terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SANTA BAKHITA

Santa Josefina Bakhita Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa "afortunada", não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.
Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.
Em meio aos sofrimentos e a uma memória toda marcada pela dor e pelos medos, ela foi visitada pelo amor de Deus. Porque essa família de Veneza teve de voltar para a África, em vista de negócios, tanto a filha pequena quanto a babá foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Ali, Santa Bakhita conheceu o Evangelho; conhecendo a pessoa de Jesus, foi se apaixonando cada vez mais por Ele.
Com 21 anos, recebeu a graça do sacramento do batismo. Livremente, ela O acolheu e foi crescendo na vida de oração, experimentando o amor de Deus e se abrindo à ação do Espírito Santo.
Quando aqueles amigos voltaram para pegar Bakhita e a criança, foi o momento em que ela expressou o seu desejo de permanecer no local, porque queria ser religiosa. Passado o tempo de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa. Isso foi sinal de Deus para as irmãs e para o povo que rodeava aquela região.
Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.
Conhecida por muitos pela alegria e pela paz que comunicava, ela, com o passar dos anos, foi acometida por uma grave enfermidade. Sofreu por muito tempo, mas na sua devoção a Santíssima Virgem, na sua vida de oração, sacramental, de entrega total ao Senhor, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
Santa Bakhita, rogai por nós!

SUA CONFIANÇA , PRECISA ESTAR EM DEUS

 
“Sem firme confiança, não vos firmareis” (Is 7,9b).

O único jeito de sobreviver é acreditar! A única maneira de contemplar a vitória é depositar nossa fé em Deus. É ter uma mente sadia.
Se tivermos um coração e uma cabeça bons, teremos matéria-prima para acreditar no Deus dos impossíveis; o Deus dos milagres.
Se não depositarmos nossa fé em Deus, não sobreviveremos. Acreditando simplesmente na previdência humana, haveremos de fracassar!
Por mais autossuficiente que você seja, não é sua inteligência, sua profissão, seu dinheiro que vão lhe dar garantias. Você pode ter tudo isso agora e amanhã não mais. É isso que tenho presenciado, infelizmente, com muitos amigos meus.
Como o profeta Isaías ouso dizer: “Você precisa depositar sua confiança em Deus. Para você confiar, precisa ter uma cabeça e um coração bom. Você precisa ser uma pessoa de fé”.
Por você mesmo, não existe firmeza debaixo de seus pés. Nossa única firmeza é a fé. Se você é um incrédulo, um calculista, um lógico, você precisa deixar de sê-lo. Se você é um ignorante, querendo resolver tudo com sua lógica e seus esforços, você precisa mudar. Você precisa ser uma pessoa de fé.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

MASTURBAÇÃO ENCONTRE A SAÍDA PARA ESTE VÍCIO

A grande luta do jovem cristão é contra o vício da masturbação. A sua prática é bastante comum entre os rapazes e moças, que é um dos principais problemas enfrentados por eles.Saiba, antes de tudo, que a masturbação não é indício de distúrbio de personalidade ou de problema mental. É um problema muito antigo na humanidade. O "Livro dos Mortos", dos egípcios, já a condenava por volta do ano 1550 antes de Cristo. Também de acordo com o Código Moral dos antigos judeus era considerado pecado grave. Encontrei homens casados que continuavam a se masturbar, embora tivessem uma vida sexual regular com a esposa. Isso mostra que o vício da juventude continuou, e prejudica o casamento.Embora as aulas de "educação sexual", muitas vezes, ensinem que a masturbação é normal, e até necessária, na verdade, é contra a natureza e contra a lei de Deus. Infelizmente, nessas aulas e cartilhas sobre o assunto, os alunos são aconselhados a não terem sentimentos de culpa, angústia ou ansiedade, e ensinam que não é prejudicial à saúde. Isso não é verdade, pois muitos médicos afirmam que ela é prejudicial ao jovem tanto fisicamente quanto psicologicamente.A Igreja ensina que esta prática é um ato desordenado. Embora defendida por muitos como "algo normal", ela ensina que não "Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmam sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade" (Catecismo da Igreja Católica, §2352).Para lutar contra a masturbação é preciso se tomar várias atitudes
1 - Tenha calma diante do problema.
Você não é nenhum desequilibrado sexual, nem impuro e nem uma prostituta em potencial. Assim como não é uma aberração porque se masturba. Enfrente o problema com calma e com fé.
 2 - Corte todos os estimulantes do vício.
Jogue fora todas as revistas pornográficas, livros e filmes eróticos que você costumava ver. E não fique olhando para o corpo das moças ou dos rapazes, alimentando a sua mente com desejos eróticos. Deixe de assistir àqueles programas de TV que, cada vez mais, jogam "pólvora" no seu sangue. A TV é, hoje, um dos piores venenos para o jovem que luta contra a masturbação. E fuja dos "sites" eróticos da Internet.
 3 - Faça um bom uso de suas horas de folga.
Aproveite o tempo para ler um bom livro, praticar esportes, sair com os amigos, caminhar, etc. Não fique sem fazer nada, especialmente na cama, pois "mente vazia é oficina do diabo".
 4 - Não desanime nem se desespere nunca.
Lute diariamente contra a masturbação, mas se você cair, levante-se imediatamente, peça perdão a Deus de imediato, e retome o propósito de não pecar. Não fique pisando na sua alma e se condenando. Diga: "Está bem, eu errei, eu caí, aceito a minha queda humildemente, porque sou fraco; vou conseguir com a ajuda de Deus superar isso. Vou continuar lutando até me libertar definitivamente, mesmo que eu caia um milhão de vezes: não desistirei e não me desesperarei."Jovem, Deus ama a nossa luta contra o pecado; a nossa vitória diante dele é mais a nossa perseverança na luta do que propriamente a vitória completa. Se confesse com o sacerdote; sempre que cair não tenha receio, ele te compreenderá, pois está cansado de ouvir isso.
 5 - Alimente a sua alma com a oração, a Palavra de Deus e os Sacramentos da Igreja.
Há um ditado que diz: "Mosca não assenta em prato quente". Se você mantiver a sua alma aquecida com o calor do Espírito Santo, as "moscas" da tentação não vão perturbá-lo. Mas se o prato esfriar... Após uma queda no campo sexual, sempre fica claro que faltou "vigilância e oração" para não pecar. Muitas vezes, abusamos da nossa fraqueza e nos expomos diante do perigo... e caímos.
Há um outro provérbio que diz: "A ocasião faz o ladrão", ou ainda: "Quem ama o perigo nele perecerá". Na verdade, teremos de pedir mais perdão a Deus porque não vigiamos e não oramos, do que por ter caído no pecado propriamente. E lembre-se: a luta é mais importante do que a vitória

