sábado, 2 de abril de 2011

TRIBULAÇÃO: OPORTUNIDADE DE CONVERSÃO

Seguir a Deus não é não ter cruz, por isso não devemos nos desanimar, mas confiar que o Senhor tem o melhor para nós. Temos que compreender que na vida nós estamos numa caminhada, e o ponto de partida para todos nós é compreender que as tribulações não podem ser compreendidas como castigo ou algo que nos atrapalha. Não há discipulado sem cruz, no eixo do discipulado há cruz.
Quando eu falo de cruz, estou falando do Crucificado, o nosso Redentor. No discipulado, tribulação, sofrimento e aflições fazem parte de um caminho de santificação. Se nós olharmos para a nossa vida veremos que todas as situações de sofrimento nos levam a um caminho de purificação.
A tentação vem do diabo, e as tribulações, é Deus quem permite. Vejamos essa palavra que nos ajudará a meditar melhor sobre essa realidade:
"pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos" (Hb 12,6-8).
Você percebe que o discípulo precisa ser formado e provado. Quem ama quer constantemente provas de amor. O castigo de Deus não é um castigo para nos aniquilar ou fazer o mal, mas sim para nos formar e educar.
Na escola de Jesus temos as tribulações e provações como pedagogia, mas tudo isso por amor. Nós temos que compreender que nós estamos na pedagogia da cruz, o sofrimento nos ajuda.
Olhamos para o esvaziamento de Jesus na cruz, e nos perguntamos: Por que Deus não fez nada? Por que Ele não tirou Seu Filho da cruz? Isso é a sabedoria de Deus. Ninguém gosta de sofrer e nem deve pedir ou buscar o sofrimento, pois não precisa ele vem.
O mais importante do que a saúde do corpo é a saúde da alma, por isso as provações estão a nosso favor e constituem uma sábia pedagogia de Jesus. As provações nos tiram do mundo e nos levam para Deus.
Se você está muito mergulhado nos prazeres do mundo, muito abastecido dos bens materiais, ou tem tudo nas mãos; eu digo: Você não é uma pessoa feliz, porque são alegrias momentâneas e vão passar. Hoje o mundo somente nos oferece prazeres que passam rapidamente como as drogas, bebidas e tantas outras coisas. Por isso digo mais uma vez, as provações nos arrebatam para Deus. Deus não mexe com quem não quer, mas Ele permite que as provações aconteçam para aqueles que querem segui-Lo de perto porque essa pessoa saberá entender que é para o seu bem.
Você acha que é uma pessoa que já produz algum fruto? Claro se nós estamos aqui ou acompanhando onde você estiver, é sinal de que já damos muitos frutos e por isso a necessidade de ser podado para poder dar mais frutos.
É verdade que dói, e dói mesmo mas é para o nosso bem. Eu indico um livro muito bom sobre Madre Tereza de Calcutá que reflete para nós uma mulher que se entregou por Nosso Senhor e lutou pela santificação da Índia, um grande exemplo de vida dedicada através da caridade ao povo e a Deus. Ela, mesmo passando por um momento terrível de aridez espiritual, nunca deixou de praticar o bem, a caridade.
Nós queremos muitas vezes vida fácil, nós não queremos enfrentar os demônios interiores porque queremos facilidade, temos muitas vezes um coração duro. Entenda que esse caminho de discipulado é uma subida cheia de dificuldades, mas que tem o auxílio de Nosso Senhor.
A fé verdadeira só chega depois da tribulação, por isso deixa vir a tribulação. O Papa Bento XVI foi espetacular na sua encíclica “Spe Salvi” onde diz que, "a fé se torna verdadeira quando se assume a cruz e caminha com esperança no Senhor Jesus".Quais são as suas tribulações ou provações? Identificá-las é o primeiro passo e depois caminhar. É preciso identificar na vida espiritual o que você está vivendo. Precisamos aprender a identificar os problemas em nossa vida, digo isso para todos, pois sem Deus ficamos fracos e por isso a necessidade de se colocar diante do Senhor.
Eu sei que não estou sozinho nesse momento, Deus está comigo, esse estar na presença de Deus, essa fé de que Deus está comigo independe da situação em que vivo.
Se eu estou passando por provação eu colherei o fruto de uma fé provada. Depois de uma provação, de uma tempestade vem a bonança, mas é preciso um esperar ativo em Deus caminhando com Ele e confiante. Deus nos prova não para nos humilhar, mas para que nós possamos perceber o quanto necessitamos d'Ele, e o quanto somos frágeis.
Padre Reginaldo Manzotti

COROA DO PRECIOSISSIMO SANGUE DE JESUS

Iniciar rezando um Creio, Pai Nosso, e Glória ao Pai.
1. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso r rezando um Creio, Pai Nosso, e Glória ao Pai.
1. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou na circuncisão.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
2. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou na agonia no Horto das Oliveiras.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
3. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou na flagelação.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
4. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou na coroação de espinhos.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
5. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou no caminho do Calvário.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
6. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou pregado à cruz.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).
7. Pai de misericórdia, eu vos ofereço os méritos do Preciosíssimo Sangue que Jesus, vosso amadíssimo Filho e nosso Redentor, derramou da ferida do seu lado aberto.
Bendito e adorado para sempre seja Jesus, que nos salvou com o seu Preciosíssimo Sangue. Bendito e exaltado seja o Sangue de Jesus, agora e sempre e por toda a eternidade (repetir 7 vezes).Ao final rezar uma Salve Rainha.
Padre Luizinho

