sábado, 12 de fevereiro de 2011

O JOVEM SARADO ASSUME UMA VIDA NOVA

O tema desse acampamento é “Jovens vós sois fortes” (I Jo 2,14). Se olharmos para esse tema nós entenderemos que somos jovens sarados. O grande sinal de um jovem para ser sarado é participar do ápice da nossa fé: a Santa Missa, a Eucaristia. Podemos dizer que nos tornamos jovens sarados a medida que caminhamos ao lado de Jesus. Derramando o seu Espírito sobre nós para que possamos ser fortes.

Você será forte a cada dia a medida que buscar os sacramentos da Igreja. Vós sois uma potência na mão do Senhor. É interessante esse tema tirado de 1 João 2,14, estamos bebendo da Palavra na Liturgia e na pregação é o Cristo a moldar o meu e o teu coração através da Palavra.
Quando São João escreveu essa palavra ele estava em clima de combate e digo nós estamos em combate. A palavra de Deus precisa permanecer em nós. A Liturgia hoje nos trás como providência para nós a realidade do combate. A serpente tem como objetivo nos derrubar.
Se prestarmos atenção na leitura no livro do Gênesis a serpente significa a oposição a vontade de Deus e ao próprio Senhor. Essa serpente que se aproxima da mulher para causar uma divisão entre o criador e a criatura. Ela [serpente] por ser esperta e trapaceira vai se aproximar de nós com a sedução através da mentira.
Se você retornar no capitulo 2 do livro do gênesis vai perceber que Deus deu uma ordem ao homem, mas a serpente o seduziu e ele caiu no pecado comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente vai envolvendo a mulher dizendo uma mentira.
A mulher tem consciência da vontade do Senhor e por isso ela responde a serpente dizendo que ela não pode comer da árvore do conhecimento. Deus continua caminhando no jardim da sua vida, você não caminha sozinho. Ele não quer que entre no seu jardim nada que te conduza a morte. O Senhor quer para você a vida eterna. A serpente diz a mulher: “Você pode comer da árvore que Deus proibiu e a partir disso você pode se tornar Deus.” Quantas e quantas vezes a serpente não tenta nos envolver e nos derrubar. Não podemos dar ouvidos a serpente mais sim a Deus.
Devemos nos lançar na obra de Deus com alegria e disposição. O “jovens sarados” não é apenas um grupo é um corpo pois estamos indo a lugares que não tem grupos. Precisamos estar atentos a toda artimanha da serpente porque ela quer nos derrubar.
Eu acho muito engraçado porque desde o livro de gênesis percebemos o mal usando do tráfico para acabar com a vida das pessoas. Eva depois de comer do fruto na desobediência ela oferece ao seu marido.
Hoje contemplo o testemunho de jovens que estavam nas drogas e hoje decidiram abandonar a serpente do fruto do pecado para se alimentar do fruto da vida: a eucaristia.
A serpente tenta nos pegar de várias formas quando Adão e Eva comeram do fruto eles começam a se olhar de uma forma diferente e é isso que a serpente faz conosco hoje, pois quando a serpente seduz e o homem cai no pecado o homem perde a sua identidade.
Começa a não aceitar o seu corpo, a sua vida e digo quando nos alimentamos do que a serpente nos oferece nos alimentamos da morte. Quantos jovens não conseguem sair da internet para dialogar com a sua família com os seus amigos. Quando ouvimos a voz da serpente ela vai nos destruindo. Por isso somos chamados a buscarmos Aquele que nos oferece a vida em abundância, Jesus.
Trouxeram um homem surdo para Jesus que tinha dificuldade de falar. Jovens sarados são para aqueles que estão extropiados, acabados, sujos, que muitas vezes não enxergam a vontade de Deus. Esse é o papel dos jovens sarados, ajudar o outro a ser conduzido para Jesus. Sou chamado a ser um padre sarado jovem em Cristo. Você é chamado a levar o seu colega, a sua família para Cristo, quando eles não conseguem caminhar. Casais sarados é o que precisamos para o mundo hoje. Leve a sua família para Cristo.
Quando aqueles homens viram que Jesus chegou na sua região, levaram aquele jovem surdo para que Cristo pudesse curá-lo. A Igreja nos ensina que a partir do sacramento do batismo se abrem os nossos ouvidos e logo após todos os outros sacramentos. É preciso sair do barulho meu irmão.
A serpente nos ataca muitas vezes através da nossa consciência nos acusando, não permitindo que provemos da misericórdia. Deus derrama a sua graça para nos salvar e nos levar ao céu.
Quando o sacerdote impõe as mãos sobre nós para pedir o Espírito Santo no sacramento da confissão e nos dar o perdão, as portas do inferno e todas as brechas são fechadas. Precisamos arrancar todas as raízes que nos levam ao pecado. Precisamos ter total confiança no Senhor.
O Senhor quer nos dar uma roupa nova a partir dos Sacramentos que é a roupa de Cristo. Um dos propósitos do jovens sarados é rezar, partilhar e conviver com o melhor da juventude: a alegria. Que coisa bela é contemplar uma juventude que cultiva a vida e a pureza, vivendo a radicalidade do Evangelho. Somos chamados a vivermos uma vida santa.
Deus continua caminhando no jardim da sua vida mesmo que você se encontre machucado, ferido no pecado, Deus caminha com você hoje, por isso nada pode fazer você estacionar.Quando a tua alma está fortalecida nada te abala. Por isso permita que a sua alma seja limpa e fortalecida em Cristo Jesus. Toda vez que você fraquejar vá buscar a força no altar do Senhor. Mas também no Sacramento da Reconciliação onde você se purifica e tira entulhos da sua vida. Deus te quer forte, por isso tome posse da graça de Deus. Maria é o modelo de uma mulher sarada, sejam fortes mulheres como Maria, que foi em toda a sua caminhada terrena.

O SEXO NOS PLANOS DE DEUS

Deus não quer sexo sem vida, mas também não quer vida sem sexo

Você sabe qual o sentido do sexo no plano de Deus? O sexo une e é benéfico para o relacionamento. Todavia, Deus Pai é categórico ao propor que ele seja feito apenas dentro do matrimônio. O Senhor não inclui em Seus planos a vivência do sexo fora ou antes do casamento. A vivência sexual entre o homem e a mulher tem dois sentidos no plano divino: unitivo e procriativo. O Criador disse para o casal: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra" (cf. Gn 1,28), e ela não está cheia ainda. Falta muito para enchê-la e, para isso, o Senhor deu ao casal a vida sexual.
Deus não quer sexo sem vida, mas também não quer vida sem sexo. Ele não quer que se tenha vida sexual e se impeça a vida de acontecer. Vida sem sexo, gerada num tubo de ensaio, gerada por fertilização, inseminação artificial, não está nos planos de Deus. Para que haja o ato sexual deve haver corações abertos à vida. Essa é a dimensão da procriação. Não há nada mais lindo neste mundo do que a maternidade e a paternidade.
O ser humano é gerado pelo ato sexual, o ato da vida. Para o casal, ele é uma fonte de vida, por isso é um ato grandioso e digno. Contudo, no mundo, o sexo encontra-se maltratado, sujo, profanado, prostituído, comercializado e, dessa forma, é comum na mente de algumas pessoas a imagem desse ato [sexo] como algo impuro, ruim.
Não, o sexo é algo belo! Há pessoas que, antes de praticarem o ato sexual, viram o crucifixo de costas, retiram as imagens sagradas do quarto, porque não compreendem a dignidade desse ato.
Além do aspecto procriativo do sexo, resta ainda o aspecto unitivo, ou seja, que une o casal. Deus disse para o casal: "Sereis uma só carne" (cf. Mc 10,8), e esta expressão significa: "Serão um só coração, uma só alma, terão um só projeto de vida, serão um". É o que o Todo-poderoso quer para o casal. Ele quer que, no momento de gerar um filho, o casal seja um. Um pelo ato sexual, que é exatamente a celebração do amor conjugal.
O sexo para o casal é a celebração mais profunda do amor conjugal, o ápice do amor. O sentimento amoroso pode ser expresso de inúmeras maneiras: dando uma flor para a pessoa amada, um abraço, um telefonema quando se está longe... Porém, a forma mais intensa, mais profunda e radical de expressá-lo é através do ato sexual, no qual não estão mais presentes as palavras; estão os corpos, a sensibilidade, os corações entregando-se um ao outro.
Do livro 'A Cura da nossa Afetividade e Sexualidade' - Editora Canção Nova
Felipe Aquino

A COISA MAIS PRECIOSA QUE TEMOS É A FAMILIA

 
"Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio; derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas, e disse-lhes: ‘Está escrito: minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões’. Os cegos e os coxos aproximaram-se d’Ele no templo e Ele os curou. Com grande indignação dos príncipes, dos sacerdotes e dos escribas, que assistiam aos seus milagres e ouviam os meninos gritarem no templo: ‘Hosana ao Filho de David’, disseram-Lhe: ‘Ouves o que dizem eles?’ ‘Perfeitamente’, respondeu Jesus; ‘nunca lestes estas palavras: da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes vosso louvor?’ Depois os deixou e saiu da cidade para hospedar-se em Betânia" (Mt 21,12-17).
O que aconteceu naquele tempo, em breve acontecerá para nós e de maneira maravilhosa. Jesus quer entrar em sua casa, em seu coração, para governar sua vida como Deus, como Rei, como Senhor. É por isso que hoje estamos recebendo a grande graça do derramamento do Espírito Santo.
Assim como no templo de Jerusalém, por amor a Seu Pai, a Sua casa e a Seus filhos, Jesus limpou toda a sujeira que havia ali, igualmente, em breve, Ele virá para limpar este mundo, que é a casa de Seu Pai, a casa que Ele deu para os filhos d'Ele.
assim como nenhum pai e nenhuma mãe suportam ver sua casa emporcalhada; seus filhos estão sendo trucidados pela corrupção, pela depravação, igualmente Deus, nosso Pai, não suporta mais ver isso. Logo Ele virá e fará justiça aos Seus filhos.
O inimigo de Deus tem suscitado revolta no coração dos jovens, e até adultos, contra seus pais. Não existem pais perfeitos, é claro; se não erraram agora, erraram no passado; se não no passado, agora. E o maligno, a partir desses erros, cultiva a mágoa no coração dos filhos, que passam a não aguentá-los, a não suportar a voz deles; tudo em casa passa a irritá-los, a atrapalhá-los, e o consolo é procurado na rua. Isso é sujeira do maligno porque ele sabe que a coisa mais preciosa que temos é a família; mais do que de leite materno, precisamos de amor e carinho do pai, da mãe. Não admita essa revolta; esteja ela em que ponto estiver, transforme-a em afeto. Abra as portas do seu coração e da sua casa à salvação.
Se você é de Deus, se anda de acordo com as leis do Senhor, não é preciso ter medo. Alegre-se, como se alegraram as pessoas no templo de Jerusalém que não estavam conseguindo se libertar da sujeira do local e aplaudiram a atitude de Jesus.
Em geral, tomamos a justiça apenas no sentido de castigo aos errados; essa é apenas uma parte. A maior justiça é dar razão a quem tem; aos certos. Jesus virá para fazer justiça a Seus filhos. Como consequência disso, terá de expulsar aqueles que sujaram este mundo, que emporcalharam a casa de Deus, que pegaram Seus filhos, jogaram no chão e pisaram em cima deles.
É preciso receber Jesus como Deus, como Rei, como Senhor. Não é um peso obedecer ao Senhor; ao contrário, é paz, é libertação, alegria, amor, realização, coisas que, quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais as experimentamos.

(Trecho do livro "Caminho para a santidade" de monsenhor Jonas Abib)