segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIVER O PROCESSO DA FÉ

Quanto sofrimento é preciso passar para chegar na verdade dessa frase “Deus caminha comigo, Deus é meu grande amigo, Ele é mais forte um abrigo, Ele caminha comigo, n'Ele posso confiar”? Não tem nada por acaso nessa vida, não podemos chegar se não caminharmos. Para se eu preciso andar 5 km, preciso ter a disposição do primeiro passo e acreditar que de passo em passo chegarei. Tudo é processo, tem começo, meio e fim. O processo da fé é pontuado. A fé cristã é audaciosa, o que Jesus nos propõe é uma verdade audaciosa.
Hoje a Igreja nos convida a ter fé, a viver o processo da fé, acreditar mesmo que não tenha razões para isso. A nossa fé passa pelo processo da inteligência, mas ela acontece quando preciso passar uma situação humana que me parece insuportável. E Deus começa arrancar de você frutos que não semeou. É a fé como dom, que começa a ver a vida a partir de um olhar que antes ninguém tinha lhe ensinado.
A Igreja diz que a fé é dom. E temos a responsabilidade de administrá-lo. A fé é dom, mas é tarefa. Eu preciso buscar a minha atitude para confirmar o Cristo realizou na minha vida. A fé humana indica para uma fé maior. A fé primeira que experimentamos na vida, é a fé natural. Entramos num restaurante e não pensamos que a comida pode estar envenenada, você confia que não tem nada naquele alimento. A fé uma experiência natural que dá para a gente.
Para mim não há nada mais precioso que confiar em alguém. Como é importante para o padre a confiança em que está perto de nós. E a partir dessa experiência humana, Deus nos convida a experimentar algo muito maior.
Pedro, homem que fez a experiência de Jesus e mostra aqui sua fragilidade no processo de fé. Acho que Jesus o chamou de Simão nessa hora, que não tinha feito a experiência de Jesus, que não tinha feito a travessia que ele precisava. A fé vai ser vivida enquanto formos gente.
A Igreja nos pede a fé no Ressuscitado, pois só essa fé nos poderá direcionar para o homem, e mulher que Jesus idealizou para cada um de nós. Estou em travessia, processos que nunca termina, pois nunca estaremos prontos para Deus. Sempre estaremos inacabados. A arte é assim, sempre inacabada, porque se tiver acabada, não há mais o que fazer. Nós sobrevivemos daquilo que em nós é inacabado.
O que Deus já fez na sua vida hoje, não será o suficiente para o que precisará amanhã. Não somos postes, postes ficam parados, somos estrelas em deslocamentos. Deus vai te visitar a partir da sua particularidade. Não devemos medir o quanto de fé cada um tem.
Precisamos ser cada dia mais homens de fé. As vezes o caminho que precisamos percorrer não é tão longo, mas por não termos dimensão, ficamos parados. Muitas vezes eu encontro ateus que estão muitos mais próximos de Deus que eu, porque as vezes eles estão mais honestos e se aproximaram mais das questões humanas. Precisamos nos aproximar das questões humanas, estamos inseridos numa sociedade e é preciso encarnar na minha história tudo aquilo que digo crer.
e você acredita no mesmo Deus que eu tenho com você uma responsabilidade. Pois não tenho o direito de negligenciar o conteúdo dessa pregação, por isso eu sou um padre de travessia. O papel de padre hoje é ser o testemunho coerente de quem fez esse opção radical por ser Jesus de novo através da vida sacramental. Os sacramentos que celebramos é para santificar nossa alma e dar sentido as atitudes do corpo. É a totalidade da salvação acontecendo em nós e através de nós.
A Igreja quer cada dia mais que a fé que celebramos vire vida na comunidade, que você sinta em Jesus o motivo da sua atitude. Eu estou aqui configurado a Ele, quero ser como Ele. Quanto mais eu acredito em Deus, muito mais é a minha capacidade de acreditar nos meus irmãos.
Que amor a Deus é esse que não te faz amar seus irmãos? A fé que eu tenho em Jesus muda o modo de como eu olho para aqueles que estão do meu lado. Se Jesus tivesse a oportunidade de passar aqui como eu estou Ele lhe diria: “vamos lá, não fique parado, vamos fazer o que será. Vamos visitar regiões do seu coração que você ainda não conseguiu ir.”
Muitas vezes na nossa miséria não acreditamos que Deus acredita em nós. Vamos acelerar o processo de nosso crescimento pessoal. Quanto mais acreditarmos em Deus, e tivermos a fé para suportar o sofrimento, mais testemunharemos Deus.
Hoje precisamos tomar a decisão de deixar Deus acelerar em nós o crescimento. Para isso você precisa dar passos, tratar melhor seu marido, seu funcionário, deixar de fumar, etc. Você precisa acreditar em você.
O que você precisa fazer concretamente para dar um passo na fé? Faça seu compromisso consigo mesmo, acredite que a partir de hoje você será uma pessoa diferente, uma pessoa melhor. Acredite em si mesmo, para demonstrar que Deus crê em ti. Eu creio em Deus e Ele crê em mim, e nós dois juntos ninguém seguro
Padre Fábio de Melo

SÓ DEUS É BOM, JUSTO E GENEROSO



Uma das músicas de Nelsinho Corrêa diz assim: “Deus é Deus, e eu devo ser o adorador”. O que é ser o adorador? A palavra "adorar" está ligada à palavra "boca" no latim, de onde vem também "oral". Adorar é estar de boca no chão. Deus é Deus e o que eu tenho de fazer é estar de boca no chão diante d'Ele. Deus é tudo; eu não sou nada. E tudo o que eu tenho é do Senhor. Sou barro. Mesmo que esse barro ainda esteja cheio de ambição e egoísmo, já houve uma decisão: mudar de sistema. É assim que as coisas mudam!
Só Deus é bom, justo e generoso. Eu, ao contrário, sou egoísta e maldoso. Somente mergulhando no Senhor, vou ter Sua bondade, Sua humildade, Sua generosidade. Na hora em que mergulharmos no Altíssimo, numa verdadeira conversão, tudo ocorrerá para o nosso bem. Aí está a solução para todos os nossos problemas, inclusive os econômicos!
É difícil? Sim, mas é o jeito! Todo o resto é engano! Não é possível esperar que o mundo se transforme. A grande sabedoria é compreender que a mudança começa em cada um: de modo sofrido? Sim. Com muitas lutas? Sim. Mas tenha certeza: nós nos arrastamos nessa situação porque, infelizmente, nosso coração ainda não deixou o sistema do mundo. Na hora em que você deixá-lo e passar para o sistema de Deus tudo vai se resolver, também na sua questão econômica.
É preciso passar do sistema de César para o sistema de Deus.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A FÉ AMPLIA E PURIFICA A NOSSA VISÃO

Nós precisamos aprender a cada dia a fazer uma leitura dos acontecimentos da vida à luz da fé para extrairmos o melhor e não pararmos no negativo. Nada pode se antepor à nossa fé, nem as situações mais desencontradas.
É interessante perceber como o Evangelho narra a história da cananeia que tinha uma filha atormentada por um espírito do mal;  ela vai atrás de Jesus e suplica insistentemente ao Senhor que tenha piedade dela, e o mais belo é que a sua insistência arranca do Senhor um elogio e alcança a graça: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15, 28).
A fé nos faz prosseguir na caminhada mesmo quando tudo aparentemente parece insolúvel.
Façamos hoje atos de fé e não permitamos que em nenhum momento o desânimo e a incredulidade tomem conta do nosso coração.
Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé.
Jesus, eu confio em Vós!