo deste dia muitas vezes desta forma, para que tenhamos sabedoria para cada momento.
Senhor, “fazei pois descer de vosso santo céu a sabedoria, e enviai-a do trono de vossa glória, para que junto de mim, tome parte em meus trabalhos” ( Sb 9,10).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago