quarta-feira, 6 de julho de 2011

SANTA MARIA GORETTI

Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti A Igreja, neste dia, celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.
Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna".

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.


Santa Maria Goretti, rogai por nós!

TERÇO DA VITORIA PELO PODER DO SANGUE DE JESUS

 

Rezar no primeiro Mistério do Pai Nosso: Pelo poder do Sangue de Jesus, veremos prodígios.
  1º Mistério
No primeiro mistério clamamos o sangue de Jesus para que nos lave, nos purifique e nos liberte dos nossos pecados.
Pai Nosso…..  Nas contas pequenas reza-se: Eu sou vitorioso pelo Sangue de Jesus (10 vezes)
2º Mistério
No segundo mistério clamamos pelo Sangue de Jesus para que quebre todas as maldições sobre nós e nossos familiares.
Pai Nosso…..  Nas contas pequenas reza-se: Pelo poder do Sangue de Jesus quebro todas as maldições sobre nós e nossos familiares. (10 vezes)
3º Mistério
No terceiro mistério clamamos pelo Sangue de Jesus sobre nossos relacionamentos afetivos, pelos nossos pais, esposos, filhos, amigos e pelos que amamos. Pai Nosso…
Nas contas pequenas reza-se: Pelo poder do Sangue de Jesus quebro e dissolvo toda desarmonia, desavença e falta de compreensão em nossas vidas para que flua o amor. (10 vezes)
4º Mistério
No quarto mistério clamamos pelo sangue de Jesus para quebrar todas as dificuldades em nossos trabalhos e pastorais.
Pai Nosso… Nas contas pequenas reza-se: Pelo poder do Sangue de Jesus quebramos todas as dificuldades em nossos trabalhos. (10 vezes)
5º Mistério
No quinto mistério clamamos pelo Sangue de Jesus pela nossa saúde e de todos aqueles pelos quais somos responsáveis e que nos pedem a nossa oração. Pai Nosso…
Nas contas pequenas reza-se: Pelo poder do Sangue de Jesus seja restaurada a nossa saúde e a de todos aqueles pelos quais somos responsáveis e que nos pedem orações.(10 vezes)

ESPIRITUALIDADE E COMPAIXÃO

O termo compaixão significa “sofrer com”, “sofrer junto”. É uma das virtudes que não nos deixa indiferentes ao sofrimento alheio. Antes pelo contrário, nos impulsiona a compartilhar o sofrimento do próximo, buscando eliminá-lo ou pelo menos diminuí-lo. Jesus é o exemplo maior de um coração compassivo e misericordioso. Amou-nos tanto a ponto de dar a sua própria vida pela nossa salvação. Não mediu esforços. Partilhou as nossas dores e suas as fez. O evangelho desse domingo nos remete ao relato daquela passagem onde um doutor da lei pergunta a Jesus o que ele deveria fazer para merecer a vida eterna. Então, Jesus percebendo a malícia do seu interlocutor, responde indagando o que dizia a lei? E o homem afirma: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo”! Cristo, então, lhe garante que se fizesse o mesmo estaria salvo. Mas o doutor da lei continua o seu questionamento perguntando a Jesus: “E quem é o meu próximo?”. É a pergunta que muitas vezes fazemos a nós próprios. Sabemos o que deve ser feito. Conhecemos os mandamentos. Porém, muitas vezes preferimos não nos comprometer, não sofrer junto com ninguém. Renunciamos o amor pelo próximo. E Jesus conhecendo, profundamente, a nossa natureza humana, conta então a parábola do bom samaritano. Um homem que descia de Jesuralém para Jericó foi assaltado e ferido por bandidos. Ficou estirado no chão quase morto. Surge, então, um sacerdote que para evitar o encontro com o moribundo passa do outro lado da estrada. Por segundo, aparece um levita e tem a mesma atitude de indiferença para com o homem sofredor. Por último, então, passa por ali, um samaritano. O samaritano vê o homem ferido e se compadece do seu sofrimento. Vai ao encontro do outro, cura suas feridas e leva-o para uma hospedaria. Paga o dono do estabelecimento e pede-lhe que cuide do doente. Acrescentando que na sua volta pagaria as outras despesas que tivesse com aquele hóspede. Com tal estória, Cristo, indicava ao doutor da lei que não bastava conhecer a lei. Era preciso possuir um coração pleno de amor e de misericórdia. Assim como é o próprio coração de Deus Pai.



Um coração cheio de misericórdia. Assim é que foi a vida de um certo Frei Capuchinho da Ordem Franciscana, chamado Pe. Pio. Seu nome de batismo era Francesco Forgione. Nascido aos 1887, em Pietrelcina, Itália. Como o tema, hoje, é a compaixão, não posso deixar de recordar a sua vida que li e assisti várias vezes. Um homem que amou o seu próximo e que recebeu os estigmas do próprio Cristo. Participava do sofrimento dos fiéis e buscava mediante o sacramento da confissão o alívio para o sofrimento das pessoas.