terça-feira, 26 de abril de 2011

QUANDO O SOFRIMENTO BATER Á NOSSA PORTA

 
Pare de ficar neste sepulcro e venha viver!

 Evangelho escolhido foi o da Ressurreição de Lázaro, um grande amigo de Jesus. Estar em Betânia com os amigos era uma forma de Jesus curar e restaurar as forças. Jesus Cristo sofreu muito, porque amou muito. Quanto mais estivermos ligados às pessoas, tanto mais sofreremos. Mas não construamos cercas. Tenhamos essa sensibilidade diante do sofrimento. Era isso que Jesus ia buscar em Betânia: consolo em amigos verdadeiros. Quando Ele chegou em Betânia, já fazia 4 dias que Lázaro estava morto. Não podiam fazer mais nada, mas para Jesus não havia tempo a perder e Ele foi ter com o morto. Jesus era muito humano. Quando Ele chegou, tampou o nariz; pois a situação estava 'podre'. Porém, movido pelo amor àquele homem, Ele disse: 'Venha Lázaro'
Na verdade, Jesus queria nos mostrar que a morte não foi feita para nós. Um dia, todos nós iremos morrer, isso é fato, mas Jesus está falando de outra morte e quer nos propor a ressurreição. Se olharmos somente para a pedra posta no sepulcro, não haverá nenhuma esperança e nos desesperaremos, porque a pedra é imóvel. Se ficarmos olhando para a pedra, ficaremos fixados ali, no mesmo lugar, e não é isso que Jesus quer. "Lázaro, venha para fora". Quantas vezes experimentamos estar no sepulcro, que é um lugar escuro e cheira mal? Mas, se deixarmos essa pessoa ficar lá muito tempo, não a encontraremos do mesmo jeito, pois ela entrou em processo de decomposição. É um lugar de silêncio e não há mais nada, terminou. Agora, se olhamos a morte como um lugar de transição, daí sim, ele fica cheio e revestido de esperança. Quantas vezes você já morreu?
Estamos ressuscitando todos os dias. A cigarra fica um ano debaixo da terra para cantar somente um dia. Um ano se preparando para cantar até se arrebentar. O sofrimento é isso, um tempo de preparo. Louvado seja Deus pelos sofrimentos!
Todos os artistas compõem maravilhosas obras quando estão sofrendo, e, toda as vezes que tocamos em nossos limites, vamos além. Compomos músicas, pinturas, criamos vida e caráter. Você pode estar se perguntando: "Mas eu não sou artista, e aí?" Você pode desenhar a sua alma, pode esculpir o seu caráter.
A cigarra não fica debaixo da terra por motivo de masoquismo. Não. É um tempo de preparo existencial da natureza. Quando você perceber que o seu sofrimento está infértil, é o tempo de parar de sofrer. Quando começamos a derramar as lágrimas, passamos por um processo de cura que está nos lavando e purificando.
Quanto tempo pode durar um velório dentro de nós? O sepultamento do corpo tem que iniciar um processo de amizade com a vida. O sofrimento é criado dentro de nós; o velório não é uma situação de morte. O que fazemos com o ruim que aconteceu conosco? Não importa o que a vida fez com você, mas o que você faz com o que a vida fez com você. Não temos como evitar o desprezo do outro, vão acontecer coisas das quais não vamos gostar, mas somos nós que vamos ver quanto custa esse sofrimento.
boa    parte sofrimento  ser está aquilo que nós pensamos e permitimos em nosso pensamento. Se racionalizarmos a nossa emoção, nós não sofreremos.Neutralizar o pensamento do sofrimento é lançar um pensamento bom em cima de um ruim. Quantas pessoas sofrem por não ter a capacidade de filtrar as coisas ruins que escutam?. Não temos o direito de ser mesquinhos por querer ser o que o outro é. Não tenha inveja, floresça onde Deus o plantou.
Há pessoas invejosas, que querer ser o que você é. Que não são capazes de olhar quem elas, realmente, são. Pare de olhar para a vida do outro, pois você não tem os valores que ela tem; mas você tem valores que ela não tem. Temos que ter nossa coerência e nosso modelo. Liberte-se dessas idéias pessimistas sobre você mesmo, você é capaz.
A ordem de Jesus: "Pare de ficar neste sepulcro e venha viver”. Estamos em horário do cristão: Está na hora de viver! Você não tem o direito de ficar no túmulo com seus problemas e lutos. O tempo previsto para o sofrimento tem data marcada para terminar, já passou, chega! Faça alguma coisa pela sua vida! Só sofra de verdade pelas coisas que valem a pena. Quantas pessoas não sofreram o que deveriam sofrer? Esse tempo é curto, e é maravilhoso descobrir que, hoje, temos a oportunidade de escutar a voz de Jesus dizendo que não quer mais a morte para a nossa vida. Deus está segurando na nossa mão.
Se você está sofrendo muito, permita que Jesus cuide de você. Revolucione sua vida, pois quem fica parado é "poste". Melhore esta cara e faça o que puder fazer, pois assim beneficiará as pessoas ao seu lado. O cuidado de Deus é lindo: "Saia deste sepulcro!" Não perca seu tempo em bobagens que tornam o sofrimento enorme em sua vida.
O 'cuidar' é sempre expressão de alguém que ama. Ninguém gosta de ver a pessoa amada sofrendo. Precisamos acordar para a vida.
O nosso objetivo é ser feliz! Não há problema que resista a uma pessoa transformada por Deus! Nem a um ser humano com vontade de resolver os problemas. Não há nada maior do que uma pessoa de coragem.
Quando o sofrimento bater à sua porta, abra a janela para que você veja a dor do outro.
Padre Fábio de Melo

A FORÇA DO CRISTÃO VEM DA PALAVRA E EUCARISTIA COMUNGADA


Eu peço a todos que amem a Igreja, que foi adquirida pelo sangue de Jesus derramado na Cruz. As vezes porque Deus não resolveu seu problema, por causa dos defeitos dos padres dá vontade de abandonar, mas não abandone a Igreja.
João escreveu esse evangelho por causa de uma Igreja que estava sendo perseguida, ele sempre estava com Jesus, estava na intimidade do Senhor. E nessa Igreja perseguida, ele começa a catequizar os cristãos que passava por esse momento de dor, ele narra a paixão de Jesus. Ele utiliza de muito símbolos para fazer essa narração.
Jesus estava sendo crucificado com muito dor e diz “tenho sede”, “Pai porque me abandonaste” “tudo está consumado”. João se atenta que os soldados quebram as pernas dos outros crucificados, mas em Jesus eles furam lhe o lado, e vê que ali jorra sangue e água. Muitos olhavam as chagas, mas João vê sangue e água. As vezes olhamos e vemos o que não se deve ver, mas João enxerga o que nós não vemos, ele vê que quando jorra sangue e água começa a Igreja, o povo de uma nova aliança.
Com Abraão surge os judeus, com Cristo os cristãos. O novo povo da nova aliança, que nasce com Jesus na cruz, quando jorra sangue e água. Uma pessoa se torna cristã através do Batismo, e para ser batizado precisa-se de água. Ontem Jesus lavou os pés dos apóstolos, pois antes de comer eles precisavam ser purificados. E hoje João diz que da cruz Jesus jorrou água, para ser cristão é preciso ser purificado.
Para entrar no reino de Deus é preciso passar pela água (batismo). A crucificação de Jesus não foi em vão. A Igreja nasce a partir da água. A palavra Igreja vem de eclesia que quer dizer assembleia, formada por um grupo de pessoas. Uma pessoa não tem como Senhor Jesus Cristo, e um cristão fala de Cristo a ela, então acontece um encontro pessoal com Cristo, ela é preparada para receber o batismo e começa a acontecer com várias pessoas, com isso vai se formando a Igreja que acredita que Jesus Cristo é filho de Deus, quando digo Igreja eu digo de pessoas. Esse grupo de Cristãos nasceram da morte de Jesus na cruz. E por isso somos uma assembleia, que se chama Igreja católicaE na hora da dificuldade a Igreja vai abandonar? Quem disse que os cristãos não passariam por dificuldade? É preciso nesses momentos se reunir com a Igreja. Os cristão precisam se reunir para se tornarem uma força, para que cada um possa dar força ao outro, para que todos possam continuar firmes. E continuem firmes até o dia em que Ele te chamar, não abandone a Igreja por causa dos defeitos dela, é essa Igreja que Cristo ama e dá a vida por ela.
João viu sangue, ele não viu somente água, ele também viu sangue. O que nos dará forças para não desistirmos é o Sangue, sangue é vida. O que dá força para o cristão é a Eucaristia, e Ela é o corpo e sangue de Jesus.
Quando o pagão quer fazer parte da assembleia, e quer aceitar Jesus, primeiro ele precisa do batismo e depois precisa da Eucaristia, “Aquele que tomar e comer meu corpo e meu sangue terá a vida eterna” João vê uma Igreja salva que se alimenta do seu corpo e do seu sangue. Não dá para o cristão viver sem missa. Tem cristão morrendo porque não se alimenta do corpo e sangue do Senhor.
Paulo suportou uma espada em seu pescoço, Pedro suportou ser crucificado de cabeça para baixo, por causa da Eucaristia que recebiam. Nenhum cristão consegue sobreviver sem a eucaristia, o cristão não sobrevive somente com a Palavra. Não basta somente estudar a palavra, precisa também receber a Palavra na eucaristia. Só na missa você terá as duas coisas, a Palavra e a Eucaristia.
O sacerdote anuncia a Palavra que te fortalece, e depois que está fortalecido pela Palavra, o padre diz “Tomai e comei”, o Cristo é oferecido “Por cristo, com Cristo, em cristo” e depois o Sacerdote te leva o Cristo “Corpo de Cristo”. E você se torna um sacrário de Jesus.
A Igreja vai passando por provações, e Bento XVI nos indica o caminho por qual caminhar, mesmo que você não entenda, caminhe, pois Ele é a voz de Cristo. Ele sabe muito bem o que diz, pois é guiado pelo Espírito de Deus, e não permitirá que a Igreja do Senhor desmoreça. Ele celebra o “Tomai e comei”, depois seus bispos, depois os sacerdotes, e todos encontrarão forças quando comungarem. E você também encontrará forças quando comungar. Essa é a Igreja todos os domingos, dias santos e todos aqueles que podem todos os dias vão ouvir a Palavra e receber a Eucaristia. O alimento que você come todos os dias é alimento para o teu corpo, mas para tua alma, você precisa se reunir com a Igreja, comer do Seu corpo, beber do Seu sangue, para encontrar forças.
É o povo novo que se reúne com a Santa Igreja, você faz parte desse povo.

Padre José Augusto

A BOA NOVA É ANUNCIADA EM FATOS

"Os discípulos informaram a João sobre todos estes fatos. João, então, chamou dois deles e os enviou ao Senhor, para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?’" (Lc 7,18-19).
Nessa passagem bíblica, João Batista pede a seus discípulos que perguntem a Jesus se Ele era realmente o Messias, o Cristo. João já estava encarcerado e sabia que a qualquer momento poderia ser morto, por isso era importante que estes [seus discípulos] tivessem a certeza de que Jesus era o Messias, para encorajarem-se a deixá-lo, uma vez que eram dependentes e acostumados a ele, e irem ao encontro do Senhor. Assim, teriam que ouvir da própria boca de Jesus que Ele era o Messias.
Para os judeus, "o Bendito que vem em nome do Senhor" é o Messias. Portanto, perguntar se Jesus é "Aquele que vem" é como perguntar: "Você é o Messias?" E a Palavra continua: "Eles foram ter com Jesus e disseram: 'João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro?' Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e de espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos" (Lc 7,20-21).
Jesus Nazareno respondeu com ações e não com palavras. "Respondeu, pois: ‘Ide contar a João o que vistes e ouvistes […]’" (Lc 7,22a). Em outras palavras, a resposta foi: "O que vocês viram e ouviram, voltem e contem a João. Esta é a minha resposta". Jesus não disse "Eu sou o Messias".
Para o sumo sacerdote que O abordara sobre a mesma questão, Ele havia respondido: "Tu o dizes". Porém, aqui o Espírito Santo O inspirou providencialmente para que não dissesse com palavras, mas com fatos. Observe: "Respondeu, pois: ‘Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito’" (Lc 7,22-23). Esta era a resposta: essas curas e milagres eram o sinal de que o Reino de Deus havia chegado, de que o Messias estava entre eles, de que o Rei estava operando e o Reino se realizando.
Hoje, igualmente, vemos e ouvimos, graças a Deus, as mesmas coisas. A Boa Nova não é anunciada aos pobres apenas com palavras, mas também com fatos. Temos presenciado hoje também os sinais do Reino de Deus – curas, milagres, prodígios, transformações. Surdos começam a ouvir, cegos a ver, coxos a andar, paralíticos a se levantar; pais e filhos se reconciliam; pessoas viciadas largam as drogas, o álcool; garotas de programa exercem outra atividade; maridos retornam ao lar etc… Graças a Deus!
As curas, além de redespertarem nossa fé, nos levam para a vinda do Senhor, para a implantação do Reino – que já está acontecendo! O Reino de Deus já está no meio de nós! As curas e os milagres apontam para a vinda do Senhor, para a certeza de que no Reino de Deus, o qual Jesus implantará aqui, não haverá mais doença, miséria, fome, pranto, dor, sofrimento, morte. Porque o Senhor da vida virá e o Seu Reino será implantado