quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DEUS VÊ O SEU CORAÇÃO

Há dois sistemas, e eles são opostos. De um lado, o sistema de César, o sistema deste mundo: o sistema do príncipe deste mundo, o maligno. De outro lado, o sistema de Deus, o sistema do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e do príncipe deste mundo! É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração.
Enquanto permanecermos ligados ao sistema do mundo seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ambos [sistemas] são radicalmente opostos. É preciso fazer uma escolha: ou estamos no sistema do mundo ou estamos no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Todo-poderoso precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que o mundo nos trata. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema temos que deixá-lo de lado e nos colocarmos no sistema de Deus.
Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e a entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida e: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).
Não falo de um “evangelho de prosperidade”, que diz que, se eu for à igreja e fizer isso e mais aquilo, se ajudar essa e mais aquela obra, se der uma boa contribuição para tal igreja ou tal obra, Deus me dará como recompensa a prosperidade ou um emprego. Não é assim! Não falo de comprar Deus! Porque “os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração” (cf. 1Sm 16,7b). Não me adiantará fazer belos discursos ou oferecer grandes ajudas financeiras se meu coração não estiver no sistema de Deus.
Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações, mas o Altíssimo vê o coração! Na hora em que eu me decido sinceramente por deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação; se decido ter um coração generoso como o de Deus, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema do Senhor. É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem, por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e tudo o mais está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PRECISAMOS SABER A HORA DE FALAR E A HORA DE CALAR

ouvir_falarSempre no início de um novo dia é bom que façamos pequenos propósitos, e no final do dia paremos um pouco para agradecer a Deus o que conseguimos viver e refazer o propósito de ser melhor.
Vamos hoje juntos fazer o propósito de escutar as pessoas que vierem ao nosso encontro? Geralmente somos adiantados no falar, e nem esperamos os outros falarem; tiramos logo as conclusões e concluímos errado porque não paramos para escutar.
Com certeza hoje evitaremos muitos situações desencontrdas na nossa vida, pelo fato de sermos lentos para falar e prontos para escutar.
O Senhor vive suspirando  para que o escutemos: “Quem me dera que meu povo me escutasse” (Sl 80),  porque o desejo do coração d’Ele é andemos sempre em seus caminhos e sejamos verdadeiramente felizes, e a via segura para que isso aconteça é nos deixarmos direcionar pela voz do Senhor.
Senhor, ensina-nos a escutar a tua voz e a todas as pessoas que vierem hoje ao nosso encontro.
Obrigada, Senhor!
Luzia Santiago