AS TRIBULAÇÕES NA VIDA DO CRISTÃO

Seja qual for sua tribulação, você é forte no Senhor, e  você aprenderá que é possível ser fiel a Deus mesmo sofrendo. Nessa quaresma estamos recebendo da Igreja uma Palavra viva eficaz, que produz frutos de conversão em nós, e através dela [palavra] precisamos descobrir que receberemos força para superar os intemperes de nossa vida.
“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”
. Onde você estava? Nas suas escolhas onde você em vez de optar por Deus, optou pelo pecado? De onde o Senhor precisa te resgatar? O Senhor nos chama a voltar para Ele. O período da quaresma não pode simplesmente uma conversão de atos, mas sim de coração. Todo nosso ser precisa voltar para Deus.
Tem gente que faz uma série de propósitos na quaresma, mas quando acaba, volta a fazer tudo como antes. Não! Precisamos ter uma mudança interior, pois ela que gerará uma mudança moral, vou deixar definitivamente a conduta velha.
“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.” A primeira tribulação que nós vivemos pode ser uma tribulação provocada por causa de nosso pecado. Quando caímos no pecado, colhemos duras consequências pelas escolhas erradas que fazemos. E produzimos tribulações não somente na nossa vida, mas também na dos outros.
Precisamos assumir que nós que criamos situações de tribulações e gritamos a Deus. Quando pecamos não perguntamos ao Senhor, mas na hora que estamos sofrendo perguntamos por quê o Senhor nos abandonou.
Mas para essa tribulação, Deus tem uma saída, sacramento da reconciliação. Uma vez que produzimos essas tribulações, pelo sacramento, Deus pode nos libertar. Se você quer tirar essas tribulações geradas pelo seu pecado, se confesse.
Muitas vezes nos acostumamos, convivemos com o pecado como se fosse normal, vamos ficando insensíveis, mas hoje o profeta nos chama: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”.
A primeira etapa para confissão, é a contrição, o arrependimento de coração, saber o quanto Deus nos ama e nós criamos sofrimentos por ter pecado contra Ele. Depois a confissão dos pecados, confissão individual. E o outro passo é a satisfação de ter sido perdoado, o padre te dará a penitência, que tem caráter curativo. E por fim, o padre concede a absolvição.O Senhor nos responde: “Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los”. Deus nos quer de volta para Ele por amor, Ele nos quer de volta porque nos ama. É essa experiência de ser amado por Deus, que nos fará ser fiel. E o amor do Senhor que nos atrai.
Em Êxodo Deus diz que tirou aquele povo da escravidão porque os amava, e essa experiência que será a base para guardamos seus mandamentos. É o amor de Deus que nos sustenta na vivência da obediência. evangelho Jesus diz: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! E ele pode nos pedir isso porque nós somos povo de Deus, e porque assim somos, precisamos guardar os seus mandamentos. Precisamos amar a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”(Marcos 12,29b-31) Ou seja, amar o Senhor com o todo o seu ser. Em todo lugar somos chamados a amar intensamente o Senhor.
Existem tribulações na nossa vida que Deus não tirará, que não tem como se esquivar. Amar a Deus implica sofrer algumas tribulações, Jesus diz: “Aquele que quer vir após mim, tome a sua cruz, renuncie a si mesmo e siga-me”. Cruz é cruz, não tem remédio, para essa tribulação é somente obedecendo seus mandamentos. Não podemos nos enganar, achando que só porque somos de Deus não teremos nenhum sofrimento.
Em João, Jesus diz: “no mundo tereis aflições, mas coragem eu venci o mundo”. Não tem como você sair dessas tribulações, você que é chamado ao matrimônio, passará as dificuldades próprias do matrimônio. Precisamos pedir forças ao Senhor para sermos capazes de resistir fielmente todas elas. Nenhum de nós estamos livres de tribulações, Jesus experimentou isso, também nós experimentamos. “É necessário passar por muitos sofrimentos para entrar no reino dos céus.” (Atos 14,22)
Entenda que suas lutas são próprias da sua escolha. Não se iluda achando que porque você é de Deus, não sofrerá. São Paulo disse: “Eu suporto as tribulações do tempo presente, pois sei em quem eu pus a minha confiança.” Se você sabe em quem pôs sua confiança, você conseguirá suportar todas coisas. Como Paulo também podemos dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece.
Se você está vivendo uma tribulação porque é Deus, não se envergonhe. Pois diante do Senhor podemos reafirmar que Ele é o nosso único Deus, o nosso único Senhor. Precisamos dar provas do nosso amor a Deus, mediante os nossos sofrimentos, sendo fiel a Ele.O segundo mandamento “Amarás o teu próximo como a ti mesmo!” não tem sentido, se não tiver intimamente ligado ao primeiro. E podemos nos perguntar quem é o nosso próximo, e Jesus nos responde através da parábola do Bom Samaritano. Existem situações em nossa vida que viveremos tribulações oblativas. Talvez você tenha um filho viciado, ou preso, ofereça essa tribulação oblativa. E talvez tenha que se desgastar, acolher de forma muito dura a sua filha que foi morar com alguém, não há como dar para ela uma cartilha de moral, você dará amor, isso é sofrer oblação, mesmo sofrendo amar.
Para a primeira tribulação que é gerada pelos nosso pecados, confissão. Para a segunda tribulação, que é inerente a nossa vida de cristãos, obediência aos mandamentos. E para terceira que é a tribulação oblativa a solução é o amor.
A nossa vida é feita dessas tribulações que ora nós produzimos por causa dos nossos pecados, ora temos que viver por causa de nossas escolhas por decidirmos ser de Deus, ora porque temos que suportar por amor.
Deixe Jesus entrar no seu coração, como você nunca deixou. Permitindo que Jesus retire trevas do seu interior. Deixe que o Senhor coloque sua mão carinhosa sobre você lhe dando forças para que possa vencer toda e qualquer tribulação.
Em Deus você pode vencer as suas tribulações