sexta-feira, 4 de março de 2011

CRISES EXISTENCIAIS

Você pode enfrentar seus problemas!

Todos passamos por crises existenciais durante toda a vida. É comum ouvirmos falar sobre a crise relacionada às fases da vida: crise da juventude, da pré-adolescência, do idoso, dos 40 anos, dos 7 anos de casamento, e tantas outras.

Muitos podem fazer a seguinte pergunta: "O que fazer, então, com essa crise?"

Podemos perceber, em nossos relacionamentos, aquele amigo ou parente que, por vezes, insiste em permanecer num ciclo de repetição e de dependência do processo de crise, como se isso fosse uma forma de vida.

Crise é a palavra que nos leva a pensar numa atitude de mudança. Uma empresa em crise precisa tomar atitudes para pagar contas, aumentar sua produção, ou qualquer outra decisão que ajude a superar aquele tempo. Se fizermos uma comparação, nós também podemos funcionar dessa forma diante de uma crise pessoal.

Pergunte-se:

Quais saídas eu tenho?
Com quem posso contar?
Eu fiz uma análise racional dos comportamentos e atitudes que estou tendo diante da vida?
Coloquei na balança os prós e os contras daquilo que estou fazendo ou deixando de fazer comigo e com as pessoas que me cercam?

Quando destaco a "análise racional" quero dizer que precisamos fazer uma análise real das situações, sem nossos melindres ou nossas defesas. Acho muito importante ressaltar que, muitas vezes, nos colocamos no papel de vítimas das situações, como se não pudéssemos sair delas ou o mundo precisasse mudar para que nós fôssemos felizes.

Um exemplo: estou fazendo um tratamento médico e, por fim, o médico diz que estou curada, que não mais precisarei de remédios. Fico muito chateada com esse profissional, pois não acredito na cura e continuo a desejar os remédios e até mesmo duvido dele. Será que realmente o médico está errado ou nossa necessidade é a atenção que recebíamos enquanto estávamos doentes e agora não a teremos mais (pelo menos nessa área)? O que pode nos causar mais medo nessa fase é que voltaremos a ser "pessoas normais", que "voltaremos para o mundo" e, por vezes, nos apoiamos numa dependência que nem sempre é sadia, ou seja, uma dependência que faz parte da insegurança e sensação de abandono.

Nossas dependências afetivas são uma grande fonte de crise em nossa existência, mas a vida é feita de períodos de mudança e transformação. Para lidar com isso precisamos amadurecer nossas emoções, controlar nossos pensamentos e impulsos (muitas vezes, impulsos destrutivos em nossos relacionamentos), o que pode levar algum tempo.

É um processo que pode provocar certo sofrimento, isso é verdade, porém, a sensação de superar, de vencer, de ultrapassar os limites e de fechar ciclos, certamente, será muito mais benéfica e trará aprendizados valiosos para cada pessoa que resolver fazer essa escolha.

Sempre é tempo de fazer uma revisão de vida, estabelecer metas concretas em busca da resolução das nossas crises, com fé e perseverança.

Elaine Ribeiro

NÃO VÁ PELOS ATALHOS , OS OBSTÁCULOS NOS FAZEM CRESCER

A Palavra meditada hoje está em Salmo 125, 1-5:
1. Quem confia no Senhor é como o monte Sião: não vacila, está firme para sempre.
2. § Os montes rodeiam Jerusalém: assim o Senhor está em redor do seu povo desde agora e para sempre.
3. Ele não deixará que o cetro dos ímpios domine sobre a posse dos justos, para que os justos não estendam a mão para fazer o mal. 4. § Dá, Senhor, felicidade aos bons e aos retos de coração.
5. Mas quanto aos que se desviam por suas trilhas tortas, o Senhor os elimine junto com os malfeitores. Paz sobre Israel!
Quem põe sua confiança no Senhor não vacila! Deus não deixará que a pessoa má domine a pessoa de bem nunca! O Senhor não vai permitir que, por causa da ganância de alguém, você seja prejudicado. Confie no Pai!
Quando estamos dentro da situação não conseguimos enxergar. Mas Deus garante que, mesmo com os sentimentos de desconfiança, desespero, desistência sentidos por você, Ele não vai abandoná-lo. O Senhor não vai deixá-lo fazer o mal para se libertar de quem faz mal a você.
O mundo não é dos espertos que pegam atalhos, como nós ouvimos por aí. Passar na frente é queimar etapas, é deixar de viver. Não podemos pular etapas porque lá na frente sentiremos essa escolha.
Deus ilumina o nosso caminho, hoje, para nos mostrar que não há nada de sábio em pular as etapas do caminho. Elas nos preparam para as coisas que acontecerão no futuro. Os obstáculos da vida nos fazem crescer.
Nossos braços cansados serão fortalecidos, fiquemos firmes no Senhor! Se o Pai do céu cuida das aves e dos passarinhos, você acha que Ele não cuidará de você? Até os fios de cabelo de sua cabeça estão contados. Só Deus pode amar deste jeito. E se há tanto amor, por que se preocupar? Por que buscar atalhos?
Há pessoas que escolheram caminhos tortuosos e se afastaram da fonte de energia humana, que é Deus. É como um celular. Precisamos da bateria para que ele funcione. Coloque sua vida nas mãos do Pai para experimentar o verdadeiro amor.
Nem as pequenas e grandes provas têm o poder de tirar a nossa paz. Quem confia no Senhor, mesmo que dê um tropeção, vai se levantar. Tudo passa, meus irmãos. Confie nisto: tudo passa, até mesmo essa dor que você sente agora. A vida passa muito rapidamente para você se abalar com suas mágoas. Quando agimos assim, é como se morrêssemos para tudo de bom que ainda nos resta.
Não deixe que ninguém tire o gosto da sua vida! Não fique com espírito de vingança, levante a cabeça e recomece, se for preciso. As preocupações com o dinheiro, com o tempo que passa, com o medo de perder as pessoas só atrapalham a nossa vida. Os que verdadeiramente confiam no Senhor ficam firmes e não se abalam. Nem a tristeza nem as reclamações vão nos dar a paz da qual só Deus é capaz. Expulse do seu coração tudo que pode afastá-lo do Senhor. Amém!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

QUERER E PEDIR O ESPIRITO SANTO

O que é preciso para respirar? O ar já está aí! Só você pode fazer isso, ninguém pode respirar por você. E na hora em que você está respirando, o ar que o envolve também penetra em seu ser. Esse respirar é querer e pedir. Você quer e, então, aspira o ar, que penetra em seus pulmões.
Espiritualmente ocorre a mesma coisa: você quer verdadeiramente e pede: “Vinde, Espírito Santo!” E quando você quer e pede verdadeiramente, o Espírito Santo já está rodeando você, e Ele penetra, vai ao fundo do seu ser... Então, você é imerso no rio profundo, que é o Espírito Santo de Deus.
Mesmo quem já vive da presença do Paráclito, precisa pedir para ser mais e mais mergulhado no rio profundo de Pentecostes, para ser ungido por Ele
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova