sábado, 4 de dezembro de 2010

QUAL CEGUEIRA VOCE PRECISA SER CURADA?

Naquele momento, Cristo faz uma pergunta a eles: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”. Eles responderam: “Sim, Senhor”. E os olhos dos dois cegos se abriram simplesmente porque eles acreditaram.
Estamos celebrando neste Hosana Brasil as vitórias de muitos “cegos” que não acreditavam que pudessem ser curados. Mas o Evangelho também fala de outra cegueira, aquela dos filhos de Deus que não O enxergam. Eles veem tudo, mas só não conseguem ver Jesus Cristo. Talvez, na sua casa existam pessoas que não são cegas fisicamente, mas não conseguem ver o Senhor.
Não há outro motivo maior para você participar do Hosana Brasil, porque um dia você estava como esses dois cegos. Não sei em que momento Jesus entrou em sua vida, mas você voltou a enxergar.
Hoje, a Igreja celebra São Francisco Xavier. Todos os dias Santo Inácio de Loyola dizia a Xavier:  “De que adianta você ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?”. Chegou o dia da graça de Deus tocá-lo, mas Xavier estava cego, não conseguia ver as coisas de Deus Pai; que o Senhor, no Seu infinito amor, havia enviado Seu Filho para morrer por ele e salvá-lo das trevas. Até que, um dia, essas palavras encheram o coração dele [São Francisco Xavier]. As trevas que estavam dentro dele foram banidas pela luz do Senhor, que penetrou seu coração. Esse grande santo da Igreja, então, abandonou tudo o que o mundo poderia lhe oferecer e foi enviado para pregar na Índia.
Imagine esse homem aprendendo a língua desse país e pregando para pessoas que não conheciam Jesus. O Senhor, então, começa a agir por meio dele e os cegos de alma passam a enxergar. O que Jesus fez nele, continua fazendo por meio dele. Eram multidões se convertendo!
Não contente, Xavier vai para o Japão. Era uma vida de penitência, mas cheia do amor de Deus. Ele abandonou a cátedra para anunciar o Evangelho. Multidões de japoneses foram batizados por causa da pregação dele. Cegos espiritualmente foram abrindo os olhos. Depois, em missão na China, Xavier morre. Mas, antes de morrer, ele disse: “Tirem-me dessa cama macia e deixem-me morrer no chão”.
Muitos estão celebrando as vitórias de Deus por algo muito importante que lhes aconteceu em sua vida.
Um dia o Senhor também passou na minha vida e tenho de admitir que passei a ver o que eu não via. Sabe o que é alguém passar em frente a uma igreja e não vê-la? O Senhor tirou as escamas dos meus olhos. Eu não sei de qual cegueira você quer ser curado, mas Deus quer nos perguntar: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”. De qual das duas cegueiras você precisa ser curado? Você quer que sua alma se ilumine para que possa ver as coisas de Deus? Acredite que o Todo-poderoso pode realizar milagres na sua vida!
Padre Jose Augusto

AINDA HÁ TEMPO

 

Para dançar, dar um telefonema, contemplar o pôr-do-sol


A vida segue seu curso, cada dia traz suas novidades e o tempo não para. Constantemente nos pegamos pensando nas coisas que deveríamos ter feito e chegamos à constatação de nos que faltou tempo! Será que isso é normal? Ou será que estamos inventando coisas de mais para fazer, preenchendo tanto o tempo que nos falta espaço para viver?


Dizem os grandes sábios que o segredo para uma vida feliz é viver bem cada coisa a seu tempo. Mas em dias como os que vivemos, nos quais tudo é imediato e as oportunidades de escolha são sempre vastas, é tarefa um tanto difícil discernir o que fazer a cada instante.


Eu, particularmente, gosto de planejar o meu dia de acordo com o que preciso fazer, seja no trabalho, seja em casa ou até mesmo no lazer. Mas o fato é que agindo assim, também corro o risco de controlar meu tempo nos deveres e aprisionar minha liberdade de ser livre e viver naturalmente.


Basta alguma coisa sair fora dos planos que me vejo bastante contrariada. É como se eu me atropelasse nos meus passos e o tempo fugisse de minhas mãos em segundos. Não é fácil lidar com o tempo e a velocidade da vida, aliás, é sabedoria que requer aprendizado, arte e disposição. Eu quero aprender. E você?


Podemos viver sem pensar sobre coisas assim, mas considero importante refletir na vida que estamos levando... Hoje, parei para fazer isso me perguntando: "Será que a vida está indo de modo muito rápido ou sou eu quem está meio lenta?" Talvez eu precise acertar o passo. Sou mais do que aquilo que eu faço; o ser e o fazer são realidades distintas que precisam de harmonia.


Já ouvi alguém dizer: "Sua cabeça até pode ser uma máquina, mas seu coração não!" Talvez esteja aí a razão dos descompassos do momento. É que o coração não combina com a pressa, ele tem seus mistérios, exige calma e arte para lidar com ele. É sensível, e o sentimento não combina com imediatismos. Para conquistar um bom emprego, a competência é conjugada com a agilidade, mas para conquistar um coração não é assim... Acredito que seja essa a razão do vazio que facilmente contemplamos nas pessoas que valorizam somente o poder. Quando nos interessamos de mais por "aquilo que queremos", falta-nos tempo para nos interessarmos por "aqueles que queremos". E aí o resultado quase inevitável são os atropelos e o vazio no fim da história. A opção é única: se quisermos conciliar os interesses de nossa vida, precisaremos ser vigilantes para que não nos enganemos nas escolhas e corajosos para recomeçar sempre que for preciso. E jamais abrirmos mão do essencial. O que é essencial para a sua felicidade?


Considero importante que identifiquemos as razões para vivermos alegres. Não para vivermos inebriados, esquecendo-nos do mal que possa estar no mundo, mas para poder dar um impulso à nossa vida, que tem, com certeza, nos oferecido coisas boas, as quais a velocidade não nos deixa contemplar. O sorriso, o choro, a simplicidade das crianças e os momentos de reflexão são boas formas de podermos valorizar a vida e apreciar o que de bom vai passando por nós. Não percamos mais tempo a correr sem destino certo. Andemos com mais calma, apreciemos mais a paisagem e quando chegarmos ao ponto determinado, veremos que a alegria da vida não está na chegada, ela foi distribuída durante o caminho. Se formos muito depressa, nos faltará tempo para recolhê-la.


A boa notícia que lhe apresento hoje é que ainda há tempo... Há tempo para mostrar quem somos sem temer a reação dos outros. Há tempo para cantar, dançar e brincar com as crianças.


Há tempo ainda para um bilhete no café da manhã, um telefonema inesperado durante o dia só para dizer: "Te amo".


Há tempo para despertar o que talvez tenha ficado quieto por anos a fio. Para contemplar o pôr-do-sol, para molhar os pés na água do mar, caminhar descalço na areia da praia sem ter hora marcada para chegar. Há tempo para ser feliz e hoje é o tempo!
Dijanira Silva

ESPIRITO SANTO , A GRANDE PROVISÃO DE DEUS

A grande provisão de Deus para os nossos tempos é o Espírito Santo. Quando um soldado é enviado em missão, ele vai com uma provisão. Ou seja: seu comandante lhe dá armas, alimentos, remédios e roupas de que precisará para aquela missão. Nenhum comandante enviará um soldado sem lhe dar o abastecimento necessário.

Mesmo em casa, quando um filho vai a um passeio, a mãe prepara o seu lanche, as roupas e tudo que for necessário para aquele dia. É a provisão para aquela viagem. Da mesma maneira, para enfrentar esses tempos que estamos vivendo, para enfrentar essa época em que Jesus se aproxima a passos largos, precisamos do Espírito Santo. Necessitamos da efusão do Espírito Santo, precisamos da promessa de Jesus: "[...] Vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo" (At 1,5b).

Você se pergunta: “O que preciso fazer para ser batizado no Espírito Santo?”. É tão simples quanto beber um gole de água. Todavia, ninguém pode fazê-lo por você, é preciso que você queira e que dê o passo. Se mantiver a água na boca, sem se abrir para recebê-la, ninguém poderá fazer isso por você.

Deus deu-me a graça de receber o Espírito Santo porque, embora nada entendesse, do fundo do meu coração eu queria. Eu tinha sede. Não sabia que era a graça do Espírito Santo que me faltava, mas quis aquele “algo a mais”. Por isso pedi continuamente, pois tinha sede, e Deus veio em meu auxílio e concedeu-me a graça. É preciso que você também tenha sede, que queira essa graça de verdade. Não basta um querer superficial: é preciso querer, buscar e pedir. Repito: você precisa querer! Precisa buscar! Ninguém poderá fazê-lo por você. Você precisa pedir, pois a iniciativa é sua.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova