sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

JOÃO PAULO II SERÁ BEATIFICADO EM 1 DE MAIO ,,,

O Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011. A data foi oficializada na manhã desta sexta-feira, 14, com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação.

O Rito de Beatificação será presidido pelo próprio Santo Padre, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.

"A sua vida e o seu Pontificado foram percorridos pelo desejo de dar a conhecer ao mundo todo [...] a consoladora e entusiasmante grandeza da misericórdia de Deus", afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

De acordo com padre Lombardi, a urna com os restos mortais do Papa polonês será transferida das Grutas Vaticanas para o altar da Capela de São Sebastião, na Basílica de São Pedro. No translado, ela não será aberta - logo, não será uma exumação.

Ainda não foi decidida a data em que será celebrada a memória litúrgica do Beato João Paulo II. Esse dia será estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos após a Beatificação.

Karol Wojtyla - nome de batismo de João Paulo II - foi o 264º Pontífice da Igreja Católica, o primeiro de origem eslava. Ele faleceu em 2 de abril de 2005, após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

De acordo com o Cardeal Angelo Amato, a Causa de João Paulo II teve dois aspectos facilitadores.

"O primeiro diz respeito à dispensa pontifícia da espera de cinco anos para o seu início. Já a segunda foi a passagem para um tribunal especial, que não a colocou em lista de espera. No entanto, no que diz respeito ao rigor e zelo processual, não foram dados privilégios. A Causa foi tratada como as outras, seguindo todos os passos previstos pela legislação da Congregação", disse.

Na lista, figuram também os nomes de outros candidatos à honra dos altares através do próximo passo, que é o reconhecimento de mais um milagre para a canonização.

Processo de beatificação:

28/04/2005 - Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini.

O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à "imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte";

2/04/2007 - dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, confiando os resultados à Congregação para as Causas dos Santos. Isso acontece através de uma cerimônia jurídico-processual durante a qual são lidas, em latim, as palavras para a passagem dos documentos, compostos por 130 testemunhos a favor e contra a beatificação, além da conclusão de teólogos e historiadores a respeito;

1º/04/2009 - os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250;

19/12/2009 - com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável;

21/10/2010 - uma Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos recebe os Atos da Investigação Canônica, bem como os detalhes das perícias médico-legais, para exame científico. Os peritos, após estudar com o habitual cuidado os testemunhos processuais e toda a documentação, expressam-se favoravelmente quanto à inexplicabilidade científica da cura;

14/12/2010 - os Consultores teólogos, após terem acesso às conclusões médicas, procedem à avaliação teológica do caso e, unanimemente, reconhecem a unicidade, antecedência e caráter coral da invocação destinada ao Servo de Deus João Paulo II, cuja intercessão foi eficaz para a cura prodigiosa;

11/01/2011 - a Sessão Ordinária dos Cardeais e dos Bispos da Congregação para as Causas dos Santos emite unanimemente uma sentença afirmativa sobre a cura milagrosa da Irmã Marie Simon Pierre, como realizada por Deus de modo cientificamente inexplicável, após intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, confiadamente invocado tanto pela curada quanto por muitos outros fiéis

IRMÃ CURADA POR INTERCESSÃO DE JOÃO PAULO II

 
A religiosa Marie Simon-Pierre Normand, do Instituto das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, foi diagnosticada com Mal de Parkinson em 2001. Segundo o testemunho da freira, a cura do Mal, pela intercessão de João Paulo II, aconteceu entre 2 e 3 de junho de 2005, quando ela tinha 44 anos.
Com a notícia do falecimento de Woityła - também ele afetado pela doença -, Irmã Marie e suas companheiras de Congregação começaram a invocar o falecido Pontífice para que intercedesse pela cura.
"Após o diagnóstico, era difícil para mim ver João Paulo II na televisão. Sentia-me, no entanto, muito próxima a ele na oração e sabia que podia compreender aquilo que ele vivia. Admirava também sua força e coragem, que me estimulavam a não me entregar e a amar este sofrimento. Somente o amor teria dado sentido a tudo isso. Era uma luta cotidiana, mas o meu único desejo era de vivê-la na fé e aderir com amor à vontade do Pai", testemunha Irmã Marie.
Com o anúncio do falecimento de João Paulo, a freira diz que sentiu como se o mundo tivesse vindo abaixo.
"Havia perdido o amigo que me compreendia e me dava forças para seguir adiante. Naqueles dias, senti um grande vazio, mas tive também a certeza da Sua presença viva", relata.Em 14 de maio - um dia após a dispensa pontífice dos cinco anos de espera para o início da Causa -, as irmãs de todas as comunidades francesas e africanas começam a pedir incessantemente a intercessão de João Paulo II para a cura de Irmã Marie.
Em 2 de junho de 2005, cansada e oprimida pela dor, a religiosa manifesta à Superiora a intenção de ser liberado do trabalho profissional, junto a um hospital, como enfermeira. No entanto, a Superiora convida-a a confiar na intercessão de João Paulo II. Irmã Marie passa uma noite tranquila e, ao despertar, se sente curada.
As dores desaparecem e não sente nenhuma rigidez nas articulações. Era o dia 3 de junho de 2005, festa do Sagrado Coração de Jesus. Ao procurar seu médido, ele constata a cura.
"Hoje posso dizer que o amigo que deixou nossa terra está agora muito próximo de meu coração. Fez crescer em mim o desejo pela Adoração ao Santíssimo Sacramento e o amor à Eucaristia, que tem um lugar prioritário na minha vida diária. O que o Senhor me permitiu viver por intercessão de João Paulo II é um grande mistério, difícil de explicar em palavras ... mas nada é impossível para Deus", exclama

FIRMES NA FÉ .ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO !


Esse é o tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontece neste ano, em agosto, na cidade de Madri, capital da Espanha. Jovens do mundo inteiro estão se preparando para se encontrar com o Papa Bento XVI.

Quando o jovem não tem pontos de referência estáveis e seguros para construir a vida, vai se tornando profundamente inseguro e refém de um relativismo que nivela tudo e todos ao mesmo tamanho e valor, não gerando liberdade, mas sim, uma instabilidade desorientada e um conformismo com as modas do momento.

Enraizados, edificados e firmes é um triplo convite para que todos repensem sobre quem ou sobre o que estão construindo suas vidas. Uma árvore sem raiz nunca chegará a dar bons frutos, além de sua baixa resistência aos ventos e temporais. Assim, jovens desvinculados do verdadeiro amor e liberdade não podem oferecer aos outros os frutos de sua vida, além de serem constantemente abalados pelas tribulações da vida. São inúmeros jovens que, ainda no vigor da sua mocidade, estão já tombados na vida,
como uma árvore de raiz fraca que caiu no último temporal.

Enraizados e fundados em Cristo os jovens darão ao mundo respostas firmes de fé e esperança. Mas o que, infelizmente, vemos hoje é uma maciça iniciativa secular de arrancar as raízes de nossa fé e vários ataques aos fundamentos de nossa moral. Nesse sentido, nossos jovens são os primeiros a serem atacados, desorientados e seduzidos. Muitas vezes, as famílias travam lutas desiguais contra as drogas, a prostituição, a bebida...

"A experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um inferno: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas e entre os povos, a falta de amor, de alegria e de esperança. Ao contrário, onde as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, o adoram na verdade e ouvem a sua voz, constrói-se concretamente a civilização do amor, na qual todos são respeitados na sua dignidade, cresce a comunhão, com os frutos que ela dá" (Papa Bento XVI – Mensagem para a JMJ de 2011 – Madri).

Por isso, nossos jovens são convidados a, mais do que nunca, deixar que as raízes de sua fé sejam cada vez mais profundas e que estejam fundadas em Cristo, podendo testemunhar ao mundo que são jovens cristãos pela firmeza de sua fé e autenticidade de suas vidas. Tenho a alegria de testemunhar que minha vida e sacerdócio sempre estiveram e estão a serviço dessa juventude, com eles me sinto um jovem e para eles me faço um pai. Vamos juntos com toda a juventude ao encontro com o Santo Padre em Madri, e o mundo certamente colherá os bons frutos dessa experiência.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NÃO SE APEGUE AS RIQUEZAS

Peça a graça de não somente ser ouvinte, mas praticante da Palavra de Deus no dia de hoje. Por que este jovem foi correndo ao encontro de Jesus? Porque ele tinha tudo e não tinha nada. Porque o dinheiro que ele tinha não preenchia o seu coração. Ele percebeu que sua vida material não o realizava e correu ao encontro do Senhor. Quem é que não deseja ser feliz?
Este jovem queria vida, e vida verdadeira, por isso chegou perto de Jesus e perguntou o que ele precisava fazer para ter vida eterna. O Senhor pediu que ele cumprisse os Dez Mandamentos, mas isso aquele jovem já fazia. Então, Cristo disse para ele vender os seus bens e dar aos pobres, fazer caridade.
A lua para brilhar precisa da luz do sol, o ser humano não brilha sem a luz de Deus. Você precisa do Pai para viver. E você pode ver, nesta passagem, que Jesus não obriga o jovem a doar seus bens para os pobres, mas, sim, o convida a fazer isso.
Você não deve obrigar ninguém a fazer nada, precisa convidá-lo a conhecer. O Pai do Céu sabe que a obrigação espanta, distancia. E o Senhor quer o seu coração! Hoje, Ele convida você para a mudança.
A perfeição não é ter, mas é fazer a vontade de Deus. Você acha que foi fácil para esse jovem largar tudo que já tinha conquistado para seguir o Senhor? Quando eu vim para Canção Nova, foi difícil a escolha. Eu era aviador, tinha uma vida boa, fazia sucesso entre as pessoas. Mas não dava para fazer as duas coisas, então eu tive que escolher.
É muito bonito quando a gente vê os outros fazendo escolhas, mas na hora de nós termos coragem é mais complicado. Eu tive que largar tudo, amigos, família, namoro, trabalho... Nessa hora, amarga a boca. Mas todas às vezes em que eu pensava na minha carreira e na minha vida passada, alguma coisa faltava dentro de mim. Quando eu pensava em ser missionário, meu coração se enchia de alegria.
Não se apegue às riquezas. Lembre-se do que disse Jesus: “É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”. O jovem dessa passagem meditada hoje quis mudar, mas no fim, não teve coragem.
Você quer fazer para ter ou você quer ser uma pessoa melhor? Você quer preencher esse vazio de amor? Então, entregue seu coração e sua vida para Deus!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova