quinta-feira, 10 de março de 2011

TEMPO DE TORNAR-SE CRISTÃO

 

Quaresma é o momento forte para a administração dos sacramentos
Na Tradição da Igreja o tempo quaresml é o momento forte para a administração dos sacramentos, o tempo de acolher novos filhos para a Igreja.
O processo de transformação não é possível ser realizado em breve momento, mas por um caminho de conversão que deve percorrer passo a passo. Com a convicção de que este caminho de renovação não acontece de uma só vez, mas abrange toda a vida do homem em um processo contínuo de ano após ano e o deve percorrer sempre.
A Quaresma quer conservar presente esse processo que, para se chegar a Deus, é preciso passar por um processo sempre novo de transformação e mudança de vida. Assim, a palavra mais forte que nos acompanha neste tempo quaresmal é uma busca sincera de conversão, a metanoia, que reorienta todo o nosso ser em direção a Deus.
Nesse sentido a Igreja abraça o tempo quaresmal como o tempo de purificação, de tornar-se cristão, a oportunidade do homem voltar-se do mau caminho em direção a Deus, como o próprio Senhor afirma em Sua Palavra: "Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta" (Ez 33, 11). Mas é preciso tomar consciência que o se tornar cristão é um processo diário, de ir a Cristo, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir-Lo (cf. Mc 8, 34).

Por isso, esse tempo é marcado pelo jejum, abstinência e esmola, para lutarmos contra as tentações, unindo-nos a Cristo, que enfrentou a tentação no deserto durante quarenta dias. Um tempo realmente favorável para abandonar o "homem velho" e nascer um "homem novo".


O próprio Cristo precisou passar pelo deserto, deixando-se ser tentado pelo diabo para mostrar que n'Ele fomos tentados e n'Ele vencemos o demônio. Ninguém pode vencer sem ter combatido; nem combater se não tiver inimigo e tentações.

Por isso, o apelo da Igreja ao jejum, pois, é por meio dele que nos libertamos de nós mesmos, nos libertamos para Deus, tornando-nos livres para os outros e para a oração e do domínio das paixões desordenadas.

No prefácio da Quaresma, a Igreja usa a expressão: Jejunio mentem elevas – que significa "Pelo jejum elevais os vossos sentimentos". Os quarenta dias que a Igreja nos proporciona, por intermédio da renúncia, para que encontremos uma vida nova.

DEUS NÃO QUER QUE SOFRAMOS

O Senhor nos olha com grande
misericórdia e amor. Ele sabe que somos um povo sofrido, pisado por
satanás como se fôssemos barro. Ele sabe que o inimigo de Deus tem nos
submetido ao seu trabalho infame e sujo.
Talvez, exatamente por sermos tão pisados por ele, pensamos que a vida
seja assim mesmo, sem alegria de sentir o amor de Deus, sempre com a
sensação de sermos rejeitados, esquecidos e marginalizados, julgados,
acusados e condenados. Habituamo-nos de tal forma a essa vida de miséria
espiritual que isso parece ser algo normal.
maligno só ressalta o que é negativo e põe perante nossos olhos os
erros, a sujeira, as infidelidades, os pecados, fazendo com que nos
afundemos na lama de um passado irreal e inexistente. Ele faz questão de
agir assim.
Mas o Senhor se compadece de Seus filhos e não quer que soframos dessa
forma. Jesus está em nosso meio se condoendo da nossa situação. Não se
trata de ter dó, e sim de sentir a nossa dor.

DECIDA-SE PELA BENÇÃO

Durante esse dia o Senhor nos preparou para o momento da missa. Tem realidade que não podemos entregar a ninguém, mas precisa sair do nosso coração.
A primeira leitura de hoje fala da memória que Moíses viveu com os mandamento e com Deus, e sendo o mediador entre Deus e o povo.
“E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.” (Dt 5,1) Moisés pede para ouvir e praticá-los.
Deus Pai alertou aquele povo com os 10 mandamentos.
O desejo de Deus é incutir no seu coração, no Espírito esse clamor – Vem Senhor Jesus! O Senhor diz “Coloco diante de ti bençãos e maldiçoes”. Deus não impõe, mas propõe e sua proposta é benção para quem obedece os mandamentos e maldição para quem não obedece. Não existe coluna do meio, ou obedece ou não.
O que separa a benção da maldição é obediência.
Deus propõe os 10 mandamentos, mas é preciso uma escolha. Deus da à graça, mas precisa da sua decisão. Deus quer nos conduzir pelo caminho de felicidade e maturidade.
Deus é um pai responsável, e ensina a escolher. Ele não dá o peixe na mão dos seus filhos, mas ensina os seus filhos a pescar.Entrará no reino céu quem põe em prática a Palavra de Deus. Você ama a Deus de todo coração ou você tem entregado migalhas a Deus? Você tem feito dos mandamentos um cardápio que você escolhe o que viver. Ninguém poderá chegar no céu e buscar procon.
Você precisará de uma credencial para chegar ao céu. O Senhor vai reconhecer, procurando na vida da pessoa as marcas encarnadas da vontade do pai na sua história. A Sua vida hoje trás as marcas da vontade do Pai? E vive encarnada na vontade do pai quem vive os 10 mandamentos. Imagine o constrangimento de chegar no céu, mas não ter a credencial
Construa sua casa sobre rocha do mandamentos. Você escolhe onde vai construir a sua casa na areia ou na rocha. Constrói a casa na área quem ouve a palavra de Deus e não coloca em prática. O que separa a casa na areia e na rocha é prática.
Precisamos lutar pela credencial no céu. É necessário que saímos de uma fé infantil, para viver uma fé madura.