domingo, 3 de abril de 2011

AO NOS DISTANCIARMOS DO SENHOR,CAÍMOS NO VAZIO

Muitas vezes, nós não sabemos exprimir nem fazer a leitura das aspirações mais profundas do nosso coração; isso nos leva a correr de um lado para o outro, inquietos e agitados, buscando respostas, querendo nos agarrar a algo ou a alguém. Em outras palavras, consciente ou inconscientemente, fica-nos esta pergunta:
De onde vim? Para onde vou? Qual a minha origem? Qual é a minha meta? Donde vem e para onde vai tudo o que existe?
“Deus criou todas as coisas, não para aumentar a sua glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória. Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus. O fim último da criação, é que Deus, Criador do universo, tornar-se-á ‘tudo em todas as coisas’ (I Cor 15,28), ao mesmo tempo a sua glória e a nossa felicidade” (Catecismo da Igreja Católica, 293,294).
Quando nos distanciamos do Senhor, caímos no nada, no vazio, porque o que dá sentido verdadeiro à nossa existência é amá-Lo e louvá-Lo, porque fomos criados para o louvor da glória de Deus.
Hoje é o dia de voltarmos para o nosso Criador com o coração contrito e repleto de amor e gratidão. Somente n’Ele encontramos repouso e sentido para a nossa vida!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzai Santiago

EU QUIS A MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIOS ( Retiro Popular)

Nós nos consideramos “justos” ou “justificados”? Não somos salvos graças aos nossos esforços, ainda que estes sejam necessários, mas pelo acolhimento do amor infinito de Deus.
Abertos à graça de Deus, nossa oração seja feita hoje de tal forma que voltemos justificados à casa de nosso coração.
“Eu quis misericórdia e não sacrifícios”.
Os 6,1-6
Sl 50 (51),3-4.18-19.20-21ab (R/. cf. Os 6,6)
Lc 18,9-14
Roteiro diário
Oração: Reze esta oração, composta pelo papa Paulo VI. Pouco a pouco, você saberá repeti-la com calma e ser acompanhado por ela muitas vezes durante o ano.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.
Leitura orante da Palavra de Deus: Leia o texto indicado para cada dia, escolhendo o Evangelho do dia ou uma das leituras indicadas pela Igreja.
Gestos penitenciais: Três práticas acompanham nossa Quaresma: a oração, a penitência ou jejum e a caridade. Acolha nossas propostas e exercite a criatividade, descobrindo e atualizando estas práticas em sua vida diária
Dom Alberto Taveiras

O QUE SURTE EFEITO: PERDOAR OU SER PERDOADO ?

200309luzia_g Eu escutei hoje que o perdão dado e recebido transforma-nos verdadeiramente. O que nos possibilita conviver fraternalmente não é o fato de não errarmos, porque erramos sempre, mas porque perdoamos e somos perdoados sempre, “até setenta vezes sete” (cf. Mt 18,22), como Jesus nos ensinou.
É normal perdoar e continuar lembrando a ofensa. “Não está em nosso poder não mais sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo transforma ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão” (Catecismo da Igreja Católica [CIC] n. 2843).
Olhemos para Jesus, modelo de oração e de vida, para que aprendamos com Ele a perdoar sempre, “porque o perdão é o ponto mais alto da oração cristã. Ele dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte do que o pecado”(idem, n. 2844).
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago