domingo, 21 de novembro de 2010

O MEU CORAÇÃO É TERRA BOA

“Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade. Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na. Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lucas 8, 5-8).

A minha canção “Civilização do amor”, inspirada por João Paulo II é para que façamos do nosso ambiente um lugar de graça.

.A semente de Deus é boa e produz muitos frutos. Vale a pena você abrir o coração, vale a pena essa caminhada. É preciso seguir Jesus a ponto de proclamar que é saboroso estar na presença do Senhor. Nós não somos pessoas que estamos batalhando na vida para ser santo, essa não é nossa única motivação, mas seguimos a Deus, sobretudo, porque Ele nos preenche, nos completa e nos capacita para sermos pessoas felizes.

O Semeador semeia em todos os lugares, independente da terra, se é boa ou ruim. A semente está caindo na terra do seu coração, independente de como esteja seu coração. A terra boa não é privilégio, é comportamento:
“São aqueles que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança” (Lucas 8, 15).

Deus faz chover sobre justos e injusto. Ele é misericórdia!

Eu poço transformar a terra do meu coração em terra boa se eu escutar a Palavra de Deus, e minha vida dará muitos frutos. A mesma semente que Deus semeia em nós, Ele nos dá para semear na vida das pessoas. A semente boa produz frutos de cura. Se você for dócil Deus poderá fazer com que a semente produza muitos frutos em sua vida e na vida de sua família.
Eros Biondini

CRISTO REI

Será que você tem deixado Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida?
A Igreja canta, neste dia, na sua oração: "Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe, Soberano e Senhor das nações! Ó Juiz, só a vós é devido julgar mentes, julgar corações".

Muito significativo para nós este dia em que proclamamos em alta voz: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas. Nada e ninguém pode tirar isto de nós! Mas será que a nossa vida diz e expressa que Jesus é o Rei e o Senhor, Aquele que tem a realeza e supremacia sobre nós? Pergunta que cabe a cada um de nós responder ao próprio Jesus.

Contudo, queremos entender o significado desta festa para a Igreja.

Hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido "rei" no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1, 32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra" (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado "não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

A realeza de Cristo, que nasce da morte no Calvário e culmina no acontecimento dela inseparável, a ressurreição, recorda-nos aquela centralidade, que a ele compete por motivo daquilo que é e daquilo que fez. Verbo de Deus e Filho de Deus, primeiro que tudo e acima de tudo, «por Ele — como em breve repetiremos no Credo — todas as coisas foram feitas», Ele tem um intrínseco, essencial e inalienável primado na ordem da criação a respeito da qual é a suprema causa exemplar. E depois que «o Verbo se fez homem e habitou entre nós» (Jo 1, 14), também como homem e Filho do homem, adquire um segundo título na ordem da redenção, mediante a obediência ao desígnio do Pai, mediante o sofrimento da morte e conseqüente triunfo da ressurreição.

Por isso, precisamente no último Livro da Bíblia, o Apocalipse, o Senhor proclama: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Ap 22, 13).

Falando de algo pessoal. Será que você tem deixado o Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida, de sua vontade? E até que ponto você tem deixado Aquele que é o centro, o Rei e tem o controle de todos as coisas, dirigir sua vida? Isso não nos constrange, mas nos leva a refletir qual o lugar que temos dado ao Senhor em nossa vida.

Que você tome a linda decisão de assumir em suas ações, sua vida e, principalmente, sobre sua vontade o Cristo, que é Rei e Senhor.

Padre Reinaldo C. da Silva

É NECESSARIO MORRER PARA RESSUSCITAR

A dinâmica da semente que cai no solo e morre é a semente da ressurreição. Se uma semente quer dar vida, ela tem que aceitar o duro processo da morte, ela é lançada ao chão, morre apodrece e faz a descendência continuar. Continua, nasce e retorna a vida, e nasce porque aceita morrer.

O canto de uma cigarra é um canto preparado no silencioso solo. A cigarra fica o ano inteiro debaixo da terra, para depois cantar até morrer.

Vejo o Adriano Moraes, ele que é um campeão que doma tantos touros, fiquei pensando no processo que ele precisou viver para aprender a domar o touro. Mas achei interessante que este homem campeão, no momento que estava aqui, ele falava dos desafios que ele vive para ser cristão, e fiquei pensando nos "touros" que ele precisa derrubar para ser esse cristão.

Tem "touros" que só podemos vencer pelo poder do Espírito Santo. É preciso viver como a cigarra o tempo da paciência, o tempo da espera, porque é assim que se constrói um grande homem e uma grande mulher.

Cada vez mais estou convencido que a vida cristã trás as suas lutas. Se na nossa vida, nós não nos colocarmos na escola do aprendizado, nós somos derrubados pelos "touros". Não podemos esmorecer nas nossas lutas, precisamos ser fiéis.

Hoje somos estimulados a preguiça, a optar pelo caminho mais fácil e mais curto, mas não se faz campeão no caminho mais simples. Quer vencer? Prepare-se e lute. Cristianismo é luta. A graça de Deus está sobre nós, mas se não tem esforço, de nada adianta.

O primeiro lugar é para todos nós, a proposta de Jesus é que todos venham receber no pódio da vitória, ele chamou Zaqueu, e o chamou para ser vitorioso.