sexta-feira, 20 de maio de 2011

O SEXO NOS PLANOS DE DEUS

O jovem casto exercita o autodomínio para ser fiel no casamento
O livro do Gênesis assegura que, ao criar todas as coisas, "Deus viu que tudo era bom" (Gen 1,25). Portanto, tudo o que o Criador fez é belo. O mal, muitas vezes, consiste no uso mau das coisas boas. Por exemplo, uma faca é uma coisa boa; sem ela a cozinheira não faz o seu trabalho. Mas, se um criminoso usá-la para tirar a vida de alguém, nem por isso a faca se torna má. Não. O mal é o uso errado que se fez dela. Da mesma forma, o sexo é algo criado por Deus e maravilhoso. É por ele que a criança inocente vem ao mundo.
Como Deus deu ao casal humano a missão de gerar os filhos, "crescei e multiplicai" (Gen 1,28), providenciou o sexo como instrumento de procriação. E mais, para fortalecer a união e o amor do casal fez do sexo também o meio mais profundo da "manifestação" do amor conjugal.
Podemos dizer que o ato sexual é a celebração do amor, como que a "liturgia do amor conjugal". E é no ápice desta celebração do amor que o filho é concebido. Isto é, ele não é somente a carne e o sangue do casal, mas principalmente, o fruto do seu amor. É por isso que a vida sexual de um casal que não se ama de verdade nunca é harmoniosa.
O sexo é manifestação do amor. Sem este, ele fica vazio, desvirtuado e perigoso como aquela faca na mão do assassino. Faz muitas vítimas... O que é a prostituição, senão o sexo sem amor? É apenas um ato de prazer, comprado, com dinheiro ou outros meios. No plano de Deus a vida sexual só tem lugar no casamento.
São Paulo, há dois mil anos, já ensinava aos coríntios: "A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa" (I Cor 7,4). O apóstolo dos gentios não diz que o corpo da namorada pertence ao namorado, nem que o corpo da noiva pertence ao noivo.
A união sexual só tem sentido no casamento, porque só ali existe um "comprometimento" de vida conjugal, vida a dois, no qual cada um assumiu um compromisso de fidelidade com o outro. Cada um é "responsável pelo outro" até a morte, em todas as circunstâncias fáceis e difíceis da vida. Sem esse compromisso de vida o ato sexual não tem sentido e se torna perigoso.
As consequências do sexo vivido fora do casamento são terríveis: mães e pais solteiros; filhos abandonados, criados pelos avós ou em orfanatos. Muitos desses se tornam os "trombadinhas" e "delinquentes" que, cada vez mais, enchem as nossas ruas, buscando nas drogas e no crime a compensação de suas dores. Quantos abortos são cometidos porque se busca apenas e egoisticamente o prazer do sexo, e depois se elimina o fruto: a criança!
As doenças venéreas são outro flagelo do sexo fora do casamento. Ainda hoje convivemos com os horrores da sífilis, blenorragia, cancro, sem falar do flagelo moderno da AIDS. O remédio contra a AIDS é a vivência sexual apenas no casamento; e não, como se propõe, irresponsavelmente, o uso de “camisinhas”, em vez de se eliminar o vício pela raiz.
É urgente que os cristãos, pais, professores e educadores tenhamos a coragem de ensinar novamente a castidade aos jovens.
Um jovem que se mantém casto até o casamento, além de tudo, prepara a sua vontade e exercita seu autodomínio para ser fiel ao seu cônjuge no casamento. É preciso mostrar urgentemente aos jovens os valores da castidade, tanto em pensamentos como em atos.
A televisão, os filmes pornográficos, as revistas eróticas abundantes e asquerosas injetam pólvora no sangue de nossos filhos, fazendo-os escravos do sexo. E por causa disso estamos vendo meninas de 13, 14 anos, grávidas, sem o menor preparo e maturidade para serem mães. Temos que acordar. Temos que ter a coragem de oferecer aos jovens a opção da pureza que Jesus nos legou: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8). Neste assunto Cristo foi exigente e não deixou margens à dúvida: “Todo aquele que olhar para uma mulher com desejo de cobiça, já adulterou com ela em seu coração” (Mt 5,27).
Felipe Aquino

NECESSITAMOS DA SABEDORIA DO SENHOR

Poder-se-ia afirmar: "A sabedoria de Deus está no ar, está aí à nossa disposição, como as ondas do rádio". Precisamos captá-la, sintonizá-la e colhê-la. Isso não significa que nos tornaremos sábios, pois somos sem sabedoria e constantemente necessitamos da sabedoria do Senhor. Ela nos vai sendo dada a cada momento, na medida da nossa necessidade.
Nunca seremos perfeitamente sábios. Há pessoas que podem se iludir pensando que, recebendo o dom da sabedoria, de Deus, se tornarão sábias. Não é bem assim. Nós seremos sempre pobres de conhecimento e constantemente necessitados da sabedoria de Deus. São Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!” (Rm 11,33).
A grande perda que o pecado original nos acarretou foi justamente tirar-nos a visão espiritual. Não temos visão espiritual, somos como cegos, vamos apalpando as coisas pelo caminho. Por essa razão, precisamos da sabedoria, da luz e da condução do Senhor; que Deus nos encaminhe em cada momento da nossa vida. Sua sabedoria está ao nosso alcance, tanto quanto o Seu poder. Começamos a experimentar o poder de Deus, e Ele quer que experimentemos também a Sua sabedoria. Devemos buscá-la, colhê-la e utilizá-la em nossa vida.
      A condição para alcançá-la é perguntar tudo ao Senhor: Pergunte-me tudo sobre todas as coisas; não somente sobre as espirituais, mas também sobre as coisas humanas, naturais. Pergunte-me sobre sua casa, sua vida, seu trabalho; se você compra ou não compra uma coisa, se fecha ou não fecha um negócio, se assume ou não assume um compromisso, se aceita ou não fazer aquela palestra, se vai dar ou não vai dar aquele passeio, se faz ou não aquela contribuição... Pergunte-me tudo sobre todas as coisas: sua vida financeira, estudos, trabalho, vida afetiva, a educação dos filhos... Mas também sobre a vida espiritual: se você vai àquele encontro, se vai participar daquele grupo de oração, se aceita certo compromisso, o que fará no fim de semana, se vai dar aquela ajuda na Igreja, se vai assumir aquele compromisso naquele movimento, naquela parte, naquela pastoral da Igreja...
Deus Pai quer nos ensinar todas as coisas. Quando perguntamos, o Senhor começa a nos responder, e começamos a colher as respostas d'Ele. Não pensem que essa resposta de Deus será como, às vezes, pensamos: que vamos escutar uma resposta do Senhor, “sim ou não”, “faça ou não faça”, “é isso ou aquilo”... Porque há muitas pessoas que falam assim: “Ah, mas eu não ouvi Deus, não consegui escutá-Lo, e eu nunca escuto o Senhor...”.
A pessoa tem a impressão de que o Todo-poderoso deveria lhe falar ao ouvido; mas não é assim! Outros pensam que a resposta do Senhor é forte, evidente. Porém, as coisas do Senhor são muito sutis, muito discretas.
Deus quer que usemos a inteligência que Ele nos deu, quer também que ouçamos os conselhos de um bom e sábio orientador, mas isso depois de rezarmos para que tudo seja iluminado e guiado pelo Santo Espírito. Santo Inácio de Loyola mandava seus filhos rezarem como se tudo dependesse de Deus, mas que trabalhassem como se tudo dependesse apenas deles. E o grande São Bento de Núrcia, o Pai da Europa, tinha como lema: Ora et labora (trabalha e reza).
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova