terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O TEMPO ESTÁ NO HOMEM E O HOMEM ESTÁ NO TEMPO

Fomos criados com a possibilidade de sempre superar e crescer
 tempo está no homem e o homem está no tempo. E para melhor precisar o verbo, o homem “é no tempo”.
A temporalidade – como condição inerente ao homem – carrega consigo o limite e a finitude, categorias essas que acabam condicionando os nossos sonhos e a nossa visão.
Contudo, em virtude da nossa vocação à Eternidade, somos constantemente impulsionados pela Graça a sermos pessoas que estão/são no tempo, mas, que sonham e que tudo contemplam com a lógica da Eternidade.
Pelo fato de sermos no tempo, estaremos sempre sujeitos às precariedades próprias da temporalidade. O desgaste, a fadiga, o envelhecimento, tudo isso se tornará concretude em nossa existência e, com a dureza peculiar à sua aplicabilidade.
O desafio/chamado acontece precisamente neste paradoxo: A virtude – a que somos vocacionados – consiste em ser no tempo, inserindo-se concretamente nele (sem alienação), mas, “já” vivendo tudo com a mentalidade que transpassa a faticidade do transitório e, assim, pautando os próprios sonhos e escolhas em valores que não se resumem ao “aqui”.
Quem contempla o real com essa lógica é capaz de construir a felicidade atemporal, já aqui, no solo de nosso tempo. Aquele que se aventura a ser assim já no tempo, não para nas esquinas das próprias dores e fragilidades, mas descobre que foi feito para ser mais e para transcender o puramente finito.
Fomos criados com a possibilidade de sempre superar e crescer. As fragilidades do temporal existem para se tornarem escada para nossa ascese e impulso para nossa superação, e não para nos encerrarem no limite da dor/finitude.
O tempo é sempre “presente”, é sempre condição de possibilidade para a construção de uma nova e encarnada realização. Ele não é nosso inimigo, mas um amistoso parceiro na estrada da existência com o qual precisaremos constantemente nos reconciliar.
Tal é o desafio a nós proposto: convivamos com o tempo e, no arquipélago de nossas experiências, o utilizemos na concretude de nossas lutas para a construção de uma Acompanhada Eternidade.
Trilhando as sendas dessa prática o ser se descobrirá no tempo, contudo, perenemente vocacionado a transcendê-lo, dando significado às dores temporais por meio de elementos que constituem a Eternidade.

Adriano Zandoná

QUEIRA SER CHEIO ESPIRITO SANTO


O poder de Deus está a nosso alcance. Se nós cristãos soubéssemos que o poder de Jesus está conosco, poderíamos transformar, curar, libertar do vício, transformar pessoas, famílias, estruturas, sociedades... Detemos a mais poderosa energia do mundo, o mais poderoso poder do mundo, e não o usamos. "O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei" (Gl 5,22-23).
Por isso o Senhor quer que a Renovação Carismática Católica se revigore e seja mais e mais transformada pelo Espírito Santo. Nós O recebemos em nosso batismo, mas precisamos ser sempre mais impregnados por Ele [Espírito Santo], para sairmos dos comodismos e sermos testemunhas do Senhor. É preciso levar ao mundo o maravilhoso poder de Deus, o poder mais impressionante que a terra já viu, o poder de Jesus posto à disposição dos cristãos e da Igreja.
"Jesus respondeu: Não cabe a vós saber os tempos ou momentos que o Pai determinou com a sua autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins do mundo" (At 1,8).
Uma vez, um sacerdote viajava ao lado de um pastor. Começaram a conversar sobre a figura da Virgem Maria. Então o sacerdote, com muita unção, começou a dar testemunho das maravilhas que Deus fizera com ela e de como ela se deixou banhar, impregnar, ungir e conduzir pelo Espírito Santo, na vida, nos atos... A conversa foi se tornando cada vez mais empolgada e o sacerdote disse: “Isso que aconteceu com Maria, pastor, Deus quer que aconteça conosco; Ele quer que sejamos cheios do Espírito Santo, como Nossa Senhora, para que assim como ela trouxe ao mundo o Salvador, nós possamos também gerar e dar à luz, no mundo, o Salvador hoje, a Salvação hoje”. E o padre terminou assim: “O mundo não conhece ainda o que Deus pode fazer com o homem cheio do Espírito Santo, e o que o homem cheio d'Ele vai fazer por este mundo, mas eu quero ser este homem. Sim, eu quero ser este homem cheio do Espírito Santo, eu quero ser como Maria!”. Então, o pastor disse: “Eu quero ser como Maria, cheio do Espírito Santo, eu quero me deixar encher por Ele, me deixar conduzir, me deixar guiar nos atos do dia a dia pelo Espírito Santo, buscar a instrução e a sabedoria n'Ele. Quero ser esse homem cheio do Espírito Santo que o mundo ainda não conheceu”.
O padre ficou entusiasmado, e os dois diziam: “Eu é que quero ser esse homem cheio do Espírito Santo! Eu quero, também, ser conduzido por Ele!”. E todos ficaram admirados com a "batalha" espiritual que se travava entre eles. Todavia eles não estavam discutindo, apenas se emulando, porque ambos queriam ser homens cheios do Espírito Santo.
E você? Quer também? Esta é a hora, a sua hora! O Deus vivo e verdadeiro precisa de testemunhas. Nós, como testemunhas do Senhor, já fomos muito fracos e o Senhor agora precisa de uma verdadeira defesa, pois o mundo não viu ainda o que Deus pode fazer com um homem e uma mulher cheios do Espírito Santo.
(Trecho do livro "A sabedoria está no ar" de monsenhor Jonas Abib)

CONFISSÃO E ORAÇÃO SÃO ARMAS PODEROSAS CONTRA O MAL

A luta entre o bem e o mal é travada todos os dias dentro de nós e nem sempre é fácil resistir às tentações do maligno. O que fazer para fortalecer a fé? A confissão e a oração são armas poderosas que podem ajudá-lo a enfrentar os problemas em Deus e não desistir do caminho da santidade.

O padre salvista Leão Pedro, que atende as confissões, explica que o perdão de Deus, por meio deste sacramento, tem o poder de nos libertar das prisões do pecado. “Em Mateus 16, 19, diz: 'O que ligares na Terra será ligado no céu, e o que desligares na Terra será desligado no céu'. Pela confissão somos desligados do pecado e passamos a ser ligados na graça de Deus”.
A Casa de Maria também busca ajudar os peregrinos. Oferecendo atendimento pessoal e aconselhamento, ela funciona neste evento das 8h30 às 14h, nos dois dias. Aproximadamente 120 pessoas devem passar pelo local até amanhã.
A mineira Diva de Oliveira, de 42 anos, foi atendida durante o evento e afirma se sentir mais leve. “Eu gostei muito desse momento de oração, consegui ser libertada de mágoas e ressentimentos que estavam no meu coração há muito tempo”, testemunhou.
Além da Casa de Maria e dos confessionários, o fiel também pode ter um momento especial com Maria, na Ermida Mãe Rainha; e adorar Jesus Sacramentado, na Capela Sagrada Família. “A oração é a chave da graça, é a porta das bençãos que se abre a nós”
A missionária salienta ainda que, por meio da oração, é possível permanecer em Deus, estar sempre em contato com Ele, o que ajuda a não pecar. “A oração nos assegura de estarmos vigilantes e, assim, Deus, constantemente, nos dá a graça de perceber o que é o mal e o que é o bem, para que possamos escolher o bem”.