sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O PRESEPIO MAIS BONITO ESTÁ DENTRO DE NÓS

"Senhor Deus, celebrando de todo o coração o nascimento do vosso Filho, dai-nos a graça de aprofundar nossa fé em tão grande mistério e crescer cada vez mais em seu amor".
Essa oração da Missa de Natal nos dá uma preciosa dica para vivenciarmos verdadeiramente o Natal do Senhor. Celebrar de todo o coração: é assim que devemos nos preparar para viver este Natal, de dentro para fora. Deixar que nosso coração seja o presépio mais bonito, onde o Menino Jesus será acolhido.
Não estou desprezando os lindos enfeites externos e luzes do tempo natalino, porém, estou o convidando a deixar que este Natal aconteça primeiro dentro de você. Não tenha receio de oferecer seu coração para a acolhida do Menino que vai nascer. Isso fará toda a diferença em sua experiência neste tempo de Natal.
Um santo Natal para você e para sua família!

onsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O AMOR DE DEUS É A UNICA FONTE QUE NÓS DÁ SEGURANÇA PLENA

São João nos diz que, no amor, não há temor e o perfeito amor lança fora o medo. Este sentimento de medo não vem de Deus; é verdade que precisamos ter uma vida reta em todas as áreas da nossa vida. Deus é amor e quer nos ver cheios de amor e com o coração sarado.
Se amamos é porque Deus nos amou primeiro, mas se não amamos os nossos irmãos, então estamos mentindo. Ter dificuldades com os irmãos é algo normal, são obstáculos a serem vencidos, mas não posso desistir da minha missão porque não aceito aqueles com quem não me dou bem. Para todas as dificuldades existe a correção fraterna, que deve ser feita no amor.

Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê”. Se queremos ter uma vida saudável, é preciso tê-la solidificada em Deus. Quanto mais amo o meu irmão, tanto mais me aproximo de Deus.
ando Deus aperfeiçoa o Seu amor em nós, não precisamos mais ter medos ou insegurança. É com a ajuda do amor que lançamos fora os nossos medos, e mesmo que erremos, muitas vezes, o fizemos querendo acertar. Não podemos parar nos nossos erros, pois até mesmo com eles aprendemos, porque é nesse momento que Deus nos trata com maior misericórdia. Também é necessário lançar fora todo o medo de Deus, o Senhor não condena ninguém, é importante saber que não precisamos temer o castigo, pois o Pai do céu é misericórdia. Nós somos livres para amar, precisamos nos lançar no amor.
O amor de Deus é a única fonte para que tenhamos segurança plena e todos nós podemos tê-la. São João nos ensina a respeito da vida em segurança que podemos ter em Cristo. Apegar-nos na confiança em Deus é o que nos faz pessoas mais seguras e cheias de fé. Para isso é preciso vivermos reconciliados, com os olhos fixos no Senhor, perdoando sempre calúnias e chateações, o Senhor nos ensina: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem". A única maneira de vivermos em paz é vivermos reconciliados, pois estamos do mesmo lado da batalha e temos que nos juntar para nos fortalecermos. Perdoar e viver reconciliado é sinal de humildade.
Wellington Silva (Eto)
Comunidade Canção Nova

VIDA ABENÇOADA TEM AQUELES QUE SE COMPROMETEM COM A VERDADE DE DEUS

 Nestes dias em que a Igreja se prepara para comemorar o nascimento de Jesus, a liturgia tem nos apresentado conteúdos bíblicos com mensagens riquíssimas. O que mais me impressiona no texto de hoje é a docilidade de algumas pessoas em relação à vontade de Deus.

No Evangelho de São Lucas 1,57-66, vemos que o nome do filho de Zacarias é João, porque esse nome corresponde ao projeto de Deus em relação a esse menino, pois João significa: “Deus manisfestou a Sua graça”. Também percebemos, na Palavra, que as pessoas esperavam que o menino tivesse o nome do pai, porque esta era a lógica da cultura da época, principalmente por ser o primogênito.

Isabel, imediatamente, retrucou: “Ele se chamará João”. Como a mulher, na circunstância da época, não tinha voz nem vez, as pessoas se dirigiram ao pai. Ele, então, escreveu numa pequena tábua: “João é o seu nome”; quebrando, assim, uma tradição. Vejam que maravilha é a vida daqueles que se rendem, que acolhem e realizam a vontade de Deus.

Isso me fez recordar que São Lucas, nesses dias, nos apresentou o anúncio do Anjo Gabriel a Maria, para que ela fosse a Mãe de Jesus. Ela, no final daquele diálogo, disse ao anjo: “Faça-se em mim segundo a sua palavra”.

Meus irmãos, celebrar o Natal do Senhor e acolher o dom da salvação significa realizar a própria liberdade. A Palavra de Deus quer nos ensinar que as pessoas verdadeiramente livres são as que têm a coragem de realizar a vontade do Senhor, de perguntar a Ele em oração: “Senhor, o que queres que eu faça?”.
Vivemos num mundo em que todos exigem de nós autonomia – no sentido de tomar a decisão por nós mesmos. Isso é bom, é louvável e Deus quer que sejamos pessoas maduras, responsáveis por nossas próprias escolhas. É na liberdade que se verifica a dignidade da pessoa humana. Fomos criados livres para que, no exercício da liberdade, realizemos o bem. Mas, à medida que, no exercício dessa liberdade, realizamos o mal, nós decrescemos em liberdade. Não há como sermos livres no pecado, na imoralidade.

Quem se compromete com o pecado e se associa ao mal se torna escravo de si mesmo. Em nome da independência, da falsa liberdade, a pessoa vai se comprometendo com o pecado, com o mal, com a corrupção e a mentira; vai se tornando cada vez mais escrava do próprio pecado.O Natal do Senhor é a festa em que Deus nos faz um apelo para que, verdadeiramente, o Salvador entre em nossa vida e nos faça pessoas livres, felizes, comprometidas com o Seu Reino, cuja alegria é mostrar ao mundo que a vida só tem sentido quando é vivida no compromisso com o bem. Engana-se redondamente quem acha que ser livre é se tornar independente de Deus.

A Palavra de hoje nos ensina que a vida abençoada, fecunda na graça, no amor e na misericórdia do Senhor é a vida daqueles que têm a coragem de comprometer a sua liberdade com a verdade de Deus. Este é o exemplo que a Virgem Maria nos dá.

Peçamos ao Senhor, com coragem, que a vontade d'Ele se realize em nossa vida e que tenhamos a docilidade em relação à Sua vontade
Padre Wagner Ferreira

É PRECISO QUE ESTEJAMOS COM PAPA

Se a barca da Igreja, hoje, está nessa tempestade, é porque a família está em tempestade! A Igreja é formada pelas "igrejas domésticas", que são as nossas famílias.

O Papa está conduzindo a barca da Igreja, a barca das nossas famílias, na direção da Virgem Maria e da Eucaristia. Ele está conduzindo a família, em meio a essa tempestade, na direção certa. É preciso que estejamos com o Santo Padre, o sucessor de Pedro, o representante de Jesus Cristo na terra!

Infelizmente, há pessoas que falam mal do Sumo Pontífice e não obedecem às orientações dele. Dizem que ele está travando o progresso da Igreja e da humanidade. Mas sabemos que tudo isso é mentira. São calúnias levantadas porque ele se opõe aos projetos da legalização do aborto, da esterilização em massa tanto de homens como de mulheres, da legalização da pena de morte.

Por lutar contra esses absurdos é que o Papa está sofrendo e muito

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova