quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ADMITA SUA VERDADE

 
Jesus quer nos instruir a partir desta Sua Palavra no Evangelho de São João: "Eu sou a luz do mundo. Aquele que vem em meu seguimento não andará nas trevas; ele terá a luz que conduz à vida" (Jo 8,12b).
"Eu sou a luz do mundo". A luz existe justamente para iluminar. A frase seguinte vem explicitar que tipo de luz é esta: "Aquele que vem em meu seguimento não andará nas trevas; ele terá a luz que conduz à vida".
Preste atenção: o pecado trouxe a você uma escuridão interior. A escuridão não está somente fora, no mundo, ela está, antes de tudo, dentro de você. Quando Jesus penetra e se faz luz em você, tudo começa a clarear. Na luz de Cristo você vê a luz, é iluminado, e acontece aquilo que o próprio Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres".
Veja o que nos conta São João:
Ao falar assim, muitos creram n'Ele. Jesus disse, pois, aos judeus que haviam acreditado n'Ele: "Se permaneceis na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres" (Jo 8, 30-32).
sso fala justamente de seu interior. Conhecerá a sua verdade, aquilo que você é e tem de bom. E há muita coisa boa dentro de você! Mas conhecerá também aquilo que há de mau. Quando conhecer a verdade, quando se abrir a ela e olhá-la de frente, ela [verdade] o libertará.
É nesse sentido que Jesus diz: "Eu sou a luz". Você precisa dessa luz porque o pecado original o leva a não querer ver sua realidade. O que aconteceu com Adão e Eva, nossos primeiros pais, logo depois que pecaram? Foram buscar folhas e se cobriram com elas porque não queriam ser vistos por Deus nem ver a si mesmos. O pecado também coloca em você essas "folhas". Ele procura ocultar a verdade.
Mas não adianta querer se esconder: Jesus é perdão. Onde Ele entra, o perdão entra. Onde o Senhor penetra, ali penetra a Salvação. Mas se você se esconde Jesus não o atinge. O pecado original procura fazer isso. É uma força infeliz que procura imunizá-lo e esconder sua própria verdade. Muitas vezes, você sente até remorso por causa dos erros que cometeu, mas não se abre para o perdão. No fundo, não quer admitir a verdade que está em você: dolorosa, pois mostra os seus pecados, as suas fragilidades.
No entanto, essa abertura é necessária, pois é pela verdade que somos libertos. Jesus é perdão. Jesus é luz. Quando você se abre para a luz e aceita a verdade sobre si mesmo, aceita seu pecado, sua fraqueza, sua necessidade de salvação e deixa o Senhor entrar, Ele já entra com perdão, porque Ele é perdão, já vem com salvação, porque Ele é Salvação, e sua libertação acontece.
Então o que fazer? Abrir-se. Acolhê-Lo. Aceitar a verdade como ela é e, nela, encontrar Jesus, a Salvação.
Jesus quer que você compreenda que o início de sua transformação está aí. Depois, ela vai se fazendo a cada passo. É preciso uma longa transformação. Sua transformação não acontece de uma vez por todas: ela é um caminho. Por isso, sempre terá de admitir a verdade sobre si mesmo, o quanto ainda falta para ser transformado, o quanto ainda precisa ser salvo, perdoado e mudado.
Quando você aceita a verdade tal qual ela é, a salvação vai acontecendo. Quanto mais você vai caminhando na luz, tanto mais vai se transformando e se santificando.
Jesus é a luz da vida. Você precisa dessa luz.

Padre Jonas

PENITÊNCIA É MUDAR DE VIDA !


"Naqueles dias, apresenta-se João, o Batista, proclamando no deserto da Judeia: 'Convertei-vos: o Reinado dos céus aproximou-se!'" (Mt 3,1-2).
"Fazei penitência". Penitência não é só mortificação, deixar de comer alguma coisa, dormir no chão. Penitência em grego é "metanóia": uma reviravolta na vida da pessoa. É mudar a mentalidade, o sentimento; é mudar de vida.
Penitência é um virar-se pelo avesso. Melhor falando: é um deixar-se virar pelo avesso. Foi isso que João Batista veio anunciar: "Fazei penitência, virai-vos pelo avesso. Porque está próximo o Reino do céu". Se João Batista dizia isso naquele tempo, preparando a primeira vinda de Jesus, imagine agora! Estamos na iminência da Sua segunda vinda.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

COMO PERSEVERAR NOS BONS PROPÓSITOS?

230810O Senhor nos dá muitas graças sem precisar pedirmos, mas algumas nós precisamos pedir, e uma delas é a perseverança, assim no ensina-nos Santa Teresa D’Ávila. Precisamos pedir ao Senhor todos os dias a graça de perseverar nos Seus caminhos,  nos bons e santos propósitos, na prática do bem, no exercício do amor, na vida de oração, nos estudos, no trabalho, nas boas amizades, na vocação,  na generosidade de coração e até mesmo nas situações desencontradas da vida, precisamos perseverar no bom testemuinho da fé, proclamando Jesus como nosso único Senhor.
Peçamos hoje ao Senhor insistentemente a graça da perseverança, porque “Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra” (Hb 1,3b).
Jesus, olhai hoje para nós, e vinde em auxílio das nossas necessidades mais profundas do nosso coração.
Jesus, eu confio em vós
Luzia Santiago