segunda-feira, 11 de abril de 2011

AMAR A DEUS É ALGO MUITO CONCRETO

Esta é a vontade de Deus: “a nossa santificação” (1Ts 4,3).
Deus tem um plano para a nossa vida. Ele quer nos fazer à imagem de Seu Filho! Dentro desse projeto, O Altíssimo age como um hábil arquiteto. O nosso protótipo é Jesus Cristo. Fazem parte de um projeto os momentos difíceis, as situações dolorosas problemas e dificuldades. Uma vez que o nosso projeto não é só uma construção, mas uma transformação, a realização de um ser, mas também acontecem momentos dolorosos: por causa da nossa dureza, desobediência, indocilidade e rebeldia.
“Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama: ora, aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu, por minha vez, o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21).
Muitos dizem: “Não consigo amar Deus com a emoção de gostaria”. Mas não se trata de sentimento. O começo do amor ao Senhor é árido: é levar a sério e colocar em prática os Seus mandamentos. Amar a Deus é algo muito concreto. Amamos mais com vontade do que com sentimentos. A vontade do Pai é que sigamos os Seus mandamentos, e a Palavra de Deus contém muitas ordens. Precisamos levar a sério os preceitos do Senhor, guardar os Seus mandamentos. Colocá-los em prática é realizar o amor a Deus. “Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama”. O amor de Deus é algo concreto: é levar a sério os seus sentimentos.
O mundo desvirtuou de tal maneira a nossa mente, que não levamos mais a sério as ordens de Deus. Agimos como crianças distraídas e até malcriadas que nem ligam para o que os pais dizem. Deus Pai fala, mas os homens nem ligam. Não levamos em conta os Seus mandamentos.
“Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama: ora, aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu, por minha vez, o amarei e me manifestarei a ele. Judas, não o Iscariotes, lhe disse: ‘Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?’ Jesus lhe respondeu: ‘Se alguém me ama, observará a minha palavra, e meu Pai o amará; nós viremos a ele e estabeleceremos a nossa morada. Aquele que não me ama não observa as minhas palavras’” (Jo 14,21-24).
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUEM SABE OUVIR SABE VIVER

Deus sempre fala conosco de várias maneiras. Ao longo do dia, se permanecermos atentos, seremos capazes de perceber a ação e os sinais do Pai nas mínimas coisas. O lindo é que o Senhor se utiliza das maneiras mais simples para falar ao nosso coração, porque Ele é simples.
Como Deus falou com Abrão, quer falar comigo e com você hoje de maneira especial.
“Naqueles dias, o Senhor falou a Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande, e Abrão respondeu: ‘Senhor Deus, que me dará?’” (Gen 15,1-2a).
Abrão só respondeu ao Senhor, porque escutou a voz d’Ele. Quando eu não entendo o que o Senhor fala ao meu coração, com muita humildade e simplicidade, eu peço a Ele que me ajude a compreender o que Ele quer me dizer.
Com certeza, Deus Pai já começou a falar com você neste dia, porque, a cada novo dia, Ele quer nos dar uma nova direção, para vivermos bem. Eu convido você para fazer o exercício de, ao longo deste dia, perguntar ao Senhor: “O que queres de mim neste dia, Senhor? Fala-me com clareza, de modo que eu compreenda a Sua vontade na minha vida e seja obedediente como Abrão o foi”.
Jesus, eu confio em Vós!