VOCE É REFLEXO QUE ESTÁ EM SEU CORAÇÃO


Muitas vezes, paramos diante de nós mesmos e não conseguimos nos avaliar, não sabemos se nosso "saldo na balança" está mais positivo ou mais negativo. Hoje é muito difícil parar para nos escutar, para ter uma intimidade conosco e refletir sobre a vida, devido ao trabalho, aos estudos, à família, aos filhos, aos amigos... Muitas pessoas não percebem que essa reflexão só ajuda em todos os aspectos, até fisicamente.
Se a pessoa não para para pensar, não consegue avaliar de onde vêm suas dores, medos, e dessa forma, não pensa numa solução. Nós fazem aquilo que o coração manda! Existem pessoas que estão com o coração inquieto, porque não sabem ouvir a si mesmas, vivem no pecado. Deus não nos fez maus, é o pecado que nos transforma.
Nós conhecemos a árvore pelos frutos, você precisa dar frutos bons a fim de ir para o céu. Vamos conhecer seu caráter pelas suas obras. Como você vai saber se tem bom caráter? É só parar e avaliar o que você anda fazendo da vida.
Se você acha que está sendo “mau caráter”, saiba que reconhecer isso já é um bom caminho. Converse com Deus e peça a conversão para que o Senhor cure seu coração da maldade. O homem cheio do Espírito Santo produz frutos de paciência, solidariedade, amor.
E como é gostoso quando encontramos no nosso dia a dia uma pessoa amável, não é? Perceba que quando achamos alguém assim até comentamos com outras, porque isso é muito bom. Pode-se capturar muito mais moscas com um gota de mel do que com um barril de vinagre. Um pouco de doçura atrai mais pessoas ao seu lado.
O mal que você faz sempre volta para você, e volta aumentado, pode ter certeza. E quando você responde uma maldade com outra maldade, você se corrompe ainda mais. Seja leal até mesmo com seus inimigos, pois até eles precisam de uma resposta positiva da sua parte.
Você não apaga incêndio jogando fogo, mas sim um balde d'água. A mansidão é uma ótima qualidade do cristão, aprenda essa graça. Não há pessoas que vimos e pensamos: "Quanta coisa boa ela poderia fazer se usasse seu dom para o bem!"? Há pessoas que fazem com muita genialidade seu trabalho. Mas não basta ser capaz, ser talentoso, o dom foi dado por Deus, é necessário usar isso para fazer boas obras.
Se você lança suas raízes em Deus, sempre vai produzir frutos bons. Mas, se, ao contrário disso, suas raízes estiverem no pecado, em vez de amor haverá ódio; no lugar de mansidão, grosseria... Qual é o seu tesouro? O que é precioso para você? Os seus frutos vão brotar de tudo o que ocupa o seu coração. É o que você cultiva dentro de você que brotará. Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova