quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SOMENTE JESUS MUDAR A SUA VIDA

Esta é a ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Assim como temos de viver o mandamento de Jesus, que é “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, temos de realizar a ordem d'Ele. Temos de levar a Palavra a toda pessoa humana, sem exceção. Às vezes achamos que essa ou aquela pessoa – uma prostituta, um drogado, uma favelado, um rico...– não vão se deixar tocar; não vão se converter; criamos, de antemão, dificuldades. Quem disse que este merece a salvação e aquele não?
Muitas vezes, pensamos que as pessoas precisam deixar de fazer coisas más para se aproximarem de Deus; mas o que ocorre é o contrário: é preciso encontrarem-se com Deus para, então, abandonarem o pecado. Foi o que aconteceu com Paulo. Esse grande apóstolo tinha ódio aos cristãos; ele os combatia, aprisionava, entregava-os para que fossem julgados e condenados. Jesus, então, apareceu diante dele no caminho de Damasco. Depois disso, o ódio desapareceu e aquele que perseguia os cristãos tornou-se o grande pregador de Cristo, do Cristianismo; foi às sinagogas desafiar os doutores da lei pregando a eles Jesus Cristo.
Seja você quem for; seja qual for o seu problema, se Jesus entrar em sua vida, ela será toda mudada.

(Trecho extraído do livro “Caminho para a santidade” de monsenhor Jonas Abib).

QUE NADA DESVIE O NOSSO CORAÇÃO DO SENHOR

A nossa atitude principal como filhos de Deus precisa ser a confiança e a fidelidade a Deus. O Senhor năo se deixa vencer em fidelidade; mesmo quando nós somos infiéis, Deus é fiel. Que nada desvie o nosso coraçăo do Senhor. ''Cuidai, irmăos, que năo se ache em algum de vós um coraçăo transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser hoje, para que nenhum de vós se endureça pela seduçăo do pecado, pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial'' (Hb 3,12-14). Quando realmente confiamos em Deus, Ele realiza em nós e através de nós obras prodigiosas. Agora, neste exato momento, o Senhor está nos chamando de volta e pedindo que nos rendamos ŕ sua infinita Misericórdia, que se derrama copiosamente por nós. Este é o apelo do coraçăo de Jesus, que continua batendo, sem se cansar, na porta do nosso coraçăo até que a abramos. O Senhor espera uma decisăo da nossa parte, porque Ele sente saudade de nós. Muitos de nós temos coragem para fazer tantas coisas a fim de progredirmos na vida; entăo, por que năo abrir a porta do coraçăo e entregar as rédeas da nossa vida nas măos de um Deus que é apaixonado por nós? Esse é um desafio ao qual estamos sendo chamados hoje: nos abrirmos ao amor de Deus. Comecemos rezando durante todo o Dia do Consagrado este ato de confiança: Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

NÃO SE ENTREGUE Á TRISTEZA

Surgem tristezas durante a vida: traumas e marcas, situações que não aceitamos e que ferem profundamente nosso ânimo. Sofrimentos que chegam quando menos esperamos: o falecimento de alguém, uma doença, dificuldades na família, com o filho, a filha, o marido, a esposa, os pais; situações que às vezes nos decepcionam. Por algum motivo qualquer a tristeza pode aparecer. Mas você não pode se entregar a ela.
“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos”.É o que está escrito no livro do Eclesiástico, um pensador das coisas de Deus, no capítulo 30, versículo 22.
A pessoa paga alto preço quando se entrega ao desânimo, a partir das tristezas da vida. A entrega de si às doenças da alma – quando se perde a alegria, a paz, a saúde – desarticula tudo e tudo se transforma em “pré-ocupações”.
Desculpe... A vida se transforma num inferno e não é assim que você merece viver.
Mesmo que seu marido ou sua esposa tenha sido infiel, cometendo adultério; mesmo que haja brutalidades dentro de sua casa, ingratidões, irresponsabilidades, se seu marido deixou você na rua da miséria, com os filhos dentro de casa, sem dinheiro, sem pensão, sem nada, não permita que sua chama se apague. Mesmo que você tenha se decepcionado com o amor ou com uma grande amizade; mesmo que sua família esteja dividida ou você esteja sem nenhuma expectativa de futuro:“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda” (Provérbio Chinês).
Não permita que esse sentimento mate sua alma!
Padre Jonas Abib